terça-feira, março 20

Este futebol português mete nojo.

Não vi o jogo do SCP mas, pelo que tenho lido, pela enésima vez, um árbitro teve influência no resultado final. E agora, que nem sequer é com o meu clube, é mais fácil falar.

São este tipo de jogos que "encostam" uma equipa. Depois de um exigente jogo europeu, uma deslocação a um "terreno difícil". Se calhar deveria chamar-se "terreno impossível", tendo em conta a actuação do árbitro. No SLB sabemos bem o que é, há muitos anos.

No futebol, por vezes, não basta jogar bem, ter oportunidades. Mas o futebol português tem esta particularidade: quando se joga mal, os erros dos árbitros são como que "perdoados" por algumas gentes, que se justificam dizendo "o árbitro errou mas vocês não jogaram nada".

Andamos há anos nisto e mais uma vez, esta época, é difícil acreditar seja no que for. É difícil ir ao estádio, largar dinheiro que custa a ganhar para arriscar ver um gajo de preto estragar um jogo. É até cada vez mais difícil juntar um grupo de amigos num café para ver um jogo. Já ninguém tem paciência e já ninguém está para se chatear.

A rábula do alargamento, mais a rábula do corporativismo bacoco dos "verdadeiros heróis", mais a rábula semanal de lances erradamente ajuizados com implicação directa nos resultados, mais as assistências de 100 pessoas, mais os opinadores profissionais que se limitam a debitar violência intelectual, mais os emprestados que se constipam, tudo junto, dá o futebol português. Uma vergonha, uma autêntica vergonha.

Enquanto esta classe de dirigentes e árbitros poluírem o nosso futebol, só haverá mais do mesmo. Chega a ser ultrajante a forma como tudo isto acontece à nossa frente.

46 comentários:

Peyroteo disse...

Ainda estou de boca aberta com o primeiro penalty.

Tasqueiro Emigrante disse...

É acabar com os árbitros amadores e tornar-los profissionais, senão vão continuar os erros e as preferências clubisticas.

Ou então é chmar árbitros estrangeiros que sejam imparciais.

Na champions todos respeitam os árbitros e ninguém se queixa...porquê? Porque são de Países diferentes das equipas que jogam.

Peyroteo disse...

Quais árbitros profissionais?! Só iam ganhar ainda mais dinheiro e roubar na mesma

Tasqueiro Emigrante disse...

Peyroteo


Acho que foi depois disto:

http://www.youtube.com/watch?v=E3LL4g9j8jM

que o Bruno Paixão começou a não gostar do Sporting! eheheh

Pedro disse...

Luis, o engraçado é que andamos a refilar há anos e levamos como resposta o "joguem mas é à bola". Quando toca aos outros é isto que se vê...

Somos os únicos que reclamamos sempre. Mesmo que os nossos dirigentes optem pelo silêncio nós reclamamos sempre.

O LDP escreveu algures um post fantástico sobre isso que, com o devido respeito, vou copiar para aqui:

"No ano do Quique, em pleno estádio das antas não nos deixaram saltar para a frente do campeonato. Os benfiquistas já falavam de arbitragens antes e continuaram depois...

Quando fomos campeões, andámos o campeonato todo a relembrar que a lebre do Salvador só andava mais rápido devido ao colinho. Antes já falávamos de árbitros e nem por só termos conseguido carimbar o título a meia hora do final do campeonato nos calámos...

O ano passado, já antes do Olegário ter sido homenageado na af porto nós falávamos deles, e continuámos assim até que o Xistra nos deu o xarope para a tosse. Mas continuámos a fazer barulho...

Este ano tem sido assim. Desde o Otamendi que só não foi tomar banho mais cedo, logo na segunda jornada, porque a água do duche demora a aquecer que não nos calamos.
Nos ultimos jogos então destravaram de tal modo a coisa que jogadores nossos sofrerem penalty só se for algum Boeing 747 que cai a pique na área...E ainda vemos amarelos por sermos sodomizados em frente á baliza.



No meio de tudo isto, alguns iluminados são capazes de dizer "E parabéns aos que aplaudem, ou no mínimo, não estranham este estado de coisas, excepto quando lhes calham serem roubados em foras de jogo..."


Aplausos não vi nem ouvi. Mas já sobre os camaradas da apaf...hate to say I told you so.

Agora esquece-te de mais este episódio triste a que todos assistimos e a que alguns chamam de futebol, e daqui a dois dias volta com a boquinha do "discruso formatado dos vermelhos" e não acordes. Não acordes que não é preciso.

(mas se não quiseres adormecer tão rápido faz um favor e procura descortinar o roubo efectuado ao Leiria na jornada passada)"

Peyroteo disse...

Pedro, isso é assim com todos os adeptos. Quando é ao contrário, vocês também dizem isso de "joguem mas é à bola". Não vás por aí porque não te queixas mais do que nós, podes ter a certeza. Pelo menos com o mesmo discernimento :)

Tasqueiro Emigrante disse...

Discernimento é o que o Pedro não tem...normalmente as pessoas com palas nos olhos são como os burros...só ouvem e só olham para a frente...

Pedro disse...

Não Peyroteo, podes tentar por tudo no mesmo saco (táctica bastante batida do sistema, nem parece teu) mas não tens razão.

Quem critica a arbitragem como, por exemplo, eu critico, defende sempre que jogar bem ou jogar mal não anula qqr erro de arbitragem com influência no resultado. Tantas e tantas discussões que tenho tido aqui no Sector com os portistas residentes em que eles defendem exactamente isso. Que se jogarmos bem os erros não são fundamentais... tretas. Posso jogar péssimamente e ganhar. Posso jogar pessimamente e marcar um golo limpo que é anulado. Posso jogar pessimamente e ter um penalty a favor que não foi assinalado, etc etc.

O que não faltam aí no arquivo do Sector discussões sobre isso...

Discernimento? De quem acha q o SLB é levado ao colo? Claro que sim... nem tu acreditas nisso...

Tasqueiro Emigrante disse...

O Pedro não pôs o ☺ desta vez

...algo se passa :)

J. disse...

Já estava á espera de uma colagem destas, tipo "do agora já sabem do que passamos" e coisas do género.
E agora vão começar a dizer que tb ja foram roubados e o não sei mais o quê ou chamar-nos de calimeros.
Adiante...esta colagem para mim fica já por aqui.
Na minha opinião o Spòrting só se deveria concentrar neste personagem em vez de entrar em lutas com a classe de arbitragem.

Que explique como marca um penalty daqueles, sem sequer consultar um fiscal de linha. Nem quero discutir os restantes 4 lances polémicos. Esses até posso aceitar, ainda que sejam todos contra o Sporting.
Mas aquele penalty....

Mike Portugal disse...

Querem tornar o bruno paixao em profissional? O homem tem é que levar nos cornos e sair da arbitragem duma vez por todas.

Peyroteo disse...

Pedro, se calhar olhei para o teu comentário pelo lado errado. Eu aí concordo plenamente. A má qualidade da exibição de uma equipa não serve de atenuante para os erros dos árbitros. O que tem a ver uma coisa com outra? Quantos jogos são ganhos com exibições miseráveis? Muitos mesmo.
Ainda ontem o Sporting entrou muito mal no jogo e só começou a jogar a partir dos 30 minutos. E foi precisamente quando já cheirava a empate que o Bruno Paixão entrou em cena. Vou continuar a escrever sobre aquele 1º penalty até que os dedos me doam. E, apesar de existir, naquelas circunstâncias, ele não marcava o 2º penalty se fosse na área contrária. Tenho a certeza disso.

Anónimo disse...

"Na minha opinião o Spòrting só se deveria concentrar neste personagem em vez de entrar em lutas com a classe de arbitragem."

Claro. As coisas como estão, estão bem. Só o Paixão é que estraga tudo. Se não fosse o Paixão este futebol português era uma maravilha.

