quarta-feira, abril 12

O que fazer a este Sporting!?

Tentando ser um pouco mais racional e afastando todos os eventuais cenários de síndromas psicológicos que se poderiam estar a viver em Alvalade, considero ser possível realizar uma análise mais fria daquilo que correu mal no Sporting este ano. Porque sim, um ano sem títulos para nós, ainda continua a ser uma época negativa, espero eu...

O Sporting tem neste momento uma equipa compacta, equilibrada, forte nos processos defensivos, mas já como alguém disse por aí, há aquela sensação de que falta algo. Falta mais qualidade de jogo, falta o criar de mais oportunidades de golos, falta aquela afirmação no terreno de jogo de uma equipa que sabe que pode ser superior,enfim, penso eu que há-que deixar de jogar demasiado na expectativa e ir mais para a frente e decidir o jogo. Pode parecer agora que me estou a queixar porque o Sporting apenas agora perdeu um jogo e afinal de contas, vinhamos de não sei quantas vitórias consecutivas. É verdade. Mas também é verdade que não ganhamos nada e que nos momentos decisivos voltamos a falhar. Logo, como não vamos acreditar em fenómenos sobrenaturais, só temos como alternativa pedir mais a esta equipa.

Então, para além da atitude e da estratégia de jogo da equipa, o que se poderia mudar então!?

Novos jogadores!? Parece ser que os pontos fracos desta equipa estão do meio campo para a frente. Custódio apenas defende, Moutinho está quase sempre demasiado sozinho, Sá Pinto é apenas raça e luta, Martins é ainda demasiado intermitente. Como soluções, um Romagnoli que desapareceu, um modesto João Alves, um limitado Loureiro, um acomodado Tello. Falta aqui qualquer coisa, não!?Lá na frente, parece que encontramos uma segunda versão do já bastante conhecido na Luz como “Sonecas”. Douala é anedótico e Koke uma incógnita. Só Liedson não basta. Assim sendo, seria preciso um trinco, um organizador de jogo e um ponta de lança. Pelo menos....Mas há um problema, os grandes jogadores custam dinheiro e mesmo com Carlos Freitas, será dificil conseguir no mercado, jogadores a um bom preço e que possam ser mais valias em relação aquilo que já temos.No Sporting também nos habituamos a ver anualmente novas promessas vindas das camadas mais jovens. No entanto, segundo o que li por aí, parece ser que Zezinando e Daniel Carriço, trinco e central respectivamente, são os que mais probabilidades têm de subir aos seniores para o ano. Assim, a nível de criação de jogo não haverá grandes mudanças obviamente.
Então qual seria a solução?
O Paulo Bento mudar de táctica, assumir um maior risco e fazer com que a equipa tenha uma maior vocação ofensiva!? Certamente.Mas eu creio que a solução pode passar também por outros "meios".
O mais sensato e mais lógico creio eu,para além dessa mudança de atitude/estratégia da equipa, será esperar que os ainda jovens Moutinho, Martins e principalmente Nani assumissem de vez o controlo do meio campo do Sporting.
Sendo muito, muito optimista e fazendo paralelismos com uma equipa que todos conhecemos e alguns de nós gostamos, o Moutinho seria assim o nosso “Xavi” , Martins o nosso “Deco” e Nani o nosso.....”Ronaldinho”(é apenas um paralelismo táctico e de estilo de jogo, não se ponham já aí a dizer que ando a comparar Nani com o "Dentuças" brasileiro como é óbvio!!!:->) má nada!!!Agora é só copiar o modelo!!!
E afinal de contas, Moutinho não terá que estar a ouvir o nome Rochemback sempre que joga, o Martins não deverá estar encostado à esquerda e sair aos 60 minutos só para que jogue o Sá Pinto e principalmente Nani terá a grande oportunidade de justificar aquilo que por exemplo os seus
companheiros de equipa já dizem dele. Pode até parecer contraditório, mas se calhar, nunca tanto como agora, o Sporting teve dentro de casa, as grandes respostas ao seus problemas. E isso deixa-me confiante!!!

Sem comentários: