segunda-feira, setembro 23

O meu treinador é arguido, e o teu?

Para quem ainda não percebeu as consequências que o comportamento errático do senhor quatro milhões tem para o Clube Benfica, talvez tudo fique, agora, mais claro.

Temos um treinador que é arguido. Como os outros foram. Não é por motivos parecidos mas isso, a esta hora, é, ou deveria ser, completamente secundário.

Já nada do que vier dali me envergonhará, obviamente. Só quem anda muito distraído não percebe que a coisa vai, ainda, e se deixarem, piorar.

A responsabilidade anda há muito alheada da estrutura do Benfica. Sacode-se sempre a água do capote, copiam-se, mal, os defeitos dos outros e, no fim, o clube tem um museu que promete mais pó nas Taças já conquistadas.

Este comunicado de hoje, é mais uma prova da palermice que reina no Clube. Mas, ao mesmo tempo, é sintomático: o Benfica perdeu os seus valores mais básicos e é, hoje, um clube cuja estrutura dirigente nada de bom tem para ensinar.

Mas pronto. Agora que até temos um arguido com Termo de Identidade e Residência a comandar os destinos da nossa equipa de futebol, talvez a coisa resulte. Somos pioneiros, e isso, num país de empreendedores de vão de escada, tem o seu valor.

Aos adeptos que acham normal ou defendem o comportamento de Jesus, só tenho uma coisa a dizer: para a próxima, quando alguém invadir um campo (o que não permitido) e quiser agredir um jogador ou um árbitro ou um jogador, esperemos que JJ não esteja por perto. A arruaça não se combate com arruaça.

Hoje, em vez de discutirmos a difícil vitória frente àqueles que nos levaram a Taça de Portugal, em vez de nos focarmos nos pontos ganhos aos nossos adversários, em vez de podermos denunciar mais uma "caldeirada", vamos ter de gramar com a história do "arguido", do TIR, do ridículo e, como sempre, somos hoje, mais um bocadinho, um clube menos digno.

42 comentários:

Pedro disse...

"quando alguém invadir um campo (o que não permitido) e quiser agredir um jogador ou um árbitro ou um jogador"

Achas que é isso que está em causa?

Se sim, não vale a pena falarmos mais sobre este tema.

Este não é o melhor exemplo para se falar dos outros aspectos que tocas no post. O comunicado é um bom comunicado e repara q nem defendem JJ como se podia esperar. Há muito para criticar no SLB mas não é o q se passou ontem que deve dar mote a isso.

Anónimo disse...

O que está em causa é termos assitido a um treinador de cabeça perdida, capaz de mandar um murro na boca a um polícia (no meio daqqueles gestos agressivos todos podia acontecer), a impedir que os polícias fizessem o seu trabalho e que, claro, foi constituído arguido.

Epá, não consigo ver absolutamente nada normal ou positivo no que aconteceu.

E parece-me claro, também, que o comportameto de Jesus está cada vez pior, por isso, a crítica é, a meu ver, mais do que justificada.

O exemplo que eu dei, foi apenas isso, um exemplo. O adepto, está na bancada. E se invadir o campo, sujeita-se a ser preso pela polícia (a menos que apareça o JJ).

Epá a sério, já me estou aqui a rir sozinho. Já chega de JJ, LFV, de comunicados.

Se conseguir, vou limitar-me a ver os jogos, tornando-me (mais) acéfalo.

Não quero saber das finanças, nem dos erros, nem das vergonhas, figuras tristes, incoerências directivas, apoios inequívocos, etc.

Peyroteo disse...

O Jesus deve achar que, por ser treinador de futebol do Benfica, pode fazer o que quer.
Com toda a certeza, ele ainda agora acha que fez o correcto. Acredito que se tenha tornado um herói para os delinquentes da claque. Pior é a imagem do clube e de quem se preocupa com isso.

Allez Sporting disse...

o comunicado é tão bom que nem repararam que o realizador que criticam é o mesmo que contratam para os jogos em canal transmitidos no canal

Mr. Shankly disse...

Acho preocupante o estado de espírito que leva o Jesus a fazer o que fez. Acha-se acima da lei, ou achou que podia marcar pontos com os ultras, não sei. Sei que não pode fazer o que fez, é um espectáculo deplorável.

Agora, agressões? Suspensão desportiva? Estamos a brincar?

Jorge Borges disse...

Subscrevo na íntegra o post. É tudo mau demais.

Virgílio disse...

Oi? Bater sucessivamente no braço de um polícia para este largar um adepto prevaricador não é agressão? É o quê, então? Festinhas carinhosas? Palmadinhas de amor?...

