sexta-feira, junho 29

E tudo o Bento levou.

A entrevista desta noite que Paulo Bento deu à RTP confirmou aquilo que já sabíamos: Paulo Bento é um homem de valores, íntegro, de trabalho, humilde e, muito importante, transparente.

Bento sabe que o lugar que ocupa é um privilégio. Bento sabe que o lugar que ocupa é uma de uma responsabilidade total. E sabe, também, que é aquilo que é, enquanto seleccionador, porque todos os outros, que habitam à sua volta, existem.

Comparando-o com Carlos Queiroz, um é a noite, o outro é o dia. Um é dotado de empirismo bacoco, o outro é dotado de uma sensatez elogiada. Um é um ego inflamado, o outro um de nós, sem deixar de ser ele próprio.

Os resultados estão à vista. Paulo Bento compreendeu muito bem qual o papel de um seleccionador e, pese embora não ser imune à crítica futebolística, agregou esforços em volta de um bem maior. Queiroz, por seu lado, afastou tudo do fundamental e tornou a discussão futebolística num exercício secundário, enquanto agredia jornalistas ou ofendia outros.

Hoje, gostei especialmente quando Paulo Bento não caíu na hipocrisia e defendeu os jogadores mas, também, a liberdade que nos assiste em mostrarmos aquilo que realmente somos. À sua imagem, claro.

Isto a propósito do facto dos jogadores terem chegado ao estágio ao volante de carros potentes e caros, naquilo que poderia ser encarado como uma insensatez, face à situação económica dos portugueses.

E aqui Bento não falhou o penálti: o país está na miséria, mas não é, seguramente, por causa dos carros que os jogadores conduzem quando vão para o estágio.

17 comentários:

Antonio Silva disse...

Não é o mesmo Bento que se mostrou indignado com a nomeação do turco?

Por isso vós o considerais "um de nós". A desculpa precoce para uma derrota previsível é hábito lá para o Sul.

Anónimo disse...

Liberta-te desse fel. Eu estou completamente convencido que serias mais feliz. Não deve ser nada fácil ser assim, pá.

Anónimo disse...

"Imagino que a UEFA escolheu o melhor árbitro. Quando se faz uma nomeação, quando está em causa o acesso à final, o mínimo que se pede ao Comité de Arbitragem da UEFA é escolher os que estão em melhores condições para arbitrar um jogo desta natureza"

"Paulo Bento reconhece que já houve arbitragens que beneficiaram Espanha e Alemanha mas diz que é preciso acreditar na seriedade de quem nomeia os árbitros."

As palavras indignadíssimas de Paulo Bento, sobre a nomeação do árbitro turco.

As desculpas para uma derrota previsível (que não aconteceu, já agora).

Revelador.

Antonio Silva disse...

O Pedro Mágico SLB insulta o Porto a torto e a direito e tu nem ai nem ui, eu faço-vos uma critica e reages que nem uma Madalena ofendida.

Quanto ao citar o Paulo Bento, foi conveniente da tua parte omitires o seguinte:

"Bento foi longe nas palavras. «Aconteceram alguns episódios nos jogos anteriores com duas seleções, a espanhola e a alemã», afirmou o treinador, dizendo de seguida que pode haver «alguns condicionalismos para satisfazer desejos»."

Hugo disse...

Certeiro o último parágrafo. Dispenso bem os moralismos ao estilo do Manuel José

Alexandre Ferreira disse...

Off topic:
O quê??!!
http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=2640462&page=-1

Pedro disse...

Tb não é uma redução do salários dos ministros e deputados que salva a nação da crise mas exige-se moralidade. Aquele show-off todo é, na minha opinião, de lamentar. Numa altura em que as pessoas ficam sem subsídios ver putos mimados aparecerem com carros de 200 mil euros é imoral. Tenha isso relevância para salvar o país da crise ou não. Tem que haver decoro e isso faltou naquele momento.

Quanto ao teu primeiro parágrafo a convocatória que fez, a situação do Nuno Gomes, contraria muito daquilo que defendes. Eu tb o achava integro e com valores, neste momento é apenas mais um q dobra a espinha ao sabor dos interesses do padrinho...

Sérgio disse...

Sempre fui um acérrimo defensor do Paulo Bento (tive sempre muitas discussões com outros sportinguistas por o defender) por uma razão muito simples ao contrário da maioria que chegam onde ele já chegou não o vemos em bicos de pé armado em salvador da pátria apresenta-se sempre como mais um pronto a juntar-se a um grupo e a lutar pelo bem de todos.

Isso é muito raro nos dias de hoje.

Quanto às questões das convocatórias ai o Pedro terá a quota parte de razão, creio que a responsabilidade não será apenas do seleccionador (deveria ser apenas dele e de mais ninguém ) mas como também já foi explicado em parte pelo Scolari as pressões são muitas e ele lá deve ter cedido.

