sexta-feira, junho 22

Podem voltar de charrete!

Portugal fez ontem, provavelmente, a melhor exibição de todas no Europeu, tendo em conta o adversário. A República Checa era, colectivamente, superior à Holanda (um portento individual e uma das favoritas) e à Dinamarca (muito fortes fisicamente), mas inferior à Alemanha, grande candidata ao título, a par da Espanha.

Havia um certo receio que a Selecção fosse encontrar muitas dificuldades em furar a boa organização defensiva dos checos pois a nossa grande arma, até ontem, era aquele futebol de transição, mais (Holanda) ou menos (Alemanha) apoiado.

Durante a primeira meia-hora, ambas as equipas foram demasiado prudentes. Portugal insistia no passe longo (acabou por ser assim a jogada genial de Ronaldo, ao poste) com poucos resultados e os checos tinham algum ascendesnte, apesar do perigo nulo que criaram nesse período.

A partir daí, tudo mudou. Postiga saiu lesionado e entrou Almeida, que veio dar maior poder de fogo, mas menos pressão sobre os defesas e menos profundidade no ataque, pois é muito mais fixo do que Postiga.

Portugal tomou então conta do jogo e assim foi até ao minuto 90. A equipa encontrou-se, Nani, Ronaldo, Meireles, Moutinho, os laterais e Veloso, encheram o campo, de bola no pé. Não foi extraordinário, mas isto não é a "laranja mecânica".

O golo é magnífico: Nani recebe, toureia o adversário, segura, contemporiza, passa inteligentemente. Moutinho sobe, recebe a bola ao mesmo tempo que procura o espaço vazio, corre, faz um centro magistral. Ronaldo vem de trás, cheio de força, salta, cabeceia e faz um golo estrondoso e totalmente merecido.

Faltavam uns 15 minutos e a equipa não baixou, manteve-se atenta, concentrada e até a querer ampliar o marcador, e isso também é de enaltecer.

O resultado justo seria 3-0. Ronaldo continua a sua adoração com os postes e, não fosse isso, poderia já ser líder destacado nos melhores marcadores. Nani ainda não facturou mas pouco falta. Pode ser já no próximo jogo, se faz favor.

De resto, já tudo se disse: muitos parabéns aos jogadores e técnicos. Já nos fizeram sonhar e já nos deram mais do que esperávamos (e do que vos era exigido).

3 comentários:

Visigordo disse...

Pela parte que me toca, estou como a anedota do ciganito: "Quer'mais!"

jamsilva disse...

"Faltavam uns 15 minutos e a equipa não baixou, manteve-se atenta, concentrada e até a querer ampliar o marcador, e isso também é de enaltecer."

isto foi o que eu gostei mais!!

LMGM disse...

Por mim, como já superaram qualquer expectativa e capacidade já merecem uma recepção assim:

http://www.youtube.com/watch?v=VTuaFc_ffGI&feature=related

Eu agora estou-me nas tintas para quem é o próximo, venha quem vier o patamar para onde a equipa se elevou é fabuloso. Há capacidade para vencer qualquer adversário e se os postes forem um niquinho mais largos e mais altos até para golear!