segunda-feira, setembro 23

Tristes.

Paulo Fonseca é um triste. As declarações que teve após o jogo contra o Estoril revelam um treinador pequenino, mesquinho e, mais importante, cheio de cagufa.

O FCP não está habituado a más decisões dos árbitros. E, quando tal acontece, parece que o Benfica é o clube que venceu oito dos últimos dez campeonatos.

A ladaínha é antiga e gasta. Mas a Fonseca tem faltado uma coisa: competência em campo. E é essa incompetência que, depois, o leva a jogar com falsos argumentos, que mais não são do que desculpas de mau perdedor. No meu clube temos lá um assim, por isso, é fácil reconhecer o estilo.

Vilas-Boas e Vitor Pereira tinham alguma classe. Fonseca tem aquele ar um bocado fajuto e, nas bancadas do Estádio do Dragão, metade dos adeptos já não pode com ele, e a outra metade começa agora a apreciar Vitor Pereira. E por isso, Fonseca, começou hoje a disparar palermices. Tudo para arregimentar.

Quem viu o jogo, viu um FCP sem norte, sem chama alguma e a viver das suas individualidades. Na Luz, vemos muito disso, também. Mais uma vez, reconhece-se o estilo.

Mas quem viu o jogo, sabe que o lance do penálti do Otamendi é tão grotesco como o lance sobre o Lima em Guimarães, ou o lance do Rio Ave em Alvalade. O problema é que o argentino já devia era estar na rua, quando derrubou um estorilista que seguia isolado para a baliza.

Não, o FCP não foi prejudicado porque o Jesus pressionou os árbitros. Aliás, o FCP nem sequer se pode queixar do penálti cometido por um jogador que já deveria estar a tomar duche. Para além disso, Jesus não tem essa competência, também. Infelizmente para nós, não bastam umas palavras óbvias para derrotar um sistema com 30 anos, que nem com as evidências ainda mais óbvias tornadas públicas se deixou ir abaixo.

Quem dera ao futebol português que fosse assim tão simples.

Em Guimarães, uma equipa da casa muito competente, sempre no caminho da bola, sem que isso tenha significado anti-jogo. Contudo, os locais não tiveram uma única oportunidade de golo clara. O Benfica, com um meio-campo de três homens, pouco fez também, e em 45 minutos, apenas Siqueira poderia ter feito o golo.

Com Markovic a perder fulgor encostado à linha (quando se chegou ao meio, desequilibrou na jogada de Siqueira) e Djuricic ainda à procura da equipa, Cardozo esteve sempre desacompanhado. Mas, como quase sempre, o paraguaio continua a malhar forte e feio no Guimarães, ajudando assim o Benfica a conquistar três pontos preciosos.

Estão, para já, despachados três campos de nível alto de dificuldade (sobram dois, no Dragão, e em Braga), o que, com cinco jornadas, é relativamente bom.

Contudo, a equipa tem de render mais, pois passa demasiado tempo a jogar sem grande nexo. Temos de ser mais competitivos, mais exigentes. Mas com Jesus, isso parece sempre muito complicado.

Sobre as cenas finais, não tenho mais palavras. Não sei se procurou ser engraçado, mas depois ninguém se admira se voltarem a acontecer cenas como as de Enzo e Cardozo. Termino como comecei: Jesus é um triste.

44 comentários:

Ace-XXI disse...

Concordo inteiramente com o teu comentário, JJ foi infeliz mas o Paulo Fonseca deu-lhe mais importância do que ele realmente tem. A mim pareceu-me que tanto em Alvalade como na Amoreira os árbitros estavam com receio de beneficiar os grandes mas isso não pode camuflar a péssima exibição das equipas e que acabam até por conseguirem mais do que mereceram.

Inacreditavel o que JJ fez, agredir 1 policia já é grave mas ainda por cima a situação não tinha nada haver com ele e ele em vez de ir lá acalmar a situação só foi por mais lenha na fogueira, a coisa podia ter descambado para algo grave como é que os membros da claque se comportariam se o PSP se tivesse envolvido em pancadaria com JJ?!

