quinta-feira, março 1

O post giratório que dá a volta e responde a... nada

Clássico, clássico e mais clássico. Já mexe, e de que maneira, o jogo que pode avançar com o, mais que provável, campeão da Liga portuguesa 2011/12. Quezílias e queixinhas à parte, é certo que as duas equipas se 'equivaleram' pontualmente, deitando por terra todos os prognósticos que sobrepunham alguma delas à outra. Os pontos que o FC Porto perdeu anteriormente, foram perdidos nas difíceis deslocações que o Benfica teria que fazer antes de receber os dragões e isso faz surgir de novo a duvidosa pergunta: Qual dos dois é o melhor?

Se para o jogo de sexta-feira, nem interessará muito qual dos dois é o melhor, essa pergunta para as contas finais da Liga interessará, e de que maneira. No 'clássico', existe um jogo e três pontos para ganhar, mas já está, por demais, admitido que a vantagem psicológica pode ser a 'chave' para o desfecho da Liga. Interessa então, mais do que nunca, a pergunta: Quem será o melhor no 'clássico'?

O Benfica, chega ao jogo com uma enorme responsabilidade nos ombros. Os cinco pontos perdidos em, apenas, duas jornadas colocaram em causa a superioridade da equipa e tudo dependerá da capacidade da mesma para encontrar a sua melhor versão. Javi Garcia regressará ao meio-campo e espantará os fantasmas que pairam na sua ausência. Mas se há alguém que acha que é o espanhol a panaceia para todos os males encarnados, ainda que a sua presença garanta um aumento de qualidade, daí se engane. Já não será por aí, o que torna o jogo um cenário especial para quem quiser encontrar outras falhas na armadura de Jesus.

É nessa certeza que entrará o FC Porto que, para este jogo já encomendou o espírito com que foram feitas as festas passadas. Um espírito que esta época foi sendo destruído aos poucos, com Vítor Pereira como principal exorcista. Será então possível reeditar as duas proezas da época transacta? Eu diria que sim, mas nunca da mesma maneira. O modelo é outro, as escolhas são outras, os jogadores são, em parte, outros, e para essa nova 'massa de pensamento' um novo 'espírito' terá de nascer. As equipas fazem história por elas próprias e não por feitos passados, e não haverá melhor cenário do que a Luz para saber de que 'massa' é feita esta nova equipa do Dragão.

O colectivo cresceu com as entradas de Lucho e Janko, mas sobretudo pela manutenção das escolhas. Recorde-se que até parte, bem avançada, da época, Vítor Pereira não tinha definido um onze, nem a sua defesa, nem o seu meio-campo, nem o seu ataque. Hoje por hoje, o onze aparece, para o mal e para o bem e na sua maior parte, definido e isso garante maior rotina e fiabilidade para as escolhas do 'técnico' espinhense. Obviamente que o FC Porto não aparece com o nível de outros anos - e conquistas - e a capacidade que terá para discutir a vitória no 'clássico' ainda não apareceu em jogo algum esta época. Ainda que digamos que a espaços ali, e a espaços aqui, apareceram 'coisas' dignas de registo, a regularidade e jogo de um campeão continuam na gaveta. E nisso, o Benfica, já demonstrou ser mais capaz.

Até agora, poderemos dizer que o ponto-forte, deste FC Porto de Vítor Pereira tem sido aproveitar as falhas do Benfica. Mas um aumento de qualidade no jogo do Porto e os pontos perdidos pelo Benfica fazem com que as questões sejam agora outras: irá o Benfica falhar no clássico? ou irá o FC Porto demonstrar capacidade para fazer falhar o Benfica?

Sim eu sei que terminei como comecei, mas todas essas respostas e mais algumas serão dadas dia 2 a partir das 20.15.

3 comentários:

J. disse...

Vai ficar 1-1!
Cardozo de penalty na primeira parte; Hulk a 10 minutos do fim empata!

Marco Morais disse...

J.

Respostas só a partir das 20.15 =))

Abraço

Tasqueiro Emigrante disse...

Benfica 1-0 Porto

Golo do Saviola no minuto 90+6 com a mão.