sexta-feira, agosto 7

A ponte é uma passagem...

Cada vez dá mais vontade de rir quando meio Portugal critica Ronaldo ou Mourinho por serem egocêntricos. A verdade é que, os dois, têm a Europa e o mundo a seus pés. E que faz o nosso futebolzinho quando sai do bairro? é humilhado, seja por equipas suecas ou israelitas, tanto faz, mas alguém imagina Ronaldo e Mourinho nesta situação?

Que meta espécie, nervos ou até nojo tanto "Hala Madrid" ou "I´m Special" na Sporttv mas a verdade é que Ronaldo e Mourinho ainda são, dos únicos, que têm capacidade mental para pensar (e fazer, está claro) ganhar em qualquer estádio.

Horripilante, é o termo que melhor classifica a exibição do Braga na Suécia. Uma equipa que perdeu em casa (1-2) e que o melhor que consegue fazer ao intervalo do jogo da 2ª mão é estar a perder 2-0 levando um banho de bola, não merece de maneira nenhuma levar o nome de Portugal tatuado. A falta de ideias, de método e de plano está bem patente no nosso futebolzinho sem coragem nem arrojo para se afirmar. Com este treinador, que nunca fez mais que pôr as equipas amontoadas no seu meio campo à espera de um Saint Patrick´s Day, o Braga dá vários passos atrás. Culpas tem também António Salvador que troca de treinadores como quem troca de camisa.

Assim o futebolzinho sai à rua e leva na cabeça. Sente-se mais à vontade em casa, onde praticamente todos jogam assim. Mourinho e Ronaldo já cá estiveram mas, inevitavelmente, rumaram a outras paragens, mais condizentes com o estofo mental e competitivo de cada um. Por cá ficam os representantes do futebol da vergonha, os mesmos que comparam o efeito de Alkmaar com o de De Grolsch Veste. Sejam eles presidentes, dirigentes, treinadores, mais não fazem do que reduzir um país que tem reais possibilidades no futebol a uma anedota. E que fazem quando alguém supera a barreira deste futebolzeco de intervalo no ciclo? criticam-no, desvalorizam-no, desprezam-no, afastam-no, põem-no em questão. Well, good luck with that, que ao menos o FC Porto ainda cá está para ensinar como se faz.

Sem comentários: