quinta-feira, outubro 15

Um Portugal sem Ronaldo uma Argentina sem Diego e uma Liga com Villas Boas

Foi sem surpresa que Portugal goleou Malta por 4-0 no D. Afonso Henriques. Nani abriu a lata e muitos reclamam agora que o extremo do Man. United merece o lugar de Ronaldo, o que é algo tão estapafúrdio e desajustado como a Argentina de Maradona, que se qualificou para o Mundial com um golo de um médio que tinha entrado para ajudar a segurar o 0-0. É para este mundo extremamente resultadista que vem parar agora André Villas Boas. O olheiro de Mourinho já vem rotulado de bluff e em vez de ser o novo Special One, já é o novo Azenha.

Há quem não dê a minima importância ao que escreve. É neste cenário que muitos internautas portugueses encaixam. Gostam do contra e o contra dá-lhes motivos para encherem caixas de comentários. A última de ontem à noite já não é Queiroz. O professor faz o que pode e o cristo tem de ser Ronaldo. Sem ele a selecção jogaria melhor, defendem. O que me faz confusão é como alguém pode achar isto possível? Nani é uma sombra de Ronaldo. Faz coisas boas é certo mas não chegam para emendar as más, isto é, decide na maioria das vezes mal não usando o pleno das suas capacidades, sendo, quase sempre, inconsequente. A sua maior produtividade é fruto da tranquilidade que a selecção conseguiu nesta dupla jornada, a qual Ronaldo não desfrutou, tendo sempre a "necessidade interior" de carregar a equipa às costas. Ronaldo também decidiu mal, também jogou mal e isso deve ser corrigido. Não me parece é que seja no banco ou na bancada que teremos um Ronaldo ao nível do que joga no seu clube. Também antes os remates não davam golo e agora já dão e quando a equipa tiver príncipios de jogo e regras bem definidas também Ronaldo os há-de marcar.

O play-off vai exigir uma verdadeira equipa. Já houve melhoria com Malta, mas, convenhamos, jogámos quase sempre em modo ataque sem preocupação defensiva. Foi como roubar um doce a um bebé e isso não é indicador de nada. Serve para moralizar sem tirar a ideia de que precisamos de evoluir bastante para não sofrer a bom sofrer no play-off. Para mim, todos os adversários são difíceis pois não sei como vai estar a equipa daqui a um mês.

U r(u)g(u)ay? o tanas... aquilo foi para homens de barba rija.

Jogo bem durinho em Montevideu. Os nervos e a cultura sul-americana ofereceram-nos uma partida que matou transicções (literalmente) à paulada mas que para mim serviu para confirmar a ideia que já tinha: Maradona não tem competência para ser técnico da Argentina. Foi um dos grandes como jogador, para alguns até o melhor de sempre, ideia que é completamente legitima. Jogador que decidia sozinho e que tinha a equipa a trabalhar para si devia ter estado mais atento a isso mesmo pois dá-me agora ideia que o funcionamento de uma equipa para Diego é o mesmo que bioquímica para mim. Tantos e tantos anos a jogar em equipas de topo (pelo menos eu nunca entrei num laboratório), sempre para ganhar e agora a sindrome resultadista também o apanhou. Bollatti safou-o... desta vez.


Falando de síndrome resultadista, falo também no novo mundo que André Villas Boas vai conhecer ao abraçar a carreira de técnico principal na Académica de Coimbra. Como sempre, é enorme a minha curiosidade acerca de novos técnicos, isto porque, como o Lateral Esquerdo escrevia há bem pouco tempo, os técnicos da nossa Liga, salvo duas excepções (Jesus e Jesualdo) desprezam os momentos do jogo, confiando no que o jogador x ou y possa fazer. "Vai lá para dentro e joga o que sabes". Villas Boas, deve vir cheio de ideias e ideais, espero que sim, que os tenha e que não se deixe vergar, sendo a lufada de ar fresco que a Liga precisa. Com qualidade é possível encurtar a distância para os três grandes, o problema é que a maioria dos técnicos anda sob brasas e tem convicções demasiado brandas, deixando-se cair na tentação do resultadismo muito facilmente. Um defesa central aqui, um médio de cobertura ali, são a predilecção dos técnicos tugas, um afecto que é quase proporcional à sede de falhanços que os adeptos têm. Villas Boas já é o novo Azenha, menos mal porque agora é sempre a subir.

1 comentário:

James disse...

Argentina is also well known for its special foods that they serve to people that you couldn't find it in any other places, here's a place where you could stay when you visit Argentina.


Hostels in Buenos Aires