Anónimo disse...

Ace, eu vi aquilo, como tu. Mas agora não me obrigues a imaginar cenários hipotéticos. O real, já foi mau demais.

J. disse...

Eu não tinha visto as imagens do Jesus e vi-as agora.
Speechless!!!
Eu sóao sei pq é q o homem ainda está no Benfica.
Que vergonha!
Ainda por cima, já encontraram o substituto há algum tempo.
O Estoril, depois de vender as suas principais figuras, continua ali na frente e com todo o mérito.
Vai ser um caso sério aquele treinador.

Marco Morais disse...

Bom post! Abraço!

Hugo disse...

Até concordo com quase tudo mas não te esqueceste aí de falar na expulsão perdoada ao Siqueira no início da segunda parte?

Mike Portugal disse...

J.,

O JJ ainda está no SLB porque representa aquilo que o LFV também representa. Eles revêem-se um no outro.

Peyroteo disse...

Ia dizer o mesmo que o Mike. Ele está lá porque é a cara do Benfica :)

Pedro disse...

Gosto mais deste sistema táctico mas ainda falta a JJ decidir a melhor colocação das peças em campo. Markovic na linha é um desperdício monumental. A equipa tem rasgos de genialidade que resultam da superior qualidade dos seus jogadores. Fejsa veio trazer uma estabilidade no meio campo que há muito não tínhamos.

JJ esteve bem nas substituições.

JJ agrediu o polícia? A sério? Sim, foi espalhafatoso, ao seu estilo, desnecessário tanto aparato, mas foi uma atitude enorme esta de defesa de um adepto que entrou no relvado apenas para cumprimentar os seus jogadores. Se o devia ter feito? Claro que não mas a reacção da polícia foi completamente, como costume, despropositada. Recentemente Ronaldo fez algo semelhante...um adepto foi abraça-lo, foi agarrado por vários seguranças e Ronaldo meteu-se lá no meio para separar e deixarem o gajo regressar às bancadas. O adepto não é escumalha, o adepto é a razão de ser do futebol. Há que agir conforme a situação e a de ontem não merecia aquela reacção policial.

Sobre Paulo Fonseca...onde estava a indignação dele na última jornada do campeonato passado? Mais um que está no clube certo.

Mike Portugal disse...

Pedro,

Nem acredito que haja alguém que possa defender a atitude de JJ.
Nem queiras comparar o que fez o Ronaldo, que foi calmamente ter com o adepto e não tocou na policia, com o que fez o JJ.

Caso não saibas o que JJ fez, perante a lei, é crime.

LDP disse...

Pedro, Markovic só joga na linha para tapar o buraco deixado pela descompensação do plantel neste momento.

Salvio, Gaitan e Sulejmani...são três jogadores de ala que neste momento não podem dar o contributo.Há que inventar soluções.

Ainda assim Marko fez um bom trabalho em muitos momentos da segunda parte indo lá a baixo ajudar a defesa. Foi operário e não comprometeu em nada.

Tb o Djuricic não jogou a 10 e o Matic não jogou a 6. Enzo actualmente joga na linha depois de um ano no meio. São vários os exemplos de adaptações das adaptações já previamente operadas por JJ.

Ganhámos num campo dificil e recuperámos 2 pontos. Siga!

Jorge Borges disse...

Depois de há poucos dias ter dito que via JJ apenas como rival e não como inimigo, eis que Psaulo Fonseca vira a casaca (muito provavelmente sdeguindo ordens do grande líder.
Sobre os lances do jogo no Estoril não falo porque não vi.

O penalti em Alvalade é no mínimo escandaloso. Como é possível não ver aquilo?

