domingo, setembro 29

O vazio e o Benfica.

No seguimento do post do anterior do Jorge, fui ver o que teria dito Luis Filipe Vieira. Obviamente, não esperava grande coisa e muito menos esperava uma tomada de posição em relação à realidade do Benfica.

Actualmente, o clube da Luz vive uma das suas piores fases. Os adeptos estão divididos, não se consegue colocar toda a gente a remar para o mesmo lado e, obviamente, são cada vez menos os que querem saber. E não há pior para um clube do que adeptos que já não querem saber. Nos tempos de Vale e Azevedo, pelo menos, a malta invadia as AG's, e só descansou quando o tirou de lá.

LFV tem conseguido adormecer os benfiquistas e, pior, tem conseguido levar o nível de exigência para um patamar que não se coaduna com a história gloriosa do clube.

Diz o grande líder:

"Nas primeiras seis jornadas, temos quatro penalties não assinalados a nosso favor e dois golos sofridos em fora-de-jogo." 

Podia ser o início de qualquer coisa, esta frase. Mas, logo de imediato, diz o seguinte:

"Não sei se já há faixas encomendadas por alguém, mas quero relembrar que continuamos a depender de nós".

Então se continuamos a depender de nós é porque até aqui, dependemos sempre de nós, o que não bate muito certo com a primeira frase.

Depois, continua: "Para não ver um fora-de-jogo daqueles, o árbitro ou é cego ou não tem competência. Há outras equipas que por vezes também não são competentes mas têm sempre quem os ajude. E ontem isso ficou claro."

O "outras equipas" tem um só nome, mas LFV parece ser incapaz de o dizer. De resto, chamar cego e incompetente ao árbitro não será, com certeza, um estímulo positivo para a próxima vez que o senhor do apito arbitrar um jogo nosso. Mas isso também é irrelevante, parece.

"Isto compete a quem dirige a arbitragem, olhar para o que se está a passar. Os erros são flagrantes e têm sempre o mesmo destinatário."

Ah, claro. O que vai o Benfica fazer perante tamanho descaramento, tamanhos roubos, que já decidiram o campeonato (pela enésima vez)? Alertar o gajo que manda nos árbitros há não sei quantos anos.

Por fim, mais do mesmo, o contra-senso em menos de três segundos:

"Não podem continuar a brincar com o Benfica. Temos de dizer basta. É gravíssimo o que hoje se voltou a passar. O Benfica é sempre nitidamente prejudicado. Mas temos de continuar unidos porque ainda não perdemos nada".

O que vai o Benfica fazer em relação à arbitragem que tanto tem prejudicado o clube? Vai dizer "basta". Pela centésima vez, com o mesmo resultado de sempre. Nenhum.

Mas há mais: "o Benfica é sempre nitidamente prejudicado" mas se nos mantivermos unidos (quem? Os adeptos? Nós e os árbitros?) tudo vai correr pelo melhor, porque "ainda não perdemos nada".

Isto é claramente um discurso de alguém que não tem um rumo, não tem uma estratégia. É o discurso de alguém que se limita a debitar disparates, sem tomar decisão nenhuma e para quem, com a força e a crença no divino, tudo se resolverá.

Sobre a atitude geral da equipa, que jogou sem empenho, sem garra, sem vontade (e isto é unânime), nem uma palavra (já sei, essas coisas falam-se internamente).

7 comentários:

LDP disse...

Se Vieira viesse para a comunicação social puxar as orelhas aos jogadores continuarias a dizer que "né a estratégia correcta", ou que "expor os jogadores daquela forma é só mais um tiro no pé".

Não sabes tu, e não sei eu, o que e como foi dito internamente. Entre os três actores deste drama: jogadores, Jesus e Vieira. Mas isso não te dá legitimidade a criticar LFV de não ter lavado a roupa suja do plantel em público.

Eu compreendo-te, luis. Acredita que sim. Mas vejo-te demasiado nervoso e a puxar as coisas apenas e só para um lado. E não sei até que ponto isso seja salutar.

Anónimo disse...

LDP, o homem está lá há mais de dez anos. Já perdi a conta aos tiros nos pés, aos casos de má gestão.

Eu nervoso? Permite-me que te corrija, visto que estás completamente enganado. Nada nervoso, profundamente desiludido e desmotivado com aquilo em que se tornou o Benfica.

Os outros tiveram que bater de frente para perceberem. Nós podiamos aprender alguma coisa com isso.

Pedro disse...

Cansado. Derrotado. Demostivado.

"Doi não ir ao Estádio e não ficar arrependido" - Li isto algures. Eu fui ao Estádio mas percebo totalmente o estado de espírito.

E vai ser ainda pior.

Esta vai ser uma época à Vieira. E os benfiquistas continuam sem perceber o que está mal.

Peyroteo disse...

Sem dúvida que o golo do Belenenses foi um erro grosseiro do assistente mas o Benfica tem que fazer mais, muito mais, tendo em conta o plantel que tem e visto que o adversário era dos mais fracos e inexperientes do campeonato.
Com o Porto a ser levado ao colo, perder pontos nestes jogos é fatal.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana disse...

Honra seja feita ao homem, ele disse que a equipa não tinha estado à altura, que não foi competente. Até estabeleceu o paralelo com o fcp, que não tendo sido competente, teve quem o "fosse" por ele e lá levou mais três pontinhos...

Anónimo disse...

Ana,

muito pouco. Muito pouco. Aliás, igual a zero. Como podes ver nas declarações do homem, tão depressa diz que fomos roubados como diz que ainda dependemos de nós.

Não sei quem disse aqui há uns dias que o BdC já afrontou com maior contundência o FCP do que o LFV em dez anos.

A Benfica TV pode vir a ser um rude golpe, mesmo que lateral, mas vai demorar tempo. E entretanto eles chegam ao 33.