Isso é ser o verdadeiro calimero, tens toda a razão.

LMGM disse...

Não consigo estabelecer diferenças entre Paixão e Benquerença, estando muito próximo deste nivel o Gomes.

Já nem reajo. Outros virão e como estes serão promovidos até ao topo da carreira. A falta de qualidade na arbitragem é bem classificada e remunerada.

J. disse...

Já esperava um comentário deste tipo da tua parte Luís, assim que adiante....

Peyroteo disse...

De facto, J., que comentário esse. Se o problema fosse só um árbitro... Ou se isso resolvesse o problema maior.

Anónimo disse...

É o J., sozinho, contra o Mundo. Ou melhor, contra o Paixão, apenas. Haja paciência, sim, para os teus comentários que ninguém entende.

Lutar contra uma classe podre e claramente incompetente? Não. Deixemos andar.

É isto que tu defendes pelo que concluo que das duas uma, ou estás a brincar, ou estás simplesmente a ser do contra só para me foderes o juízo.

Pedro disse...

Pedro diz ao Josué aka Puke aka LDP, que a historieta que ele anda a debitar em todos os blogs carece dum problemazito;)

A seguir ao jogo no Dragão (as Antas já não existem), o benfica nas restantes jornadas, até ao final do campeonato, fez 25 pontos. Já o FC Porto fez 35. Eu acho que esse empate, não faz assim tanta diferença pois não? Até porque saindo com a liderança do Dragão ( mais 3 pontos que o FC Porto), o benfica duas jornadas depois, ao perder em Alvalade, perderia de novo a liderança.

Podes agora dar 32 voltas (vês até sei o nr de campeonatos que o benfica tem), nas tuas cuecas, que não arranjas argumentos. Pelo menos argumentos saudáveis.

Quanto ao Sporting, só tenho uma dúvida? O penalti do 2-0 existe? O holandês voador é mal expulso?

Epá sempre só levaram 2, o meu Porto levou 3 e ai ninguém se queixou!!!

Pedro disse...

P.S.

Adoro arquivos!

Alguns comentários sportinguistas (nem de dou ao trabalho do pôr os vermelhos devido à sua já conhecida espectacularidade), depois do roubo do Paixão em Barcelos, mas contra o FC Porto!!!

Peyroteo disse...

O 3º golo foi à Pedro Barbosa

11:20 AM


@oel@ disse...

"JOGAR MAL E AINDA POR CIMA SER ROUBADO É MAU DEMAIS"

Mas não é regra quando se joga mal não se deve criticar os arbritos?

Ou esta regra e apenas para o Sporting?

11:24 AM


Francis disse...

"Não se reparaste mas naquelas fintas a braçadeira de capitão trocou do braço esquerdo para o direito, assim como o rins..." muito bom, mesmo à Pedro Barbosa...

1:00 PM

Ide indignar-vos ao caralho, não sois diferentes de nenhum adepto, de nenhuma cor.

Tasqueiro Emigrante disse...

LOOOL

Daqui a bocado estão como o Rui Gomes da Silva no Dia Seguinte a ir buscar fotografias e "papyrus" do que se passou hà 10 épocas atrás...

J. disse...

Nem é pelo facto de ter perdido, apesar como dizia antes todos os jogos serem para ganhar mesmoque seja pelo quarto lugar.

O que está aqui em causa é um lance específico, repito.

Não discuto a possível expulsão de Guilherme na primeira parte, o segundo penalty, a expulsão de Schaars ou aquele lance polémico lá mesmo no fim.
Acredito que seja um critério, ainda que seja estranho serem todos em desfavor da mesma equipa.

O lance do primeiro penalty é outra coisa. Não é critério, é assinalar algo que no campo até acredito que possa ser duvidoso, sem consultar mais ng que até poderia ter melhor visão que ele.

LMGM disse...

