terça-feira, agosto 11

Mais um para ganhar.

Muito perto do início do campeonato, fica o meu balanço "encarnado". E não só.
Excelente pré-época Mais do que as vitórias e os troféus erguidos, importa salientar a qualidade do jogo do SLB de Jesus. Depois de uma época terrível, neste capítulo, sabe bem ver a equipa a trocar a bola com confiança, sabe bem ver que há trabalho táctico, em especial na ocupação perfeita dos espaços e na pressão exercida sobre o adversário. Em termos ofensivos, a equipa actua em bloco, sendo que, em termos defensivos, existem ainda algumas lacunas a serem corrigidas. Mas, pelo menos, deixou de existir aquele enorme buraco à frente dos centrais, que tantos dissabores nos custou no ano passado.
Excelente pré-época Mais do que as vitórias e troféus erguidos, importa salientar a "boa onda" que se vive em redor desta equipa. Ao contrário do que muitos pretendem fazer crer, não existe "euforia desmedida". Essa, existe, sim, quando a equipa é banal e pouco ou nada mostra. O que não acontece, pelo menos, até ver.
O que existe, em especial no mundo benfiquista, é uma enorme esperança, alicerçada na qualidade inegável do futebol apresentado. No fundo, precisamente o inverso do que acontece em Alvalade.
Excelente pré-época Mais do que as vitórias e troféus erguidos, Cardozo continua a demonstrar toda a sua qualidade. O "raquitismo" mora, definitivamente, e apenas, na vista de alguns. Destaco apenas o paraguaio mas, verdade seja dita, tenho considerado que todos têm estado bastante bem.
Angústia Nota-se que muitos dos nossos adversários andam amargurados com o relativo sucesso do SLB. Nem nós, benfiquistas, estávamos habituados a um futebol tão positivo. Por isso, compreende-se. Ou talvez não.
Agoiros Cada vez mais frequentes, entre aqueles que, na falta de qualidade apresentada pelos seus, antevê, de forma dramática (e doentia, em alguns casos) o descalabro dos outros. É o "quero ver quando perderem um jogo", "em Fevereiro estão todos rotos" ou o "quanto mais alta é a expectativa, maior é a queda". Serão estes os mesmo artistas que, quando relatam a pobreza do futebol "encarnado", simpaticamente sugerem que "até gostavam que o SLB fosse uma equipa forte, que nos oferecesse maior competição" ou que "um SLB de qualidade faz falta ao futebol português"?
Obviamente que não somos campeões. Obviamente que não ganhámos nada que nos faça esquecer os maus momentos por que temos passado. Mas temos, aos nossos, e aos vossos olhos, uma equipa boa, com excelentes jogadores e que joga bem. Logo, é legítimo todo este contentamento que continuará a encher todos os estádios por onde passar esta equipa.
FCP Confesso que tenho visto os "azuis" com alguma preocupação. Continuam consistentes e a mostrar qualidade suficiente para lutar até ao último jogo pelo campeonato. Lucho e Licha, ao que parece, e contra todas as minhas expectativas, não estão a fazer muita falta.
SCP Péssimo arranque, em termos de futebol apresentado. É comum dizer-se que, nesta fase, ninguém joga bem. O argumento, falso, não retira, de forma alguma, veracidade a este facto: estão em primeiro no campeonato e com o caminho mais curto no acesso à Liga dos Campeões.
Este SCP de Paulo Bento (PB) nunca me convenceu da derrocada. Considero PB um bom treinador que, dentro das limitações, tem apresentado... resultados. E sou forçado, igualmente, a concordar com a estratégia do JEB, que mais não pretende do que retirar "pressão" à sua equipa. Aliás, esta mesma visão tive-a há duas semanas atrás. Cuidado com eles, que não estão a dormir.

Sem comentários: