segunda-feira, março 5

Benfica por fazer.

Era óptimo que jogadores, técnicos e adeptos entendessem uma coisa: a época ainda não acabou. Bem sei que é algo que se diz frequentemente, quando faltam ainda alguns jogos. Mas nem é esse o caso, agora.

Para o campeonato, faltam nove jogos. Não são cinco, nem seis. São nove. São 27 pontos. São deslocações do FCP à Madeira, por duas vezes, a Braga, outra. É receber o Braga. Bem sei que temos de ir a Alvalade e receber este Braga nunca será fácil. Mas, pelo que se vê, há ainda muita coisa para jogar no campeonato nacional.

Depois de ser impossível alcançar o primeiro lugar, se acontecer, é preciso garantir o segundo, o da Liga dos Campeões, sem pré-eliminatórias que estragam a pré-época.

Amanhã, frente ao Zenit, e em caso de vitória, o SLB pode arrecadar um total de 20 milhões de euros. Não é só o brilharete desportivo de passar aos quartos-de-final e estar lado-a-lado com as oito melhores equipas da Europa.

Depois, há ainda a Taça da Liga, parente pobre das competições internas. Contudo, vencê-la derrubando o FCP nas meias e o Braga (em princípio) na Final, e depois de um grupo complicado, não é o mesmo do que vencer o Freamunde e o Paços de Ferreira.

Jesus tem falhado muito. A insistência em Emerson, a frequente troca de Aimar por um ponta-de-lança, fragilizando o meio-campo, a má gestão de Gaitán-Nolito-Bruno César, o discurso fanfarrão e pouco cuidado, a não capacidade de motivar a equipa nos momentos mais difíceis... tudo isto desaparece se, no fim, se conquistar algo. E não estou a falar de títulos, necessariamente.

Jesus deve continuar caso a equipa responda com atitute e bom futebol até ao fim da época. Caso contrário, se se entrar na espiral negativa igual à do ano passado, Jesus deve sair por motivos óbvios: falta de títulos e consistência. E incompetência, claro.

31 comentários:

Mike Portugal disse...

O problema é que o vosso presidente não tem personalidade para dar um puxão de orelhas ao Jesus que é o que ele precisava. Para o LFV está tudo bem e o treinador não erra. Se fosse o PdC garanto-te que o Jesus não fazia algumas brincadeiras taticas.

Pedro disse...

Luis, o JJ acabou no SLB. Mesmo que aconteça um milagre e sejamos campeões. Está provado, com as decisões de JJ nestes três anos, que o que conquistámos foi APESAR de JJ e não POR CAUSA de JJ. Ganhámos o que ganhámos pq temos uma grande equipa, porque temos um jogador como Aimar, um goleador como Cardozo, acompanhados por Di Marias, Javis, Luisões, etc. Quando é preciso o dedo do treinador a coisa NUNCA corre bem. Serve para cilindrar as equipas menores mas incapaz de vencer equipas de maior valia. Para mim chega. Já mostrou que não serve.

Este título já foi. O 33º irá demorar bem mais tempo do que se esperava quando tínhamos 5 pts de avanço. O melhor plantel que vi no SLB arrisca-se a não ganhar nada. Luis, NADA!!! O culpado é apenas e só um.

A Champions é e será sempre um luxo extra. Passar o Zenit deveria ser quase obrigatório dada a qualidade da nossa equipa, neste momento acho que será apenas mais uma penosa noite de terça feira. Espero estar errado mas estou numa espiral claramente negativa.

Ainda faltam 9 jornadas...9 jornadas onde iremos perder muitos mais pontos. E sabes quem é que nos vai dar a machadada final naqueles que ainda acreditam? Pois...esses mesmos. É esta a aura negativa que me envolve neste momento só para tu veres...LOL

Acredito que fcp será campeão, com VP ao leme, a roçar os 10 pts de avanço sobre o SLB...até choro a escrever estas palavras.

Mourinho pegaria nestas minhas palavras e escarrapachava-as nos balneário e obrigava os jogadores e lê-las antes de cada jogo...

Peyroteo disse...

Se o Benfica não vencer amanhã dificilmente se voltará a endireitar nesta época. E, por consequência, o Jesus vai sair.
Obviamente que o campeonato ainda não está completamente decidido mas como dizia na antevisão do clássico, era muito mais decisiva uma vitória portista do que o contrário, pelo rumo que se vinha desenhando nos últimos jogos. E o Braga faz cada vez mais parte desta equação.

Mike Portugal disse...

Não acredito que LFV mande JJ embora se não passarem o Zenit. Acredito que vai mante-lo até ao fim da época aconteça o que acontecer.

Anónimo disse...

Mike, eventualmente terás razão, mas o LVF nem os próprios erros admite.

Pedro, o "post" é mais ou menos um auto de fé.

Nunca vi a equipa ser aquilo que muitos apelidavam. Nunca vi a equipa a convencer três ou quatro semanas consecutivas. Enfim, isto não me surpreende.

Contudo, o "post" mete tudo no mesmo saco: dirigentes, jogadores, técnicos e adeptos.

Se todos quiserem, ainda falta muito para conquistar.

Eu não gosto de Jesus como homem e cada vez menos como treinador. Contudo, acredito mais que manter-se a estrutura traz mais benefícios do que o contrário.

Vamos ver se Jesus aprende, vamos ver se ele evolui. Tem muito tempo até ao fim da época para melhorar.

Caso contrário, sairá pela porta pequena.

J. disse...

Bem, se despedirem o Jesus, então é que vai ser bonito...
Ok, que o homem tem defeitos e insiste em não ver isso e tentar pelo menos que sejam menos evidentes.
Mas eu vejo claramente um Benfica diferente para muito melhor agora com Jesus.
Mas o futebol é assim mesmo:Resultados!!!
Acho que o jogo de amanhã vai ditar grande parte da sentença

Anónimo disse...

"Não acredito que LFV mande JJ embora se não passarem o Zenit. Acredito que vai mante-lo até ao fim da época aconteça o que acontecer."

Nem outra coisa será de esperar.

O afastamento, por si só, não pode ser razão.

Contudo, se voltar a perder pontos em Paços de Ferreira, no Domingo duvido que se aguente.

Anónimo disse...

J, por não seres benfiquista não percebes que a época passaa foi VERGONHOSA.

Sim, ganhámos o campeonato há dois anos com um excelente futebol.

Não te esqueças que o treinador tem à sua disposição os melhores plantéis de sempre. Que é pao a peso de ouro. Que tem as melhores condições de treino do mundo.

Tasqueiro Emigrante disse...

Eu é que choro (Pedro SLB)...

Finalmente depois de tanto tempo deixas-te de insultar num comentário... deve ser milagre

Ou então deves ter visto o video do Rui Costa a ameaçar o delegado da Liga na garagem da Luz...

PS: Quanto ao campeonato não percebo...faltam 9 jogos (27 pontos) e acham que o Porto não vai perder pontos...eu acho que vai...principalmente na Madeira...

J. disse...

Eu acho que lá pelos Nortes, há uma equipa com um melhor plantel...

E tb acho que na época passada, o Benfica com Roberto e a perder os jogadores que perdeu ( Ramirez, David Luiz, Di Maria, mais Sálvio a meio da época) mais a contratação de Roberto tb contribui grande parte do falhanço do ano passado.
Isso e um Porto de AVB que arrasou por onde passou.

Peyroteo disse...

O que o Luís disse está certo. Depois de uma época muito abaixo das expectativas, o Jesus nunca sobreviverá a nova época cheia de desilusões, com a agravante de ter estado com o campeonato na mão e ter deitado tudo a perder em 3 jornadas. Sá Pinto não explica tudo!

Anónimo disse...

J, nesse tal clube nunca se queixam de jogadores que se vão embora.

Mesmo assim, foi dado o benefício da dúvida a JJ, daí estar há 3 épocas no clube, mesmo depois de uma das mais ultrajantes épocas desportivas do clube.

Esta época tinha tudo para ser positiva. E ainda tem. Depende de Jesus e dos jogadores, principalmente.

Outra coisa: esta época a qualidade do futebol é menor. Na época passada ainda se jogou um bom futebol durante bastante tempo. E foi o que foi.

Peyroteo disse...

J. eu não concordo que o Porto tenha melhor plantel. Mas talvez seja por isso que está em primeiro. Vítor Pereira não tem tanto por onde inventar. Ainda assim, já inventou algumas vezes.
O Benfica tem melhor plantel, talvez não tenha é um James ou um Hulk, e meio campo do Porto é mais consistente, principalmente porque Witsel teve até agora mais fama que proveito.

J. disse...

Sim, pensando bem, acho que tens razão.
O Benfica ganha nos centrais, e na linha da frente. Só com Nolito, Rodrigo e Cardozo tem jogadores que lhes garentem mais de 30 golos por época.
O Porto tem o melhor meio campo (ainda estou por perceber o negócio Lucho)e James/Hulk mais Álvaro Pereira(convém não esquecer)

Anónimo disse...