Pulha Garcia disse...

Discordo. JJ teve uma reacção a quente, num jogo de enorme pressão. Não esteve bem mas tentou defender um adepto. Não é o fim do Mundo. É sim um presente para a imprensa que temos mas convenhamos ... malta dessa só precisa de um incentivo. Quando não existe inventa. Estranho seria se falassem em como o habitual campeão de futebol nos últimos 30 anos é também um clube condenado por tentativa de corrupção...

JJ continua a ser o meu treinador. A minha maior crítica é que não temos estrutura de futebol. Por exemplo com ex-jogadores como Mozer, Álvaro, Isaías, etc em cima dos nossos jovens jogadores, transmitindo exigência e ambição. O problema não está no treinador nem neste episódio. Está por exemplo muito mais na miserável organização da pré-temporada, da qual JJ é só parcialmente responsável. Vieira na minha opinião, que é presidente há 8 anos é muito mais criticável... será pedir muito uma estrutura de futebol competente, exigente e organizada?

zorg disse...

Acho que se está a confundir os conceitos de agressão: no mundo real uma agressão é muito diferente do que acontece num campo de futebol.

Num campo de futebol, com certeza que o JJ teria sido expulso com vermelho directo devido à atitude que tomou. Mas, num campo de futebol, o polícia também teria dado duas voltas no ar e caído no chão a espernear, agarrado à cara, depois do JJ lhe tentar afastar o braço.

No mundo real, claro que o JJ não agrediu ninguém. Teve um comportamento incorrecto, em que perturbou o trabalho das forças de autoridade e que, provavelmente lhe merecerá uma multa.

Atlas disse...

O meu vice presidente não é arguido é o teu é?

Virgílio disse...

Zorg,

No mundo real, o JJ ao fazer o q fez ontem, levava umas valentes cacetadas no lombo e acabava a noite na choldra detido...

Teve sorte... estava num estádio de futebol e é trenador do slb...

Cps.

Virgílio disse...

*treinador

Anónimo disse...

Há aqui malta que dá mais cambalhotas do que os polícias deram ontem.

Andamos a brincar ao Benfica e, digo-o com toda a franqueza, têm o clube que merecem.

O nosso treinador foi constituído ARGUIDO, caraças. Mas é preciso descer AINDA mais baixo? Que Benfica defendem vocês? O que passa a vida a discutir se o treinador deu um murro, ou um estalo, ou um chega para lá a um jogador adversário ou a um polícia?

Recuso-me a acreditar que vocês acreditam no que escrevem.

LDP disse...



Atenção Luis:

"Ace, eu vi aquilo, como tu. Mas agora não me obrigues a imaginar cenários hipotéticos. O real, já foi mau demais"

para depois

"um treinador de cabeça perdida, capaz de mandar um murro na boca a um polícia (no meio daqqueles gestos agressivos todos podia acontecer)"


Anónimo disse...

São momentos de conversa diferentes. Se é alguma incoerência que pretendes passar, acho que falhaste no objectivo.

Mas de facto, a figura de impedir um agente da polícia pode não ser suficientemente grave. Mas só para aqueles que depois acham normal o outro ser avisado para fugir para Espanha, por exemplo.

Uma coisa é verdade, real, não-hipotética, coerente: o nosso treinador é ARGUIDO, fez uma figura patética e tudo isto só serve para enfraquecer o clube, a vitória e o futuro.

Mas desde que a culpa não seja minha, tudo bem.

Pedro Almeida disse...

Pormenores...mas na verdade a história do arguido é algo estranha/precipitada:

Só um juíz pode determinar se alguém é arguido e se fica com o TIR ou não.
Ora na PSP dizem que têm a participação pronta a ser enviada ao tribunal, ou seja ainda nem foi enviada, e depois o JJ tem que primeiro ser notificado e ouvido por um juíz antes de ser constituído arguido e levar alguma medida preventiva como o TIR ou outra qualquer.

Acho que terá havido alguma precipitação por parte da porta-voz da PSP nisto.

Mas pronto, são pormenores, da vergonha (mais uma) já ninguém nos livra.

Anónimo disse...

Ó Almeida, então se calhar, ainda há hipótese de tudo não ter passado disso mesmo: de uma precipitação.

Arrume-se a trouxa, pronto. Está tudo impecável e Sábado recebemos os Belenenses.

LDP disse...

Concordo luis, são momentos diferentes.

E concordo também com o PAlmeida. Diria mais, sabemos se a reacção de Jesus foi assim tão gratuita? Ao início aproximou-se para meter água na fervura, entre adepto e forças da ordem, mas poucos segundos depois não conseguiu mais desligar-se daquilo. Talvez lhe tenham dito algo grave, talvez lhe tenham cuspido em cima, não se sabe.

