sábado, dezembro 17

SLB em primeiro.

Último jogo de 2011 coroado com uma goleada frente ao Rio Ave, por 5-1. O SLB entrou bem, pressionante e muito criativo no ataque. Foram 25 minutos de boas combinações e algumas oportunidades de golo. Contudo, foi o Rio Ave que marcou, num excelente golo.

A reacção benfiquista foi forte e ao intervalo já venciam por 3-1, um resultado totalmente justo.

Na segunda parte, que começou com o quarto golo, o ritmo baixou bastante e o jogo foi um pouco mais equilibrado, mais por falta de empenho dos jogadores encarnados. Chegou o quinto, ao cair do pano, e outros ficaram por marcar.

Positivo

1. A espaços, o futebol ofensivo da equipa do SLB. Já tinha saudades, confesso.
2. Nolito, claro. Cada vez mais me convenço da categoria do espanhol. Não só pelos golos que marca (tem tantos golos como Wolfs e Hulk) mas em especial pela garra com que joga, somando ainda a forma imprevisível com que muitas vezes desenha jogadas de ataque (aqueles passes "à Barça" são do melhor). Tem qualidade para ser titular deste SLB. Ponto. Aliás, veja-se a entrada de Gaitán, mais uma vez displicente, sem chama alguma, a parecer que está a fazer um frete. O espanhol quando salta do banco abana sempre o jogo.
3. Garay com um golo, já merecido.
4. Emerson fez o seu melhor jogo. Mas toda a gente percebeu que foi um mero acaso.
5. Javi, imperial.
6. Aimar e Saviola a demonstrar que juntos, fazem golos.
7. Artur, sempre seguro, sempre eficaz.
8. Maxi, num jogo ao seu estilo.
9. Cardozo, com mais jogo, joga e faz jogar. Não vacilou num momento muito importante.

Negativo
1.
Jardel não tem qualidades para ser titular. Falha constantemente, é impressionante. Também acerta, claro, mas é para isso que lá está, não é para errar tantas vezes.
2. Witsel continua em sub-rendimento. Bruno César foi para o banco, o belga devia ir a seguir.

No geral, foi uma boa exibição. Contudo, o adversário foi fraca oposição, especialmente a nível defensivo. Se o SLB quisesse tinha marcado dez golos. Houve momentos de desconcentração (muitos, até), perdas de bola infantis, e algum relaxamento que me continuam a preocupar. Mas esta até foi a melhor exibição dos últimos jogos.

16 comentários:

Pedro disse...

Vencemos e bem. Líderes!!! CARREGA BENFICA!!!

Aimar...que previlégio.

LC disse...

luis,

vou só falar de 3 jogadores mas no geral foi um jogo conseguido por todos...

vou dar o braço a torcer com o Nolito, mesmo trapalhão como o acho (é capaz de ser do estilo esquisito com os pés a marcar dez para as duas), é de utilidade extrema.

Sobre o Witsel, não está na melhor das formas, mas fez um belo jogo ontem na minha opinião, faz do seu futebol simples o que muitos não fazem com tricot.

Aimar, aquele passe para Saviola valeu o bilhete todo, AIMAR não é DIOS mas é DEUS.

Jorge Borges disse...

Com o Nolito o Benfica joga melhor. Os melhores momentos do Benfica esta época tiveram o Nolito a titular, o resto são "peanuts". Neste momento está à frente do Cesar e do Gaitán. Espero que o JJ veja isso.

Renovação do Maxi! ponto final na especulação e machadada nas esperança daqueles que se estavam a babar para vê-lo seguir as pisadas do Rodriguez. Tlvez a situação actual do amigo o tenha feito perceber que nem tudo são rosas naquelas bandas.
Maxi não é fantástico nem o melhor do mundo, mas tem garra, tem fibra. Boa notícia

Hugo disse...

Boa noticia a renovacao do Maxi. Ja me basta ter que levar com o Cebola la.

Jorge Borges disse...

o Witsel é fundamental no Benfica.

Anónimo disse...

Eu só posso aceitar que a não utilização do Nolito mais regularmente tem por trás uma qualquer explicação...
Será que o JJ está com receio de que lhe aconteça o mesmo que aconteceu ao Sálvio? Confesso que não sei.
Quanto ao jogo, não pude assistir, apenas vi os golos.
Encerrar o ano com esta goleada e em primeiro lugar é excelente, pode ser que os nossos jogadores que estão a baixar de rendimento consigam recarregar as forças durante esta pausa.
Saudações e votos de boas festas a todos!