De resto haverão sempre injustiças nas convocatórias que mais não seja por não obedecerem a critérios clubistas :).

SL,

Anónimo disse...

Mas há alguma convocatória,fosse qual fosse, que reuniria consenso total e cabal?

Pedro, não sei a que te referes em concreto. De resto, parece-me que os que nos roubaram (a classe política) e que são os pricipais culpados pelo estado do país só têm mesmo de dar o exemplo. Mas também não é deixando as bombas nas garagens. É nem sequer as terem.

Silva, és cansativo. Qual Pedro, qual Mágicos, pá? O post é sobre a selecção, se faz favor. O FCP? Mas quem é que falou no FCP?

E onde é que essa declaração mostra a indignação de PB? E onde fala ele de desculpas para uma derrota?

Ainda ontem reconheceu que a Espanha foi melhor no prolongamento e que é uma equipa fortíssima. Em momento algum falou de árbitros.

E apareces tu a falar em "Sul". É absurdo. Aliás, desde que voltaste a comentar neste blogue o tom ficou logo mais agressivo. Andavamos tão sossegadinhos.

Não entendo a tua necessidade de vires a um post da selecção falar em "sul" e em hábitos não sei do quê.

Acalma-te por que estás, claramente, enervadíssimo não sei com o quê.

Pedro disse...

"Pedro, não sei a que te referes em concreto"

Das convocatórias? Rolando, Micael... Nuno Gomes no SLB não é convocado pq joga pouco, vai para o Braga e antes sequer de jogar é convocado???? Só pode ser para provocar...só pode. Varela como primeira opção à frente de Quaresma? Eu não gosto, como sabes, do cigano, mas o Varela???

Sérgio disse...

Pedro,

Rolando ??? questionaria mais o Ricardo Costa mas se analisarmos com a exclusão do Ricardo Carvalho poucas alternativas existiriam.

Micael ai sim aberrante não tem qualquer explicação alternativas haveria o Manuel Fernandes ou o André Martins.

Varela acabou por fazer um excelente europeu digamos que foi o 12ª jogador e entrou sempre bem excepção seria o jogo com a Espanha mas ai já Portugal tinha dado o estouro.

Eu questionei a convocatória do Eduardo que mal jogou no Benfica ou do Nelson Oliveira (ainda assim a menos questionável) pelas mesmas razões aos quais juntaria o Ruben Micael para os seus lugares o Quim o Liedson e o Manuel Fernandes ou o André Martins.

Em qualquer caso a maior injustiça nos últimos anos foi cometida com o Maça Podre e do Rui Patrício em prol dos suplentes Micael e Beto no mundial de 2010 pelo grandessíssimo cabrão do Carlos Queiroz em prol do lobi portista (são conhecidas as relações de "proximidade" com o PdC).

Peyroteo disse...

Esse complexo com Lisboa e o Sul faz-me um pouco de confusão. Precisam mesmo de se libertar disso. O Norte, e em especial o Porto, tem demasiadas coisas boas para se perderem nesses complexos. É também por isso que o FC Porto ainda é considerado um clube regional e não nacional.

Gonçalo disse...

Essa conversa também já enjoa... é considerado por quem? só quem não quer ver é que acha que o FCP não tem estatuto nacional. também igualmente conveniente é deixar de fora a dimensão internacional quando se aborda este tema... curioso

Peyroteo disse...

O Porto é um clube de bairro :) Se fores ao Porto e disseres que és de Lisboa mas adepto do Porto, o mais provável é levares uma tareia :)

Gonçalo disse...

é verdade... acontece-me sempre que vou ao dragão

Peyroteo disse...

Não disse?! :)

Virgílio disse...

O fcp após 3 décadas de hegemonia, consegue expandir-se um pc mais... mas há zonas do território nacional onde os seus adeptos são residuais. O fcporto festejou o bicampeonato nacional e vi 3 ou 4 carros com cachecóis azuis e branco às volta numa rotunda e 2 ou 3 dezenas de pessoas a assistir, sendo que parte dessas pessoas eram adeptos dos outros dois gdes, curiosos por ver tanta 'euforia'... Era um desses... Claro que apesar do 4.º lugar, não deixei de comparar o que vira com o que sucede naquele msm local qd o SCP ganha algo... A ultima vez foi uma 'reles' Taça de Portugal e os festejos não tiveram comparação. Não sei bem pq, mas tal constatação, levou-me a dormir mt bem na noite em o fcporto foi campeãso...


O pq disto acontecer? Simples: a permanente guerrilha e discursos portistas. "Nós contra o sul". Sendo que não me considerando um português sulista, a verdade é que C. Branco situa-se a bem mais de duas centenas de Kms a sul da invicta & muy nobre cidade do Porto... Erro estratégico de Pdc no crescimento e desenvolvimento 'demográfico' do fcporto?