Penso que deverias esperar mais um pouco até completar a tua opinião, Luis. Há dados que todos desconhecemos ainda.

Também eu preferia não ter visto o meu treinador numa situação assim. Mas daí a atribuir-lhe a figura de ogre arruaceiro e desrespeitador das forças da ordem ainda vai um bocado.

Anónimo disse...

Talvez em países como o Suriname ou como a Turquia o que JJ fez seja desculpável e até bem visto.

Não nos prendamos em pormenores. A história do Benfica merece mais do que isto, até os nossos adversários o reconhecem.

Há muitas formas de bater no fundo.

abraço

LMGM disse...

O meu, pelas suas declarações no final do nosso jogo, acho que é bruxo, ou vidente... Está aqui está a ser arguido. Isto da bruxaria tem que ser punido exemplarmente.

P.S.- Acho que já percebi a cena, o JJ estava ali calmo e tranquilo quando de repente o bófia lhe gamou a medalhinha da sorte. Vai dai... perdeu a cabeça!

Luciano Silva disse...

Este post é um tratado. Fod@a-se, concordo com tudo e sinto isso tudo!

Agora vou ali continuar a meter a cabeça dentro de um saco e esperar que esta merd@ seja um pesadelo.

Luciano Silva disse...

"o Benfica perdeu os seus valores mais básicos"

"Andamos a brincar ao Benfica e, digo-o com toda a franqueza, têm o clube que merecem."

Eh pá, custa-me dizer isto, a sério mas esta merda não é o Benfica.

Estes adeptos, como o Pulha ou o LDP (desculpa camarada, mas não me dás alternativa), pensa com os cascos e essa merda impede-nos de, uma vez por todas, combater o poder corrupto do Norte.

A sério, como é que nos podem dar ouvidos se, nestas merdas, parecemos um grupo da ACAPO a analisar o óbvio?!

Isto não é o Benfica, isto já devia ter terminado há muito!!!!

E, perdoem-me a franqueza, adeptos como vocês impedem que o clube progrida.

PS: ocorreu-me agora uma coisa, vocês trabalham para o Vieira? É que a alternativa é tão idiota que me recuso a aceitar a mesma.

J. disse...

Eu acho que é daqueles posts que se tiramos Benfica e pomos Sporting ou Porto nada alteraria.
Não é um post sobre o Benfica.
Nada tem a ver o clube com este tipo de actos. É a pessoa em causa que não tem qualquer nível para representar o clube que representa.

Toda a gente independentemente da cor desportiva tem que condenar este tipo de actos, ponto final!!!

Há linhas/fronteiras que não se podem ultrapassar, sob a pena de que tudo pode ser desculpável ou justificavel

Pedro Almeida disse...

A única coisa positiva a tirar disto era se desse para despedir o JJ com justa causa, isso é que era :-)

Jorge Borges disse...

Pedro Almeida:
Não é verdade que tenha que ser o Juiz a determinar a constituição de arguido e o TIR. A PSP pode fazê-lo e sujeitar a validação pelo Ministério Público (basta que existam indícios da prática de um crime). O TIR é a única medida de coacção que não precisa da intervenção do Juiz.
Mais, a PSP andou muito mal em termos jurídicos, pois JJ praticou um crime em flagrante delito, e como tal manda a lei que a pessoa seja detida e presente ao MP para que este determine se a pessoa deve ficar apenas sujeito a TIR ou ser presente ao Juiz para 1º Interrogatório Judicial.
Isto quer dizer que se a PSP tivesse feito o que manda a lei o JJ era detido em frente às cãmras de televisão e a nossa vergonha era muito maior. Mas compreende-se e até acaba por se justificar a medida dos agentes pois não se sabe o tumulto que isso iria criar naquele momento e há que preservar a itegridade das pessoas.

Aparte disto tudo, preocupa-me bem mais que os adeptos encolham os ombros e nãos e sintam envergonhados.

Luciano Silva disse...

Pedro Almeida, se Jesus for castigado, e se o castigo for longo, acredito piamente que esse cenário seja equacionado.

Tu queres ver que afinal isto ainda nos vai ajudar a ser campeões?!

Tasqueiro Emigrante disse...

Não há motivos para alarme...
O Jesus não vai ser suspenso...
Não o foi ontem nem vai ser de futuro...e vocês sabem bem porquê...

LDP disse...

LM, eu só disse para certa malta não incorrer no mesmo erro de JJ: o da impetuosidade do momento.

Não defendi JJ, aliás até disse, e repito, que não gostaria de ter visto o que vi ontem. Esta parte percebeste, ou também não?

Sublinho que o melhor é esperar antes de começar já a mandar bojardas a torto e a direito. A culpar ou a desculpar. Imaginemos que se comprova que um dos agentes embrulhados com JJ disse ou fez algo que não pode? O caso mudaria, talvez, para abuso de autoridade? Pensa nisso.

Sem continuar a desculpar Jesus, atenção.

Por favor, lê antes de responder. Ou então não respondas sempre de maneira tão voluntariamente enviesada.

Luciano Silva disse...

LDP, deixa lá, a culpa não é tua.

LDP disse...

Continuas sem dizer nada. É uma boa táctica de defesa.

Luciano Silva disse...

É preferível estar calado do que fazer essa figura de idiota a defender o Jesus.

Tu não sabes o que é o Benfica, possivelmente és demasiado novo para saber o que é isso, ou então explicaram-te mal as coisas.

Por isso eu disse, e repito: deixa lá, a culpa não é tua.

LDP disse...

"Também eu preferia não ter visto o meu treinador numa situação assim."

"e repito, que não gostaria de ter visto o que vi ontem."

Até agora já o disse duas vezes. Será que á terceira vais entender que eu não estou a desculpar Jesus?

Também já te disse que o primeiro jogo que vi foi em 1982, 1-1 em Portimão com Shéu a marcar á beira dos 90 se a memória não me falha.
São só 31 anos a ver o Benfica.
E você, avô?

Luciano Silva disse...

Tanto ano a ver o Benfica e ainda não percebeste a essência do clube?

Desculpa camarada mas isso tem um nome.

LDP disse...

Vai já chamar a tua filha!

sar disse...

A polícia após deter aquele adepto ia torturá-lo, arrancar-lhe uma confissão forçada e fuzilá-lo após um julgamento sumário.

Penso que até puseram a hipótese de gasear com sarin a bancada dos lampiões.

A fácies do agente Silva permitiu a JJ antecipar o massacre e tomar acções preventivas.

Claramente JJ é um freedom fighter!

Pulha Garcia disse...

LM,

não me leves a mal, mas quem és tu para avaliar o Benfiquismo dos outros? Ou a capacidade dos outros em pensar, só porque têm uma opinião diferente da tua? Pézinhos no chão. Se de facto achas que percebes a essência do clube então deverias começar por partir da premissa que é um clube de milhões.

Só mais uma coisa, o Toni - cujo Benfiquismo, imagino que nem tu próprio coloques em causa - disse hoje, em defesa do JJ que, cito:«Interessa a muitos extrapolar o caso Jesus», ou seja, exactamente a mesma opinião que eu dei ontem aqui. Mantenho: JJ não esteve bem mas não é nada assim tão grave. Já vi Pinto da Costa a berrar com PSP no Pavilhão do FCP e nada aconteceu (assim se vê quem tem uma boa imprensa). É sim uma óptima oportunidade para localizar os anti-Benfica e os anti-JJ (os mesmos que esperaram até ao golo do Kelvin para atirar a primeira pedra ... até lá estiveram caladinhos).

Abraço desportivo e glorioso

Luciano Silva disse...

Pulha Garcia, não há a mínima dúvida que «interessa a muitos extrapolar o caso Jesus» Mas quê, vais trair a tua consciência por isso.

«JJ não esteve bem mas não é nada assim tão grave. Já vi Pinto da Costa a berrar com PSP no Pavilhão do FCP e nada aconteceu». Magnífico, agora justificamos as nossas acções, com as acções do Futebol Corrupto das Putas? É esse o clube que queres?

Poupa-me.

“O mal não pode vencer o mal. Só o bem pode fazê-lo.”
―Leon Tolstoi

Anónimo disse...

Pulha,

quem tem estado muito caladinho és tu :D

Primeiro, concordo contigo nessa da medição do "benfiquismo". Deixemos essa merdas de lado, somos todos pelo mesmo, só que de maneiras diferentes.

"Só mais uma coisa, o Toni - cujo Benfiquismo, imagino que nem tu próprio coloques em causa - disse hoje, em defesa do JJ que, cito:«Interessa a muitos extrapolar o caso Jesus», ou seja, exactamente a mesma opinião que eu dei ontem aqui.

A mim interessa-me também extrapolar o facto de ter um treinador que faz figuras daquelas e que, no limite, vai prejudicar o clube. E interessa-me que se analise, de uma forma séria, o comportamento indisciplinado que se tem vindo a acentuar de época para época, quer do treinador, quer dos jogadores.

