segunda-feira, setembro 16

Um bom leão

O início de campeonato do Sporting está a ser surpreendente, raiando mesmo a anormalidade. Tive que ver várias repetições do golo de Montero para me convencer que o Sporting acabara de ser beneficiado pela arbitragem. É raríssimo! Ainda para mais quando estamos perante um Olegário. Vou até colocar em plano secundário o facto do senhor do apito ter permitido que o Olhanense terminasse com onze. Fomos beneficiados! Ainda estou parvo.
Quanto ao jogo, um Sporting um pouco abaixo dos jogos anteriores mas ainda assim justificando plenamente os dois golos de diferença (o resultado poderia ter sido um 3-1 ou mesmo 4-1). Montero voltou a marcar, demonstrando também ser um bom jogador de equipa. Enganei-me quando pensei que seria muito difícil arranjar um sucessor do mesmo nível de Wolfswinkel. Montero, além de ter excelentes pés, tem a capacidade de Liedson no jogo aéreo. Um achado, portanto.
4 jogos, 2º lugar, melhor ataque da prova (12 golos), apenas dois golos sofridos. As perspectivas são boas e ajudam a esquecer o que passou na época anterior.

37 comentários:

J. disse...

Que grande jogador é este Freddy Montero.Que grande achado!!!

Estes próximos dois jogos (Rio Ave em casa, Braga fora) vão servir para tirar muitas dúvidas em relação a este Sporting.

HY disse...

Cuidado para não pormos as expectativas demsiado altas: quando algo correr mal (e algo vai correr mal...) não podemos desunir-nos e deixar cair os braços, como aconteceu no ano do Domingos. É cedo demais para pensar em vôos demasiado altos. Há que continuar sempre com a mesma mentalidade: o mais importante é ganhar o próximo jogo. As contas fazem-se no fim...

Peyroteo disse...

Exacto!

J. disse...

Obviamente, que vamos perder pontos e começar a empatar e perder certos jogos.
Esperem até começar haver lesões e castigos.
Mas acho que o terceiro lugar é perfeitamente alcançavel.

Luciano Silva disse...

Dá gosto ver Montero, sim senhor, um grande achado. O futebol português agradece (não sei quem o descobriu).

William Carvalho parece ser um jogador muito interessante, os sportinguistas dizem que é parecido com Patrick Vieira... tirando a parte da cacetada, que o Francês era exímio, concordo.

Mas todos sabemos que o Sporting costuma desabar como um castelo de cartas quando as coisas correm menos bem...

... e as vozes de fundo ainda se fazem sentir.

Anónimo disse...

Até parece que foi o primeiro golo fora-de-jogo do homem.

Bom início de campeonato do SCP, especialmente comparando a produção deste ano com a do ano passado.

Continuo a achar que um bom treinador é meio caminho andado (mas não chega, obviamente). Grande Jardim.

Infelizmente não tenho tido tempo para mais mas, do que tenho visto e lido, o SCP parece querer assumir-se como candidato ao título, o que só lhe fica bem.

J. disse...

Até parece que é só o Sporting que marca golos em for a de jogo. Se calhar o destaque que se dá a isso é que é um pouo diferente....

Não acredito que o Sporting seja candidato ao título. E não digo isso por se dizer poraí que a este Sporting não há que pôr pressão, mas sim deixar crescer.
Sinceramente acho que não temos equipa, muito menos plantel para isso.

Anónimo disse...

"Se calhar o destaque que se dá a isso é que é um pouo diferente...."

O grave é que acreditas nisso. Como se não houvesse frequentemente referências a foras-de-jogo do Benfica ou do FCP. Enfim, complexos inultrapassáveis.

Obviamente que a pressão até agora é outra. BdC conseguiu retirar a pressão, e tem gerido muito bem todos os incidentes.

Mas o Sporting não tem Europa, vai focar-se exclusivamente no campeonato, e isso é uma enorme vantagem (dentro do mau que é, claro).

80% das equipas do campeonato são iguais e o Sporting não tem tido grandes dificuldades.

Claro que se por acaso o Sporting fizer um campeonato do caralho, só com uma derrota e dois empates, vai haver uma equipa que vai terminar o campeonato só com um empate.

Pedro disse...

"Mas o Sporting não tem Europa, vai focar-se exclusivamente no campeonato, e isso é uma enorme vantagem (dentro do mau que é, claro)."

Era o que eu pensava quando ficámos pela primeira fora da Europa...mas Vieira não falha e deu-nos nova ausência na época seguinte! :)

J. disse...

Ai é!?
Então vai lá ver que outros golos se marcaram em fora de jogo este fim de semana.

Há um argumento que acho que arruma esta questão do título.
Tivesse o Sporting as lesões que o Benfica (sem ter ainda jogado na Europa) tem neste momento, e iriam ver os "onzes" que o Sporting iria apresentar.

LDP disse...

Na semana do Capela não houve penalties por assinalar noutros jogos?

zorg disse...

O Sporting tem tido bons resultados e está bastante melhor do que no ano passado, fruto da polémica decisão de Bruno Carvalho de colocar um treinador de futebol a treinar a equipa e não uma referência sportinguista, cheia de sangue na guelra e praticamente nenhuma experiência e conhecimento da profissão, como aconteceu no ano passado.

Em resultado, o Sporting está muito mais organizado, com muito melhores movimentações e os resultados têm aparecido.

Não concordo com o Luis é quando ele diz que têm aparecido sem grandes dificuldades. Os resultados têm sido claramente melhores que as exibições e, mesmo contra a Olhanense que é uma das equipas mais fracas da Liga, se não a mais fraca, o Sporting sentiu bastantes dificuldades.

