sexta-feira, abril 14

Antevisão da 31ª jornada


PORTO-LEIRIA

A tragédia que se abateu sobre Co Adriaanse ensombra um jogo que deveria ser de festa para os dragões. A vitória em Alvalade colocou o Porto muito perto do título mas para o conseguir não poderá vacilar nos jogos complicados que ainda tem pela frente, a começar pela recepção ao Leiria. A equipa de Jesus já garantiu a manutenção e essa tranquilidade deverá proporcionar um bom espectáculo de futebol, pois Leiria e Porto são duas das equipas mais ofensivas do campeonato. Será também interessante perceber como funcionará a equipa portista sem o seu principal desequilibrador, Quaresma (finalmente um sumaríssimo!).

EST. AMADORA-SPORTING

A principal questão para esta partida é saber como reagirá o Sporting ao desaire de sábado passado. Sem deixar de olhar para cima, o Sporting precisa, acima de tudo, de garantir o 2º lugar, pois a presença na Champions League é essencial para equilibrar as finanças do clube. A vantagem de 4 pontos sobre o Benfica é confortável mas ninguém se esquece do que se passou em 2003/2004, quando o Sporting desperdiçou uma vantagem de 6 pontos e foi relegado para a Taça UEFA. Oxalá a história não se repita!
Para este jogo, Paulo Bento não terá Sá Pinto mas contará com a qualidade técnica de Nani para fazer mossa na defensiva amadorense. A equipa da Reboleira tem feito uma campanha bastante interessante e os actuais 37 pontos permitem uma abordagem relativamente tranquila a este jogo. Só mesmo a ausência de Manú, peça fundamental no contra-ataque tricolor, deverá preocupar o treinador António Conceição, aka Toni. Em condições normais, o Sporting sairá vencedor deste duelo.

BOAVISTA-BENFICA

O jogo mais sonante da jornada. No ano passado, o Benfica conquistou o título no Bessa mas agora as circunstâncias e as expectativas são bem diferentes. Aos encarnados pouco mais resta do que tentar alcançar o segundo lugar e mesmo esse objectivo afigura-se como muito pouco provável. O jogo com o Marítimo mostrou uma equipa desmotivada e a pedir férias.
Já o Boavista encara este jogo com outra motivação. Os axadrezados não vencem há 6 jogos e o calendário que se avizinha (visitas a Nacional e Guimarães, além da recepção ao Porto) “obrigam” a uma vitória sobre o Benfica. Caso contrário, a presença nas competições europeias poderá ficar comprometida.

Nas restantes partidas da jornada, destaque para 3 jogos escaldantes na luta pela permanência: Naval-Gil Vicente, Rio Ave-Académica e Vit. Guimarães-Penafiel. Muita atenção para este último jogo, pois qualquer resultado que não seja a vitória, deixará os vimaranenses com pé e meio na Liga de Honra. A fasquia da manutenção está colocada nos 40 pontos e o Vitória tem 30, com apenas 4 jogos por disputar. Quer isto dizer que, além de vencer os 3 jogos que disputará em casa (Penafiel, Boavista e Estrela), a equipa de Vítor Pontes terá ainda de pontuar no Estádio do Dragão... Dramático!

Sem comentários: