segunda-feira, março 12

Futebol Português - O Bluff

Que o futebol português não prima pela seriedade e que os seus dirigentes fazem pouco ou nada para promover a sua credibilidade, não é novidade nenhuma. Mas esta decisão de alterar as regras da competição a meio da mesma é reveladora da pouca vergonha em que estamos metidos. Bluff é um eufemismo, o futebol português é mesmo uma Merda, e não há ninguém que faça nada contra isso.

Portanto, se esta decisão se confirmar com efeitos imediatos, temos para aí 6 equipas com objectivos por cumprir e 10 que já podem meter férias. Não há mesmo maneira de pôr o Benfica na Liga Espanhola (digo Benfica porque é o meu clube, mas acredito que outros adeptos sintam o mesmo)? Podemos não ganhar nada, mas estou farto desta chafurdice a que chamamos futebol português, que acaba por ser o reflexo da sociedade em que vivemos, podre e corrompida, à mercê dos chicos-espertos da vida!

16 comentários:

Cantinho do Morais disse...

Portugal no seu melhor.

Premia-se quem joga pra não perder (últimos da 1ª Liga) e castiga-se quem joga para ganhar (3º e 4º da 2ª Liga).

No Futebol como na Sociedade. Valoriza-se a merda, em vez de quem luta!

J. disse...

Eu acho que chegamos a uma época, em que qq coisa que se faça,em nome de mais $ para alguns (que não todos) é justificada!
Já não há pudor nenhum.
E temo que não seja só em Portugal...

Mike Portugal disse...

Atenção que não é nesta época. É só para a proxima pois não foi aprovado por unanimidade. Mas não deixa de ser uma decisão idiota, pois o nosso campeonato precisava era de diminuir o nº de equipas, mas os clubes pequenos nunca irão permitir isso.

Joao disse...

Sinceramente acho que está na hora de criar uma liga ibérica...

Hugo disse...

Concordo com o alargamento mas nunca com decisões tomadas a meio da época.

Mike Portugal disse...

A sério Hugo, concordas com o alargamento? Gostava de conhecer os teus argumentos para concordares. É que eu não vejo vantagens.

Pedro disse...

O alargamento não é problema mas sim a forma como se processa. Mudar as regras a meio de uma competição?

16 ou 18 para mim tanto faz. Reduzir não faz sentido. Para mim era 16 equipas com 4 lugares de despromoção. Aumentar a necessidade de os clubes lutarem por pontos. Descerem só dois clubes é pouco...rapidamente a luta fica reduzida a 3/4 clubes...com quatro lugares de despromoção a luta apanha, obrigatoriamente, mais clubes.

Hugo disse...

Sim concordo. Vês algum sucesso nos campeonatos da Suiça ou da Escócia que adoptaram esse modelo de campeonato com número reduzido de equipas?
Acho que em Portugal se joga pouco e tens demasiadas pausas no campeonato.
Podes dizer que a actual conjuntura económica não comporta 18 clubes. Pois bem, eu acho que a crise se vai sempre reflectir, seja com 10 ou 18 clubes.

Mike Portugal disse...

Hugo e Pedro,

Eu defendo uma redução para 12 clubes a 4 voltas, que dá 44 jornadas, bem mais do que jogamos agora. Ah e também acabava com a taça da liga.

Ao fazer isto teríamos 4 classicos e derbies em vez de 2, mais jogos entre equipas que trazem publico aos estádios e uma luta mais feroz pelos lugares da europa e despromoção.

LDP disse...

"Podes dizer que a actual conjuntura económica não comporta 18 clubes. Pois bem, eu acho que a crise se vai sempre reflectir, seja com 10 ou 18 clubes."

Discordo, hugo.

E faço um exemplo para ir directo ao assunto. Imagina que actualmente em 16 clubes tens 100 sponsors que pagam para ter publicidade.

Se aumentares para 18, esses 100 sponsors irao, nuns casos dividir as parcelas de investimento por mais clubes. E noutros, simplesmente deixar de patrocinar clube A ou B, para se concentrar no clube C - resultado os clubes A e B que até antes tinham esse encaixe financeira deixam de o ter.
E muitas situaçoes matemàticas poderiam aqui ser descritas, mas acho que é claro o meu ponto de vista.

O contràrio acontece se encolheres a Liga para 14 clubes. Ou seja, o mesmo investimento complexivo dividido por menos clubes. E como o teu argumento é o da crise...

LDP disse...

*complexo

Pedro disse...

Mike, como o Hugo refere, não há nenhuma Liga com relevo europeu que tenha esses moldes de competição...

Mike Portugal disse...

Pedro,

Não há nenhuma liga de relevo europeu cujo país tenha o tamanho do nosso. Nós temos que nos adaptar e não seguir cegamente as receitas dos outros.

Pedro disse...

Lá está, mas nós até temos algum relevo europeu...as nossas equipas de topo conseguem, normalmente, fazer boas prestações europeias...andar no grupo da frente da Europa.

Adaptar uma Liga em que não há um exemplo sequer de sucesso...não me parece boa opção...

Riga/V-1-Boy disse...

mike

um aliga mais ou menos como a nossa de um pais mais ou menos como o nosso e que tnha 18 clubes? a holandesa

Jorge Borges disse...

Mais equipas implica menos receitas. pelo menos, menos dinheiro a entrar nos cofres de todos.
Eu defendo menos equipas e as receitas mais bem repartidas por forma a que todos tenham possibilidades de mais investimento. Só assim os campeonatos poderão ser mais competitivos.