Pedro ainda bem que só tens uma dúvida, o Paixão por exemplo não teve nenhuma. Tens noção ao menos de quantas entradas idênticas à do Schaars existiram no jogo? Tens noção de quantas deram amarelo?

Também não encontro diferenças entre o Puke e o Paixão.

J. disse...

Roubados já fomos roubados em vários jogos. Olha chateia mas acontece...

Mas aquele lance não é roubo. É diferente.
Aquele lance mostra total incapacidade de um individuo em arbitrar. Ponto final!!!

Não é um erro, é incapacidade minima de exercer a sua profissão e perceber o básico do que é ser árbitro.

Peyroteo disse...

Pedro portista, o que o cu tem a ver com as calças? Ao estar a elogiar um golo estou a dizer que o Porto não foi prejudicado?

Pedro disse...

Sabes muito tu...!

Mas aqui nem todos comemos com a mesma colher.

A minha opinião?

O Paixão é mau árbitro. É mau contra o Porto, contra o Sporting e provavelmente é possível encontrar por ai lances em que prejudicou o benfica.

Agora o Sporting não entrou no jogo com a mesma raça e vontade, que entrou nos jogos contra o City.

Mesmo que não queiram, o subconsciente pesa e um campeonato perdido, não incute tanta vontade aos jogadores, como uma taça UEFA que não está perdida, antes pelo contrário.

Óbvio que eu não considero nem mão do Schars, no primeiro penalti, nem tampouco amarelo pela falta.
Digo muitas vezes ao meu pai, que é um benfiquista dos tempos gloriosos, que em PT os jogadores abusam da fita e os árbitros são condescendentes.

Concordo com a profissionalização, porque passa a ser a principal ou até mesmo a única fonte de rendimento dos árbitros. E, meus amigos, quando o nosso ganha pão fica dependente da qualidade do nosso trabalho, acreditem que o nosso melhor vem ao de cima.

Poderíamos estar aqui dias a discutir isto, mas somos só adeptos e no fundo queremos é a nossa equipa no topo. O futebol não é uma democracia. Não é para o bem de todo o povo.

Peyroteo disse...

O paixão é mau arbitro mas o pior é que erra de propósito. Basta olhar para o ar de gozo dele. E nesses casos, profissionalizar é beneficiar o infractor

Tasqueiro Emigrante disse...

Peyroteo

Não sei se é ar de gozo.

O Bruno Paixão tem mesmo cara daqueles "panhonhas" em que se lhes dás umas minis ele faz o trabalho sujo.

Pedro disse...

Pedro portista,

Essa é outra lenga lenga típica.

Queres dizer que o campeonato seria o mesmo se o SLB tem derrotado o porto nesse jogo no dragão? Tudo seria igual??? O facto do SLB ficar isolado em primeiro após vitória na casa do rival não alterava nada? A moral de ambas equipas era exactamente igual??

Não falo de Guimarães mas se o penalty sobre o Aimar em Coimbra é assinalado e o SLB conquista os três pontos, o jogo seguinte, entre SLB e fcp seria completamente diferente. O espírito de cada equipa perante o jogo seria diferente. Se o árbitro não valida o golo fora de jogo acabava empatado e o SLB continuava isolado no primeiro lugar. Parece-me q as consequências para o resto da competição são fáceis de tirar...

Pedro disse...

Não percebes nada de futebol.

Não és isento nos comentários.

Só vês o teu lado.

És um bom adepto. Mas contigo não há discussão possível.

Melhora isso e depois conversa comigo.

E para que fique registado, não concordo de todo com o que escreveste.

Tasqueiro Emigrante disse...

Este Pedro Benfiquista...

Pela tua lógica se o Urreta não tem marcado aquele golo em fora-de-jogo a história do campeonato seria diferente...certo?

Lá está...de vez em quando as palas começam a tapar completamente a visão!

Tasqueiro Emigrante disse...

*Saviola...perdão...o Urreta é que estava em offside!

Jorge Borges disse...