Artur, Maxi, Luisão, Garay, Cap, Javi, Aimar, Nolito, Gaitán, Saviola, Cardozo, Rodrigo, César, Oliveira.

Quase tudo jogadores internacionais, todos de qualidade, alguns te qualidade insuspeita, aqui ou em Marte.

Independentemente do FCP ter pior ou melhor plantel, exige-se mais do que o apresentado, entendes?

Não é necessário recorrermos a uma comparação com o FCP para dizermos que o SLB produz pouco para aquilo que devia.

Senão começo a comparar também com o SCP e afinal percebo que estamos muito bem.

Anónimo disse...

Eu acho que o plantel do FCP é ligeiramente inferior. Como equipa, contudo, estão acima.

Mike Portugal disse...

"...mesmo depois de uma das mais ultrajantes épocas desportivas do clube..."

Ai essa memória curta Luis.

A época passado do teu clube não foi ultrajante. O FCP é que foi quase imabativel.

J. disse...

Sim, e a comparação com o plantel do Braga com os mesmos pontos poderá reforçar essa mesma ideia.

Tasqueiro Emigrante disse...

O Benfica sofreu os 3 golos por culpa do Emerson e do Artur

1 golo - Emerson deixa o Hulk solto e à vontade para rematar

2 golo - Mais uma vez o Emerson que pézinhos de lã e com medo de ir à bola deixa o James rematar á vontade

3 golo - Independentemente do fora-de-jogo, o Artur devia ter chegada áquela bola. Primeiro porque tem 1,90m e depois porque tem a possibilidade de usar as mãos.

Fora os erros o Porto foi sempre melhor em equipa.

Anónimo disse...

Mike, fomos eliminados com uma vantagem de dois golos em casa e nem um empate conseguimos para não termos de fechar a luz (atitude que apenas nos humilhou ainda mais).

Isso foi do mais ultrajante que podes imaginar, basta perguntares a qualquer benfiquista.

De resto, ficámos a 20 pontos(?), fizémos uma triste figurinha na Liga dos Campeões e acabámos a época a definhar.

Além disso, passámos a época a sermos gozados com o Roberto, o "emerson" da época passada.

"Acardita" que foi humilhante.

Aqueles 3-0 contra os israelitas...

Pedro disse...

"Contudo, acredito mais que manter-se a estrutura traz mais benefícios do que o contrário."

Qual estrutura? A que defende Fernando Gomes e Vitor Pereira (chefe dos árbitros) ou a estrutura que diz que agora é ela q manda no futebol ora diz que a culpa é do outro ex-maestro? Ou a estrutura que mantêm a aposta num treinador que enterra a equipa nos jogos grandes sempre com decisões no minimo estranhas depois de ter chantageado a direcção para uma renovação de contrato ao mesmo tempo que dava abraços ao Pinto da Costa?

"Vamos ver se Jesus aprende, vamos ver se ele evolui."

Isto é um enorme auto de fé, luis. Enorme. Com tudo o que viste até hoje ainda tens essa esperança? Essa fé? ☺

Pedro disse...

A humilhação da época passada não foi "só" perder foi a FORMA como se perdeu. Foi sofrer um golo na Luz, para as meias finais da Taça, ainda estarmos em vantagem na eliminatória e a equipa ficar derrotada logo. Foi ver os outros a fazer a festa do título na Luz e a equipa não ter brio para dar uma resposta no jogo da Taça. Foi ver uma equipa sem força anímica quando disputa uma MEIA FINAL EUROPEIA com a FINAL mesmo ali ao pé...

Não foi o perder. Foi como se perdeu!!!!

Anónimo disse...

O futebol é irracional, Pedro. Sim tenho a fé, pois argumentos não tenho nenhuns. :)

Joao disse...

Se o ano passado havia Roberto este ano desde cedo que se percebeu que havia uma nova coqueluche para os adversários: Emerson

Jorge Jesus disse claramente no início de época que o lugar de defesa esquerdo era para o Emerson, independentemente de haver concorrência para o lugar (consta que contrataram um campeão da Europa/Mundo para o efeito).

Em Janeiro com possibilidade para emendar o erro resolveram manter as coisas como estavam...

Sinceramente acho que na cabeça de Jesus e alguns dos jogadores deve estar a ideia de que é melhor perder esta eliminatória com o Zenit para não ter o risco de jogar com um Real Madrid ou um Barcelona...

Pedro Almeida disse...

O onze base do FCP (com James a titular, obviamente) talvez seja ligeiramente superior ao do Benfica, na totalidade do plantel parece-me que o Benfica tem mais soluções, o FCP tem menos banco.