Em Guimarães, um Benfica fraco e monótono durante largos espaços de tempo, inrterrompidos por um lance ou outro fruto da genialidade de alguns jogadores.
Bruno esteves esteve frabncamente mal: critério pouco uniforme na amostragem de amarelos, no fora de jogo, e na falta de critério, e no lance sobre o Lima pouco antes do golo... bem, não é preciso dizer nada.

Voltando ao Paulo Fonseca, por muitas razões que possa ter (e não digo que não tem) escolheu o fim de semana errado para mandar a mensagem. É que o Benfica também se pode queixar do árbitro.

JJ teve uma atitude estapafúrdia (mais uma). A acção policial é também exagerada, o que aontece com frequência quando o Benfica visita o norte. Já se as bolas de golfe partirem vidros de autocarros, a entidade máxima da PSP-Porto diz que não viu nada... Enfim. Mas nada justifica a atitude de hostilidade do treinador do Benfica.

E a cena entre o Adelino Caldeira e o presidente da AF de Lisboa? O dirigente portista parece que gosta da refrega.

Anónimo disse...

Hugo, não tem a ver com esquecimento. Também não me esqueci dos dois foras-de-jogo ao Enzo, que o deixavam completamente isolado.

Assim como esse lance que referes, acho que o critério do árbitro tem de ser aceite, por diferentes motivos, obviamente. Os foras-de-jogo porque são no limite e blá, blá, blá (apesar das regras defenderem o contrário), e a falta de Siqueira porque foi uma entrada normalíssima no futebol (e até duvido que tenha havido mesmo toque).

Pedro, JJ, com aquela atitude, revela muitas coisas, e nenhuma delas é boa.

Além de que, como já foi referido, pode incorrer num crime. MAs também, mais crime menos crime...

Jorge Borges disse...

Peço desculpa pelas gralhas...

Anónimo disse...

Ah, e Hugo, pelo teu critério, aos dois minutos de jogo, o Vitória já jogava com 9.

J. disse...

Bom comentário do Rbn no post abaixo.

Só mesmo o Pedro ( paciência...) para defender aqueles actos do Jesus.
Eu sinceramente já nem digo mais nada.

Peyroteo disse...

Jorge, o Xistra viu perfeitamente que o jogador do Rio Ave cortou com o braço. Ele estava em cima da jogada. Mas ele nunca marcaria penalty, nem que o jogador agarrasse a bola e saísse a correr com ela debaixo do braço, como um jogador de rugby em busca do ensaio.
Isso não invalida que o Sporting tenha feito um mau jogo, principalmente em termos de atitude. Adrien tem de se preocupar menos com o penteado à "gémeos Guedes".

Jorge Borges disse...

peyroteo:
um árbitro que não vê aquele penalti, das duas uma, ou é cego ou virou a cara e estava aolhar para onde não devia, ou então, estava de má-fé.
Seja qual for a situação emq ue ele se enquadre revela não ter condições para apitar, muito menos a este nível!

independetemente das equipas jogarem bem ou mal, os árbitros não devem dar justiça aos resultados. O Sporting até pode ter jogado mal, mas o seu a seu dono.

Pedro disse...

Defendo e defenderei sempre qqr agente desportivo com responsabilidades que tenha uma atitude daquelas (não tanto a forma) em defesa de um adepto. Simples.

Não gostam, não comam. É para o lado que durmo melhor.

LDP, o "problema" é que desta vez parece mesmo que há soluções a mais para a equipa. Quando Gaitan e Sálvio regressarem como vai ser? Há jogos suficientes para rodar o plantel mas tacticamente não há assim tanta escolha para JJ poder encaixar tanto bom jogador. Não sei...vamos ver como correm as coisas.

Anónimo disse...

Pedro, o Gaitán só vai jogar quando tiver de ser, o que até pode ser bom, dada a sua irregularidade.

O Sálvio não volta mais esta época. Se voltar lá para Abril, estará completamente fora de forma, não conta para o totobola.

jamsilva disse...