Zita

Jorge Borges disse...

zita:
o salvio era emprestado, o Nolito é nosso, são coisas diferentes.

Tasqueiro Emigrante disse...

Actualizado:

Porto lider a par do Benfica com mais uma exibição vergonhosa de Duarte Gomes a tentar prejudicar o Porto...não conseguiram...parabéns e tentem para a próxima.

LC disse...

Tasqueiro, eu não vi o jogo do Porto, mas a vires queixar-te tens de reconhecer que os outros também o podem fazer quando falam nos últimos 30 anos de futebol em Portugal e mesmo não vendo o jogo tenho a dizer-te que o teu (não de todos os portistas) problema é estares mal habituado.

Pedro disse...

Tb fiquei surpreendido quando o Duarte "Peitadas do Belushi" Gomes não assinalou penalty nos mergulhos dos corruptos na área do Marítimo...Normalmente aquilo dava penalty, expulsão e repetição do penalty até dar golo....

Bota mal habituado nisso. Mas foi constatar mais uma vez o nome que mais se canta naquela pocilga...LOL...patéticos.

LC disse...

Pior (ou melhor) que isso é ver que o Befnica atormenta cada vez mais o peidoso, talvez tenha sido essa a razão do tasqueiro vir fazer este comentário.

Mas o Duarte Gomes até já afirmou que errou depois de ver as imagens na TV, já outros depois de verem imagens e ouvir gravações continuam a negar factos.

É este o estado do país...

também devo afirmar que o penalti a favor do Benfica é penalti mas eu como árbitro não o marcaria, pois no estádio nem me apercebi a não ser quando vi a repetição (no lance corrido não vi nada) que o Eder saltou de asas abertas.

Anónimo disse...

Jorge Borges,
Não sabia, pensava que estava emprestado como o Sálvio.
Obrigado pela informação, continuo confusa :-O

Zita

Anónimo disse...

O Nolito é nosso.

LC, ainda bem que o consideras extremamente útil. Só falta JJ perceber isso.

Jorge: Witsel é imprenscindível a jogar bem, não? Não o tem feito, contudo, admito que não tens melhor. Mas banquinho nunca fez mal a ninguém...

Pulha Garcia disse...

Não concordo com as críticas ao Witsel, um dos nossos melhores jogadores. Basta pensar que a subida de rendimento do Javi se deve em muito ao apoio defensivo que o Witsel dá, desdobrando-se também na posse de bola e nas desmarcações para o ataque. O que seria do Benfica em Old Trafford sem Witsel? Ou contra o Porto? Ou contra o Braga? Ou contra o Twente? O Witsel só não dá mais nas vistas porque o Jesus o tem empurrado mais para médio interior direito e sobretudo porque o nosso distribuidor por excelência é o Aimar. Com o tempo acredito que o Witsel vai chegar à importância do Luisão, Javi e Aimar, os nossos "monstros sagrados" ...

Saudações de glória

Anónimo disse...

Pulha Garcia, do Witsel espero sempre mais. Compreendo o que dizes, mas continuo a achar que não está bem fisicamente e isso é estranho num puto com 20 e poucos anos (já Gaitán é o mesmo).

O jogo de Witsel contra o Twente é a bitola que se deve exigir. E não é por ter marcado 2 golos (mas tem de ser jogador para marcar muito mais).

Pulha Garcia disse...

Luís,

no jogo com o Twente o Witsel marcou dois golos porque tacticamente o Benfica (Jesus) jogou de forma diferente do habitual (fazendo ataques pela zona central e não pelas alas, como os Holandeses estavam à espera desde o jogo da primeira mão, cheios de medo do Gaitán). Em circunstâncias normais o Witsel está na equipa para desarmar e distribuir jogo e na minha opinião a forma adulta como segura a bola em jogos particularmente difíceis e disputados é rara no futebol moderno e na idade que tem. O Benfica tem várias contratações de grande qualidade para este ano (Artur, Garay, Nolito, Bruno César, "Rodrigo", "Nélson Oliveira") ... a minha preferida é o Witsel, sobretudo por comparação ao que o Carlos Martins e o Sálvio andaram a jogar no último ano ...