É insustentável JJ continuar na próxima época, os erros são muitos e sempre os mesmos.
Não podemos ficar reféns de um treinador, com a qualidade que o plantel tem e com 2 ou 3 reforços chave (lateral esquerdo e direito, nº10) não é preciso nenhum mestre da táctica para meter a equipa a ganhar.
Talvez o que faça mais falta é ainda quem consiga trabalhar bem a mentalidade dos jogadores, a ver se matam aqueles fantasmas todos que têm na cabeça sempre que se aproximam jogos decisivos.

J. disse...

Vá lá, especulando um pouco aqui, quem é que vocês acham que poderia ser o próximo treinador do Benfica?
Português, só para um Leonardo Jardim. Estrangeiro, neste momento é sempre um tiro no escuro! ou então é alguém inquestionável, mas mesmo assim não vejo muitos nomes disponíveis.

Jorge Borges disse...

O treinador não é perfeito e tem culpas. Todos as têm. Toma decisões difíeis de compreender. Claro que sim. Mas isso acontece com todos. Até com o Guardiola ou com o Mourinho.
Há um mês atrás os adeptos do clube que agora vai em 1º diziam que o treinador era uma merda, que nem iam à europa, blá blá blá. Hoje é o que vemos, lemos e ouvimos...

Isto para dizer que, enquanto os benfiquistas não virem onde está o problema, seja qual for o treinador nunca vamos passar disto...

Comem-nos as papas em cima da cabeça e nós deixamos, mais apoiamos (é força de expressão que eu nunca me deixei enganar) ex altos dirigentes da "estrutura" para liga, depois para a federação.
Negocianos, depois já rompemos negociações, mas afinal volatmos a negociar e tenho a certeza que lhes vamos de novo entregar as trasnmissões televisivas, a um indivíduo de quem o irmão há poucos dias disse que mandava em tudo, e cuja cor clubistica todos conhecemos. O irmão chegou a duvidar do seu próprio valor devido às manobras que sabia existirem...

Por tudo isto, enquanto LVF lá estiver, será um capeonato de longe a longe, só para entreter.
precisamos de um prsidente que fale menos, e de preferência diga menos baboseiras, e actue mais, e saiba, principalmente identificar os inimigos do Benfica.

Pedro disse...

"Mas isso acontece com todos. Até com o Guardiola ou com o Mourinho."

Mas esses ganham. Esses têm autoridade para serem "teimosos", para tomarem opções estranhas. Ganham. Se Jesus ganhasse podia ser teimoso que ninguem reclamaria...agora assim...

Jorge, é óbvio que o problema não é só Jesus. E nem é ele o principal problema. Mas é um problema. E como tal tb tem que ser resolvido.

Tasqueiro Emigrante disse...

Isto aqui parece como na Espanha...

Os do Real Madrid (Benfica) a auto-proclamarem-se os melhores, mas quando apanham com o Barcelona (Porto) levam sempre nas cascas :) eheheheh

Joao disse...

Jorge Jesus tal como Vítor Pereira têm de fazer bem melhor com o plantel que têm...

Olhamos para o Leonardo Jardim por exemplo que apenas tinha treinado o Beira-Mar na primeira liga, com um plantel mais uma vez em construção (principalmente na defesa) depois de terem saído alguns dos melhores da época passada (incluindo o treinador) e com os suplentes dos rivais (Ruben Amorim, Ukra, Helder Barbosa entre outros) faz um campeonato fabuloso (em crescendo) quer a nível de pontuação quer ao nível da qualidade de jogo apresentada.

Um dos problemas de Jesus é por exemplo apostar apenas em 14/15 jogadores, fisicamente esgota-os. Nos últimos 3 anos foi o que aconteceu. No último terço do campeonato foram-se sempre abaixo...

Iniesta de Mundet disse...

Jesus tem tido vários problemas e o maior de todos penso que foi Ruben Amorim. A forma como se desperdiça um jogador que era a única alternativa a Maxi ou Witsel e que também poderia dar mais equilibrio à equipa jogando a médio direito quando necessário foi dispensado a para um concorrente directo. Já nos tinha feito muita falta no ano passado, com com as lesoes e este ano arriscamo-nos a ir pelo mesmo caminho.

Pelo menos parece já ter percebido que o Nolito tem de jogar, menos mau. Falta ensinar a Gaitan que nao está a jogar com os amigos da rua, perceber que Emerson nao tem categoria para jogar no Benfica e que, por muito que aprecie Rodrigo e Nelson Oliveira, fazer do Saviola o novo Nuno Gomes em termos de minutos de utilizaçao é um crime.javascript:void(0)