Pragmaticamente o PFonseca tem razão!
Num período conturbado para a sua equipe o JJ abre a boca e imediatamente vê-se beneficiado. Em dois campos. Em dois campos dos principais rivais. mas isso foi obra do acaso (e nao estou a ser irónico, espero mesmo que tenha sido um acaso; por que senao a coisa esta bem pior do que eu pensava).

Só que o Pfonseca devia era estar caladinho e concentrar-se na sua equipe que está uma valente merda. Ou entao fazia como fez o LJardim. Disse o que tinha a dizer mas de uma forma digna (e no seu caso tem uma equipe a jogar como tal).

Em relação ao JJ nao ha muito mais a dizer. As perguntas que ficam são:
E agora? Não é suspenso?
O policia nao é uma agente desportivo?
Deveriam ser uns jogos ou uns meses?
Ou será uma caso que ultrapassa a esfera desportiva?
Se eu for na rua e agredir um policia o que me acontece?

Deixem lá isso... é o futebol que temos.
Nestes momentos o que me apetece é ser adepto de um braga ou de um estoril. Sem grandes coisas vão fazendo campeonatos dignos.
Que prazer me daria ver o braga campeão.

Pedro disse...

Luis, isso do "quando tiver que ser" não é bem assim e tu sabes. Com ele disponível deixa de fazer sentido a adaptação de Markovic ( com Ola John disponível tb não faz muito sentido...). O problema é que parece-me não ser uma questão de adaptação mas sim de "obrigatoriedade" de colocar o puto a jogar depois do brilharete que fez.

Jorge Borges disse...

jamsilva:
deixa as mesmas perguntas sobre o Adelino Caldeira. Isto não invalida em nada a atitude deplorável do JJ.
Já agora, usando da jurisprudência da FPF (vide acordão caso Hulk vs steward), os spotter's não são agentes desportivos, logo JJ terá que ser julgado nos tribunais civis.

Dizes que o JJ foi beneficiado em 2campos dos rivais. Percebo o que queres dizer, foi-o indirectamente. Mas sublinha também que em Guimarães o Benfica (ou o JJ) tem razões de queixa também. Ganhou porque teve mais sorte que o Porto e que o Sporting.

Francis disse...

E no primeiro amarelo, nas barbas do fiscal de linha, o gajo que foi expulso, nem toca no Enzo Peres.

E pronto, temos assunto para a semana inteira.

E o Adelino parece que continua em mode Rambo.

jamsilva disse...

JBorges
Tens razão. O ACaldeira :

"E o Adelino parece que continua em mode Rambo" by Francis.

ta tudo dito!!

Francis disse...

jamsilva, não percebo onde queres chegar ao usar a minha frase.



Jorge Borges disse...

Francis:
É verdade o lance que referes. Não há qualquer contacto. Mas em relação a erros envolvendo esse fiscal de linha e ao Enzo Perez há mais a dizer, ou não?

Anónimo disse...

Francis, viste os dois primeiros lances de falta do jogo? Vocês não ligam, não falam, não querem saber, mas depois é só menções a lances mínimos.

Nem toca, nem a bola entrou, nem o Lima sofreu panalti, nem o Guimarães deveria estar a jogar com 10 aos 60 segundos de jogo. Pronto.

Mr. Shankly disse...

Muito bom post. Certíssimo. Já gostava do Jardim, e agora ainda gosto mais.

Incompreensível a atitude do Jesus, a polícia não fez nada de mais que justificasse aquela "defesa". Agora, agressão, a sério? O Jesus agrediu um polícia? Isso não vi.

Mr. Shankly disse...

"Nem toca, nem a bola entrou, nem o Lima sofreu panalti, nem o Guimarães deveria estar a jogar com 10 aos 60 segundos de jogo. Pronto."

Nem o Enzo aparece duas vezes isolado em jogo, e a jogada é anulada.

Francis disse...

pronto, pá. não batam mais no ceguinho...o fiscal de linha, não eu, ok :)

Francis disse...

vi agora a cena do JJ, para mim mostra apenas um homem descontrolado emocionalmente. ele exagerou e não foi bonito, mas daí a agressão ...

