domingo, abril 9

O síndrome de Dunkerke

O destino do Sporting assemelha-se, cada vez mais, ao fatal desígnio próprio dos dramas do romantismo de outros séculos. Ontem, mais uma vez, os leões tudo fizeram para morrer na praia, tal como milhares de soldados na dramática retirada de Dunkerke.

Longe de mim faltar ao respeito às dezenas de milhares de homens que perderam a vida nessa sangrenta batalha pela independência da Europa mas, passadas tantas décadas, torna-se impossível evitar - à proporção, como é evidente - a comparação com o descalabro que afecta o emblema verde e branco na hora das decisões.

Tal com o João recordou uns posts abaixo, são inúmeras as ocasiões decisivas nas quais o Sporting deixou fugir a glória e, ontem - para mim ainda é hoje -, mais uma vez, foi incapaz de conceber a excpepção.

O encontro foi de fraco nível técnico e o resultado final esteve longe de ser, para mim, uma surpresa: há muito que insisto na superior qualidade do plantel azul e branco.

Ainda assim, parece-me ser claro que Paulo Bento errou, de forma clara. Sem retirar qualquer mérito aos notáveis feitos deste treinador - um homem que, por diversas razões, admiro -, é preciso dizer que, neste decisivo embate, pecou por equívocos evidentes. O primeiro, de grave natureza, passou pela decisão de abdicar de Carlos Martins para promover a entrada de Nani, mas foi o segundo que pôs em causa todo o trabalho que esteve na base das 10 vitórias consecutivas.

Pela primeira vez desde que assumiu as funções de técnico principal, Paulo Bento abdicou dos princípios básicos que presidem ao seu sistema e pagou a audácia com o mais elevado preço: ao prescindir do defesa-direito para se expor num temerário 3-3-3, perdeu o controlo do meio-campo e cedeu a vantagem a um opositor que, até aí, não tinha forma de criar superioridade.

Claro que, tivesse a estratégia resultado, e todos os críticos/analistas louvariam agora a audácia do antigo médio. Hoje, como sempre, limito-me a constatar factos e a apontar as evidências, independentemente do "desportivamente correcto".

PS - Ou muito me engano ou, no final da próxima jornada, o Benfica vai ocupar o segundo lugar...

Sem comentários: