segunda-feira, dezembro 19

Mistério Nolito

O percurso de Nolito no Benfica tem sido um mistério que só se explica pela teimosia de Jorge Jesus. A mesma que nos obriga (aos benfiquistas) a sofrer cada vez que o Cardozo prepara-se para marcar um penalty (nos ultimos 2 anos deve ter uma taxa de sucesso pouco superior a 50%).

Desde a pré-temporada que Nolito revelou-se como uma grande contrataçao, coroando as suas exibiçoes com golos e assistências, chegando ao ponto de quase bater um recorde de Deusébio. Um pouco inexplicavelmente Jorge Jesus passou o espanhol para 2º plano tendo cada vez menos minutos e deixando o onze quase de vez, o que contrastou com a alternância na titularidade que exisitia no inicio de época com Bruno César que tao bons resultados deu. Por exemplo nos 4 jogos do campeonato antes do confronto com o Rio Ave o "9" do Benfica fez um total de 54 minutos (dados do www.zerozero.pt) o que dá uma média inferior a 15 minutos por jogo. E desses 15 minutos normalmente fazia ouro, pois criava sempre situaçoes de perigo (exemplo: o passe a desmarcar Rodrigo contra o Sporting), mas Jesus teimava em deixar o espanhol de lado. O cúmulo deste mistério chegou com a lesao de Gaitan (um dos protegidos do treinador) e a nao inclusao de Nolito no 11, desviando Rodrigo para a ala.

Nolito tem uma capacidade goleadora que nao se vê num extremo do Benfica desde Simao, uma boa visao de jogo, capacidade de passe, luta como ninguém pela posse de bola (é a antitese de Gaitan neste aspecto), sabe movimentar-se muito bem com e sem bola e nao estando lesionado nao se percebe porque é que tem sido constantemente preterido por Gaitan e Bruno César, pois é mais jogador do que qualquer um dos dois e ambos têm passado por fases de menor fulgor sem que tal resultasse na perda de titularidade.

Quando vi que o onze contra o Rio Ave incluia Nolito, Aimar, Saviola e Witsel sorri e fiquei com água na boca para ver o que ia sair dali. E saiu o que é natural, golos e espectáculo (aquele passe de Aimar para o golo do Saviola é qualquer coisa de fenomenal). Vamos ver se este jogo serve para que Nolito volte a ter bastantes minutos, porque é um desperdício ver este jogador tanto tempo no banco.

12 comentários:

Pedro disse...

Tb não percebo o pq de JJ ter deixado de rodar Nolito e Bruno César. Foi a rotação entre um e e outro que permitiu que Bruno César tivesse tb alto rendimento. Quando parou a rotação o próprio BC baixou. Já se percebeu que JJ embica com alguns jogadores. Nolito é um deles. Não terá sido escolha sua?

Anónimo disse...

Pedro,

Deixou de rodar e esgotou por completo o Bruno, que não é, como sabemos, um extremo.

Aliás, estou curioso para ver se teremos de novo o Bruno César a correr.

Eu não quero ir muito mais longe, mas toda a gente estranha este tipo de embirrações de JJ. Até o Peyroteo deve achar estranho.

JJ já nos habituou (ou não) a decisões que, à vista de todos, apenas prejudicam a equipa e o Clube.

Mas se alguém tiver uma explicação plauível...

Peyroteo disse...

De facto o homem anda a marcar mais do que imaginava possível. Mas com todos os jogadores disponíveis, joga no lugar de quem? Mas não haja dúvida que os números são bastante bons para um extremo.

Anónimo disse...

Peyroteo, deves estar desatento. Bruno César (que nem sequer é extremo, mas ok) ou Gaitán (que se anda a arrastar).

A menos que encostar o Rodrigo a uma ala seja uma boa opção... lol

Mais a sério, não se exige a titularidade absoluta d espanhol. Apenas que contem com ele mais do que 15 minutos por jogo.

Ricardo disse...

Concordo com tudo, Iniesta.

Acrescentava este dado, que nem era preciso para pedir uma muito mais regular utilização de Nolito mas que não deixa de ser importante: precisa de 93 minutos para marcar um golo. É, de longe, o jogador que menos tempo precisa para marcar. Isto jogando numa posição que não é propriamente a que mais favorece a finalização - basta ver que, à sua frente, só Babá, Edgar e Cardozo, pontas de lança, e com os mesmos golos Wolfswinkel, Hulk e Lima, também avançados-centro. Aliás, o muitíssimo elogiado holandês (de quem gosto, ressalve-se) precisa de 135 minutos para marcar um golo, jogando na posição em que joga.

Nolito seria demolidor num 433. Em 442 losango, como com o Rio Ave, acho que a equipa só deve jogar em jogos em casa contra equipas de menor dimensão. No resto, 433 com Gaitán e Nolito nas alas. Bruno César é um 10, tem de ser o substituto natural do Aimar. Na frente, dependendo do jogo, revezava na titularidade Cardozo e Saviola.

LMGM disse...

Eu acho que estão todos errados!
Eu jogava com Nolito a central, Maxi a ponta de lança, Jardel a extremo e creme de le creme Cardozo à baliza!

J. disse...

Felizmento para vocês, Cardozo vai tendo inúmeras oportunidades para poder marcar penalties. Oxalá outros tivessem essa sorte!

mago disse...

J.

Como sempre, comentas algo que nao tem nada a ver com o post. Mas nao resisto a perguntar: o que sao para ti "inúmeras oportunidades"?

E' que o Cardozo este ano tem 3 golos de penalty na liga (http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=30513&epoca_id=141) - tantos como, sei la', o Volkswagen por exemplo (http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=70280&epoca_id=141).

Nao tenho ideia se o Volkswagen ja' falhou algum penalty, mas que me lembre ate' agora o Cardozo falhou um , contra o VSC. Portanto para ti "inúmeras oportunidades" sao 4? Quando assinalarem o proximo penalty a favor do Sporting (por mim pode ser ja' no proximo jogo) o Volkswagen vai poder passar a ter "inúmeros golos" de penalty?

Mike Portugal disse...

Não percebo a vossa estranheza por ele deixar o Nolito no banco. Afinal falamos do homem que mete o vosso "Evaldo" a titular, tendo lá um melhor.

Mas atenção, não se deixem iludir pela goleada, porque o Rio Ave não foi um grande teste. São fraquinhos fora de casa. Aliás vocês têm um optimo calendario até ao final da 1ª volta.

Anónimo disse...

Mike, mas já tivemos um calendário mais complicado, não? Mas concordo que não foi um grande teste, mesmo.

O J. andava fora dos disparates e resolveu aparecer. O tiro no pé que acabou de dar está relacionado com o facto de o SCP ter ficado a 6 pontos dos líderes este fim de semana.

Sabe lá ele quantos pénaltis tem o Cardozo ou o Wolfs. Aliás, vê lá se ele fala nos pénaltis do Hulk, por exemplo. Nem faz ideia.

Tasqueiro Emigrante disse...

No dia em que o Nolito levantar a cabeça quando pegar numa bola de futebol, aí sim irá ser um bom jogador. Como é que ainda não teve um "torcicolo" de tanto baixar a cabeça? :) LOL

Mr. Shankly disse...

J. o Sporting já jogou inúmeras vezes + metade de inúmeras vezes contra 10 este ano.