Anónimo disse...

Francis, os que falam em agressão são os mesmos que aplaudem os Caldeiras desta vida.

O que aconteceu com JJ já foi grave o suficiente e é revelador de muita coisa.

Está tudo errado ali.

Pedro Almeida disse...

Há 5 anos que o JJ faz o que bem quer e entende quer dentro quer fora das quatro linhas, nunca lhe puseram travão, antes pelo contrário até parece que o incentivam.
Agora depois não se admirem se o Luisão acha que deve dar peitadas aos árbitros, se o Cardozo acha que deve dar um encontrão no seu treinador, etc, etc.
Deve ser a chamada disciplina à Vieira.

Hoje podia-se só falar em mais uma agressão do Adelino Caldeira, mas não, o palhaço do Rambo da Amadora lembrou-se de se tornar o centro das atenções.

ps: o que o JJ fez é crime público, nem precisa de haver queixa do visado.

Pedro disse...

Querem ver que depois de tanta merda vai ser por causa de defender um adepto que JJ sai do Glorioso??

Ironia do caraças...

LMGM disse...

Assim como o murro que o Cédric levou nas trombas esta cena do Jesus parece-me um lance dividido...

Já depois do castigo de Hulk e Sapunaru, numa das celebrações que o Porto fez no estádio da Luz (não foi a do apagão foi a seguinte), o mesmo Sapunaru esteve alegremente a pontapear um daqueles senhores de colete florescente sem consequências... Suponho que tenha sido mais um lance dividido.

Se no direito civil a coisa deve ser simples, o JJ vai a tribunal um par de vezes e no final paga uma multa, no desportivo, se é que isso existe, vai dar para mais um imenso arquivo de papel. O vendedores de tinta para impressoras já esfregam as mãos de contentes.

LMGM disse...

No fundo é só mais um a defender os meninos!

http://www.youtube.com/watch?v=C7LpQ-Fj6Cg

Ace-XXI disse...

Acho piada ao pessoal que diz que JJ apenas estava a defender o adepto mas a defender do que?! Todos os adeptos que entraram em campo estavam a ser retirados de forma calma do campo, aquele era o único que estava a oferecer resistência ao polícia (provavelmente a droga e o álcool já falava mais alto...).

JJ tem de ser penalizado tanto desportivamente como judicialmente, não se pode ter a atitude que ele teve nas circunstâncias que teve e nao sofrer as consequências, como comparação Hulk teve 6 meses de castigo em circunstâncias mais duvidosas.

J. disse...

Mas vocês, benfiquistas em geral, não estão envergonhados e fartos deste senhor?

São uma sucessão de atitudes, palavras e comportamentos que em nada se adequa a um clube da dimensão do Benfica.
Mesmo que seja campeão este ano e faça um brilharete na Champions, o homem não está ao nível do Benfica.

Ainda por cima, quando existem no futebol português, pessoas que dão provas de poder fazer o trabalho tão bem ou melhor que o de Jesus.

Pedro disse...

J., acho que sabes bem qual a minha opinião sobre JJ...

jamsilva disse...

Francis
o caldeira devia ser proibido de assistir a jogos em que tivesse que ficar ao lado de elementos de outros clubes.
O gajos so faz merda!

jamsilva disse...

Luis
nao vejo muita gente a defender o caldeira.

LMGM disse...

jamsilva, o Caldeira não precisa de protecção alheia.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=3436185

jamsilva disse...

lmgm,
afinal e segundo o presidente do estoril a coisa nao foi nada de grave.
Mas por estas e por outras o caldeira devia era ficar calminho em casa.
Na minha opinião. claro.

a noticia que mandas nao surpreende.
nem me vai surpreender a defesa do jj por parte o slb.
Faz parte.

Francis disse...

jamsilva, o Caldeira deve estar descompensado com a dieta ;)