quinta-feira, setembro 26

Notas soltas

Já há algum tempo que não há um post destes aqui no sector.
Andamos todos a falar do mesmo.
Entretanto, muitas coisas se passaram aqui mas também lá fora. Ora por exemplo:

- Sem falar em Jesus desta vez, acho que há aí mais alguém que anda bastante nervoso. E ainda só empatou um jogo! Eu devo confessar que o Porto para mim começa a ser também dificil de entender. Ano após ano, têm gasto fortunas em contratações. No entanto, o que para mim é uma das falhas naquela equipa (os que acompanham Jackson lá na frente), tem sido constantemente opções low cost ou de recurso (Varela, Licá, Josué ou Kelvin no ano passado). Um pouco o que acontece no Benfica em relação á posicão de lateral esquerdo;

- No meu clube, estranhamente respira-se calma, tranquilidade e confiança. Isto após uma das épocas mais traumáticas de sempre. Os resultados têm ajudado, mas vamos ver o que vai acontecer quando começarmos a perder. Importante este jogo em Braga, para continuar a manter os ânimos em alta.
Entretanto, na enésima entrevista dada por BdC aos meios de comunicação, já se fala por exemplo na possibilidade de conquistar um título nacional para os próximos 4 anos.  Não acho que seja deslumbramento, por agora é apenas algo a que chamo de ambição;

- Mais a sul, destaco as manifestações em Olhão sobre o facto do Olhanense jogar agora no Estádio do Algarve. É no mínimo curioso. Não houveram tais manifestações quando o Olhanense esteve quase a fechar portas ou teve vários meses em atraso. O importante é que se continue a jogar no velhinho Estádio José Arcanjo. Com o orçamento mais baixo da nossa primeira Liga, seria lógico aproveitar uma assistências numa estrutura moderna e construída de propósito para este facto.
Começo a ver aqui algumas similaridades com o caso do Leiria.
E assim, dois estádios do Euro ás moscas...

- Já todos viram os lances de ontem do Elche-Real Madrid. Eu sinceramente devo confessar que já há mais de 5 meses que não via uma coisa assim....e  no final até fiquei aliviado. Afinal de contas, não é apenas no nosso país....

11 comentários:

zorg disse...

Quanto a mais vai pagar a Olhanense para jogar num estádio que é longe de Olhão e dos seus adeptos? E em nome do quê? Eu confesso que não conheço os pormenores do caso da Olhanense, mas em Leiria a utilização do estádio novo custava muito mais ao clube do que a do antigo e ainda tinha assistências médias muito mais baixas, devido à localização ser menos conveniente.

A questão a colocar aqui é porque carga de água se decidiu construir o Estádio do Algarve (ou o de Leiria, ou o de Aveiro, para dar só alguns exemplos). A decisão baseou-se em que estudos de viabilidade? E que medidas é que foram tomadas para que não se voltem a construir elefantes brancos deste calibre no futuro?

J. disse...

Oi Zorg,
Queria fazer um post exclusivamente a falar nesse tema.
Mas havia tanta coisa para falar...

Muito se tem falado nos estádios do Euro, mas pouco se tem falado no aproveitamento destas estruturas.

Eu não conheco o caso específico do Leiria. Mas não teria feito sentido, na altura da construção do estádio para o Euro, uma negociação entre munícipios e clubes sobre um acordo de utilização dessas infraestruturas.

Sei lá, sem ter de pensar muito, por exemplo, a requalificação dos terrenos do antigo estádio para habitação, dando ao clube uma receita importante que poderia server para o pagamento de dívidas e redução do passivo, ao mesmo tempo que o clube passaria a jogar no estádio novo.
É claro que nada disto aconteceu.
Foram jogar para a Marinha Grande, entraram em falência e foram parar ás divisões amadoras.
Entretanto o estádio ficou ás moscas....acho que perdeu toda a gente!!!

ana disse...

Acho que o estádio do Algarve vai ser a "casa" da selecção de Gibraltar. Onde vão fazer os jogos deles. Vi isto algures... Não estou a brincar.

ana disse...

http://sol.sapo.pt/inicio/Desporto/Interior.aspx?content_id=85845

J. disse...

Olha....bem pensado!!!
Os espanhóis é que devem achar uma piada desgraçada a isto
:-)

zorg disse...

O problema foi que se construiram estádios a mais, sem se aferir da sua viabilidade.

O euro foi um pretexto para o lobby da construção civil sacar mais uns cobres valentes oa erário público. Naturalmente, não houve nenhuma preocupação com que se faria com os estádios a seguir ao euro. Essa é a origem do problema que, na maior parte dos casos, não tem solução fácil.


Com os clubes na situação financeira dificil em que se encontram, não se pode esperar que suportem custos que não contribuiram para criar e que não lhes trazem nenhuma vantagem, porque os estádios antigos têm, normalmente, melhores localizações do que os novos. Se a Olhanense tem dificuldade em encher o estádio em Olhão, muito mais dificuldade terá se o estádio for longe de Olhão. O mesmo se aplica ao Leiria, ou ao Beira-mar.

Julgo que a melhor solução para resolver este problema será demolir os menos viáveis, para evitar que as autarquias tenham de continuar a suportar os custos.

jamsilva disse...

Falando unica e exclusivamente do porto. Nao estou nada de acordo contigo.
Acho que fazes uma analise muito selectiva.
O fcp tem de facto "gasto" algum dinheiro mas nao sao mts os casos em que os jogadores sao vendidos mais caros passados uns tempos. Há obviamente excepçoes mas pelo que tenho visto a coisa n tem corrido mal. repara qe as vezes basta vender "bem" um ou dois para justificar o investimento em 3 o 4.
Os low cost de que falas sao negocios diferentes. Nenhum deles será vendido por 40 milhoes.
Preferes pagar 10 milhoes por um jogador e depois vendelo por 25-30.
Ou comprar a baixo custo e vender por 5-7M?

A valia do porto é que normalmente dá visibilidade aos seus jogadores e que tem mostrado capacidade para potenciar varios putos.
Para un empreário que tem um miudo c potencial isso é ouro sobre azul.

Podem dizer o que quiserem mas o fcp tem um modelo bastante interessante.

jamsilva disse...

Correção.
Sao varios os casos em que sao vendidos por valores bastante superiores.

Ricardo Parreira disse...

E vossa opinião sobre Benfica TV com 2 canais em Outubro sendo que assim já irá permitir a Venda da TV1 com jogos do Benfica para Estrangeiro?

Francis disse...

Eu adoro os FCPês e os SLBês temos bué de receitas é só vendermos 2 ou 3 e não há isto e aquilo...pois mas não vendem. E o Passivo Up Up...7UP...
Vendam então e fiquem competitivos.

Francis disse...

20min de jogo os passes do Quintero são de outro mundo.

Já os assobios devem ser saudades do Abdulai. Os tremoços, ou a mousse ao almoço, cairam-lhe mal.