"Mantenho: JJ não esteve bem mas não é nada assim tão grave."

Isto já me preocupa ainda mais. Foi gravíssimo. Além de patético. JJ agrediu a polícia. Quer tu queiras quer não queiras.


"Já vi Pinto da Costa a berrar com PSP no Pavilhão do FCP e nada aconteceu (assim se vê quem tem uma boa imprensa)."

Este argumento é a falácia total. Tu sabes disso, és inteligente. Mas indo na onda, o que dirão todos os outros que não fazem nem o que o PdC faz, nem o que nós fazemos?

"É sim uma óptima oportunidade para localizar os anti-Benfica e os anti-JJ (os mesmos que esperaram até ao golo do Kelvin para atirar a primeira pedra ... até lá estiveram caladinhos)."

Aquie, acho que estás a medir benfiquismos...



zorg disse...

"Isto já me preocupa ainda mais. Foi gravíssimo. Além de patético. JJ agrediu a polícia. Quer tu queiras quer não queiras."

Lamento, mas eu não vi o JJ a agredir a polícia.

Vi-o a intrometer-se indevidamente no trabalho da polícia, vi-o exaltado, a berrar e a perturbar a acção da polícia, mas não o vi em momento nenhum agredir ninguém.

Isto quer dizer que acho que o JJ fez bem ao protagonizar uma cena destas? Não, claro que não! Mas não, não agrediu ninguém que eu tenha visto e também nada disto me parece "gravissimo".

Anónimo disse...

Hehehehe zorg, vê bem as imagens. O homem dá várias palmadas no outro. Um polícia. Mas tu consegues imaginar o que seria se eu ou tu fizéssemos aquilo?

Não vou insistir mais. Para mim é gravíssimo, mais ainda, já nem haver noção das consequências que alguns actos têm. Abraço.

Pulha Garcia disse...

LM,

"agora justificamos as nossas acções, com as acções do Futebol Corrupto das Putas? É esse o clube que queres?" nada disso, apenas a comparar diferentes tratamentos mediáticos e de responsabilidade jurídica penal. Ninguém me viu concordar com a atitude de JJ (muito menos com a de PC), apenas acho que alguns benfiquistas (vamos assumir a verdade, logo à partida anti-JJ) vão numa conversa de embalar quando deviam estar unidos à força do treinador. Uma coisa é castigar JJ, outra coisa é crucificá-lo. (Crucificar Jesus ... onde é que eu já ouvi isto). Fora isso, desejo-te o melhor e sei que és um Benfiquista que quer o melhor para o clube. Saudações de glória.

Luís,

já li muitos textos teus, gosto de o fazer e em geral concordo com a análise desportiva e táctica dos jogos. Além disso, tal como disse antes ao LM és um Benfiquista que quer - como todos nós queremos - o melhor para o clube e eu sei respeitar opiniões diferentes da minha (até porque sei que independentemente de concordar com a conclusão, concordo com vários pontos lógicos que apresentas). (A parte de eu estar a medir Benfiquismos não sei onde foste buscar mas não me merece qualquer resposta).

Agora, tens que admitir. Odeias o JJ. Já formaste a tua convicção. No que respeita a JJ tudo é gravíssimo (excepto as vitórias ... mas essas são geralmente mérito de um outro talento individual). Ao longo da minha vida vi vários exageros de muitos treinadores em muitos campos diferentes. JJ merece ser punido? Sim, concordo, numa medida razoável e legal. Merece JJ ser despedido? Não. Mas é isto que - admite - tu e muitos outros Benfiquistas (para além de anti-Benfiquistas, com esses podemos sempre contar) querem: ... correr com JJ.

Para mim, JJ é o meu treinador pelo menos até ao final da temporada. Tenho algumas críticas a fazer mas também acredito neste plantel e no seu treinador. O resto é destabilizar e - na minha opinião - fazer papel de virgens ofendidas. JJ avaliou mal uma situação, que devia ter sido deixada para a polícia. Mas roubou alguma coisa para ele? Saiu beneficiado? Não estava a tentar ajudar um adepto? E é por isso que querem que o Benfica troque de treinador à 5ª jornada?! Discordo.

Abraço glorioso.

Anónimo disse...

Pulha,

não odeio o JJ. Odeio que um homem como ele seja treinador do Benfica. Odeio que homens como LFV ou RGS sejam dirigentes máximos do Benfica. Odeio ver o Benfica desviar-se dos seus pergaminhos a troco de estaladas em aeroportos, agressões a árbitros e polícias e zero títulos.

Isso, sim, odeio. O resto, é só o meu fel.

Abraço glorioso!