Há algumas ilações a tirar:

- Há quem barafuste apenas quando é atingido (não falo de adeptos de clubes específicos - verifica-se em todos);

- Há quem contribua para a discussão, dando ideias de formas como se podem minimizar os erros;

- Há aqueles a quem convém que tudo se mantenha na mesma. Porquê? eu sei a resposta.

Como eu quero fazer parte daqueles que querem contribuir para que os erros dos árbitros sejam reduzidos ao mínimo exigível, aqui vai a minha opinião:
- Do que vi no resumo de ontem, os Sporting ttem mais do que razões de queixa. A entrada sobre o Xandão é "criminosa". Para vermelho directo! Este é para mim o lance mais grave de todos os erros do árbitro quase sempre em desfavor do Sporting e com influência directa no resultado. Quem não vê aquilo, não pode ver mais nada.

E se os árbitros, tal como os treinadores e jogadores, tivessem que ir à sala de imprensa. Como seria? Há prós e contras, mas penso que o facto de poderem ser controntados perante a opinião pública com erros grosseiros, podia, pelo menos a alguns deles, fazer com que pensassem duas vezes antes de "errar" e ter dualidades de critérios.

E mais, aqui estopu como treinador do Benfica: se o presidente da República é criticado, e qualquer outra pessoa o pode ser, porque raio é que os árbitros são intocáveis? O Godinho Lopes tem razões mais que suficientes para pedir a irradiação do árbitro. Se estes são os árbitros de melhor categoria, nem quero pensar (mas sei) o que se passa por ali abaixo!!!

Pedro disse...

Pedro portista, mais uma vez, argumentos nickles...mas tudo bem, é o normal em adeptos do porto.

Jorge, já dissemos isso noutro post, bastaria os árbitros terem que justificar, publicamente, o que fazem para muita coisa ser diferente.

Mas qd é a própria FIFA/UEFA a querer manter este status quo está tudo dito...

Tasqueiro Emigrante disse...

^^^^^^^^^^^^^^^^^
☺☺☺

Mr. Shankly disse...

Pedro, primeiro dizes:

"A seguir ao jogo no Dragão (as Antas já não existem), o benfica nas restantes jornadas, até ao final do campeonato, fez 25 pontos. Já o FC Porto fez 35. Eu acho que esse empate, não faz assim tanta diferença pois não? Até porque saindo com a liderança do Dragão ( mais 3 pontos que o FC Porto), o benfica duas jornadas depois, ao perder em Alvalade, perderia de novo a liderança."

E depois dizes:

"Mesmo que não queiram, o subconsciente pesa e um campeonato perdido, não incute tanta vontade aos jogadores,"

Como se não bastasse, ainda rematas:
"Não és isento nos comentários.

Só vês o teu lado."

A sério? A sério? A sério?

Mr. Shankly disse...

acrescento que escreveres sempre Benfica com minúscula não indicia minimamente que não sejas isento, ou que só vejas para o teu lado. Calhou o Caps Lock encravar sempre que escreveste "Benfica".

Tasqueiro Emigrante disse...

Mr. Shankly

Queixaste do Pedro escrever Benfica com letra minúscula? loool

Antes Benfica com minúscula do que o Pedro (SLB) escrever "Corruptos" em vez de FCPorto..isso sim é que mostra o carácter da pessoa.

Pedro disse...

Shankly não suporto malta mentirosa. Tenho-te em melhor consideração.

Esforça-te.

Quando escrevi campeonato perdido, falava do estado actual do Sporting. Ou alguém acha que o Sporting está a lutar pelo título? Está no máximo a lutar pelo lugar na Champions!

Quanto ao campeonato de 2008/2009, o benfica de Quique é que se auto excluiu da luta pelo título ao fazer uma 2ª volta, onde em 16 jogos fez 25 pontos? Resumir isso ao não penalti do Yebda...

Ee sim, escrevo benfica com minúscula, porque não merece o meu respeito (nem tampouco acho que ele interesse aos benfiquistas!!), visto que é um clube incapaz de ver nos outros qualquer qualidade ou virtude. Quando ganham são superiores, quando perdem são roubados. E isso meu caro companheiro blogger é conversa para boi dormir como se diz aqui em Viana.

Pedro disse...

Pedro benfiquista. Não sabes ler. Não tenho culpa. Os argumentos já foram escritos. Só se repetem dois tipos de pessoas: os professores e os gagos.

Não sou nem uma nem outra. Continua a escrever as tuas merdas no mágico, que é lá o teu sitio.

Francis disse...

Francis disse...

"Não se reparaste mas naquelas fintas a braçadeira de capitão trocou do braço esquerdo para o direito, assim como o rins..." muito bom, mesmo à Pedro Barbosa...

Pedro ( FCPorto ) alto e para o baile.
Onde é que o meu comentário ofende o teu clube ? Isso é outra história, e onde é que eu digo que o que quer que seja contra ou a favor do àrbitro ? Se digo que foste ou não roubado em Barcelos ? Eu apenas falo de uma jogada, e que jogada, Isto é ofensivo para ti ?

Tu tem calma contigo homem.

Mr. Shankly disse...

"Shankly não suporto malta mentirosa."
Nem eu. E não preciso de me esforçar: ser honesto é algo que faço com naturalidade. Se me disseres que mentira escrevi, faço mea culpa sem problemas. Se não conseguires, o mentiroso és tu. Pode ser?

Pedro disse...

Pode. Usaste algo que escrevi, para expor uma possível contradição minha.

Expliquei-te em cima, que estavas errado.

Em que ficamos?

Francis mas alguém falou em insultos?

Mas vocês lêem, o que os outros escrevem?

Ou chegam aqui e fazem "blblalbalbla patati patata, sa foda, vou ma´se escrever o que me vai na alma" ?

Francis disse...

Então para que usaste o meu comentário ? Não percebo.

Miguel disse...

Tenho respeito por vários árbitros portugueses. Pelo Bruno Paixão não tenho... o gajo é uma merda.

Alguém disse que a FIFA pretende manter tudo na mesma. Na minha opinião bem. As pessoas têm de aceitar que o erro existe e que há há lances que são subjectivos. Quantas vezes não discutimos já se é penalty ou não, depois de ver as imagens?

O que a FIFA certamente condena e que devia ter sido punido efectivamente são as práticas de corrupção, activa, passiva, etc e todo o tráfico de influências que o Apito Dourado mostrou para quem quis ver. Como é óbvio não bastou o Boavista nem o Guímaro nem o Francisco Silva. A moralização do futebol português teria de ter passado por uma pena efectiva ao presidente do Porto. Perdeu-se a oportunidade...

Mr. Shankly disse...

em que ficamos? Continuo a não ver a mentira que escrevi, portanto és tu o mentiroso. É assim que ficamos, pedro.

Luciano Silva disse...

Acho um piadão que a malta diga à boca cheia que os adeptos do Sporting são uns calimeros, que se estão sempre a queixar. Depois chego cá e afinal os do Benfica é que se queixam, sempre que são prejudicados, mas aí já não são calimeros. Apenas pugnam pela verdade desportiva... yeah right...

Também é interessante constatar que toda e qualquer equipa (ou será só o Sporting?) que não jogue muito bem não se possa queixar da arbitragem.

Mas está tudo bem, é o Sporting, que çafod@, não é?

Gostava de ver uma arbitragem, no jogo de hoje Benfica vs Porto, em que uma das equipas (não interessa qual) fosse escandalosamente roubada...

Alguma da malta que por aqui escreve ia dar um pinote na opinião. Aposto.

E já agora, isto, das arbitragens não é uma questão de competência ou preferência de clube. É mesmo uma questão de dinheiro e manter o emprego:

Vocês fazem ideia de quanto ganha um árbitro de futebol?

http://bancadadeimprensa.blogspot.pt/2012/03/afinal-quanto-ganha-um-arbitro-de.html