A equipa está a crescer colectiamente, o Leonardo Jardim está a fazer um trabalho competente, mas ainda é cedo para começar a celebrar. Ficaria muito surpreendido se o Sporting conseguisse disputar o título este ano, dadas as evidentes limitações do seu plantel (o que não quer dizer que não possa acontecer).

Peyroteo disse...

Não me lembro de mais nenhum golo em fora-de-jogo do Montero. Contra o Benfica, ele não marcou em fora-de-jogo.

Peyroteo disse...

O Sporting joga sempre contra as equipas mais fracas da Liga, mas se formos ver os resultados... O Olhanense tinha acabado de empatar no campo do Marítimo, sofrendo um golo nos descontos. Campo esse onde o Benfica tinha perdido. E tinha 4 pontos em 9 possíveis. O Arouca também era a pior equipa do campeonato mas entretanto venceu o Rio Ave e no estádio do Nacional.
E os resultados do SPorting não têm sido melhores que as exibições, pelo contrário. Fez o suficiente para vencer o Benfica e podia ter perfeitamente goleado o Olhanense.

Anónimo disse...

Claro, Peyroteo. E o Cristo-Rei baixou, finalmente, os bracinhos.

Zorg, duas goleadas, um empate contra o milionário Benfica do milionário Jesus, uma vitória por 2-0, num campo sempre complicado (onde o Benfica, por exemplo, venceu com dificuldades no ano passado, e empatou antes e tal), não me parece que seja propriamente um percurso com dificuldades, antes pelo contrário.

Já o Benfica, com uma derrota, um empate, uma vitória nos descontos e outra contra uma equipa que ainda não venceu e só marcou um golito (contra nós, claro), tem tido bastante mais dificuldades.

Uns num extremo, outros noutros. Por agora.

Peyroteo disse...

Ele estava em fora-de-jogo no início da jogada. É diferente :)

Anónimo disse...

"Fez o suficiente para vencer o Benfica"

Como é que se faz o suficiente mas o suficiente não chega? És um lírico!

Peyroteo disse...

Jogou melhor que o Benfica, teve mais oportunidades. Podia e devia ter ter ganho.

J. disse...

Ainda não me responderam....este fds existiram ou não outros golos obtidos em fora de jogo?

No ano passado, jogar contra um Arouca em casa ou a Académica fora, era um suplicio. Se ganhassemos era por um, e a passar os ultimos minutos do jogo a sofrer.
Obviamente que este ano há uma clara melhoria.
Agora não nos iludamos, estamos só 1 ponto á frente do Braga, e nas próximas jornadas vamos jogar com o Rio Ave (que nos sovou em todos os jogos no ano passado) em casa e vamos a Braga.
Esta quase euforia, pode-se tornar rapidamente numa quase depressão.
Há-que ter cuidado!!!

Anónimo disse...

Teve mais oportunidades?! Fosga-se nem sei para que é que te dou conversa.

Peyroteo disse...

Deves ter visto o resumo da Benfica TV, só pode :)

Pedro disse...

Luis, acho que já devias conhecer o Peyroteo...
;)

Jorge Borges disse...

Independentemente de todos os argumentos que se têm esgrimido nesta caixa de comentários, há uma coisa que me parece incontestável: ninguém contava com um Sporting assim!
É uma equipa personalizada, que sabe o que quer dentro de campo e cujos responsáveis máximos (treinador e presidente) sabem bem os limites que têm, e têm-nos gerido superiormente de forma a não permitir uma euforia de certa forma compreensivel dado os resultados recentes e a juventude do plantel.
Agora há que perceber, e penso que a maior parte dos sportinguistas percebe e até está de certa forma preparado para tal, que os precalços podem acontecer a qualquer momento. O plantel é curto, jovem e talvez mais lá para a frente se comecem a sentir alguns efeitos menos positivos.

Isto tudo para resumir que o Sporting está de parabéns e os seua adeptos têm todas as razões para se sentirem felizes.

Quanto aos confrontos mais ou menos difíceis, na relação Benfica/Sporting não posso deixar de registar que o Sporting não se qualificou para a Europa, desinvestiu, ao passo que o Benfica é o finalista vencido da Liga Europa e a equipa manteve-se e até foi reforçada relativamente á temporada passada, pelo que nada justifica a quebra e o início titubeante dos encarnados!

Peyroteo disse...

E é de salientar o seguinte: O Sporting anda a jogar, no mínimo, com 6 jogadores da formação no onze. Neste jogo com o Olhanense foram até 7.

LDP disse...

Jorge, ninguém contava com uma classificação assim, direi antes.

No entanto todos sabemos que se fosse o Benfica a beneficiar, directa ou indirectamente, de erros de arbitragem em 3 jogos seguidos as palavras de ordem neste momento seriam "colinho" ou "andor encarnado".

zorg disse...

Luis, quando eu disse que os resultados são enganadores, queria dizer que não reflectem o que se passou dentro do campo. :) Acho que até o Peyroteo vai concordar que em ambas as goleadas o Sporting passou por mais dificuldades do que o resultado espelha e mesmo contra a olhanense - e não colocando em causa a justiça da vitória do Sporting - acabaram por ter a sorte do jogo.

Em relação ao jogo com o Benfica, acho que o entusiasmo do Peyroteo com este inicio de época do Sporting lhe está a prejudicar a capacidade de análise. Para mim é evidente que, não tendo feito um jogo excepcional, o Benfica teve mais e melhores oportunidades de golo. E nem vou falar da arbitragem, porque esse tema já foi amplamente discutido.

Mike Portugal disse...

LDP,

"erros de arbitragem em 3 jogos seguidos"

Agora já são 3 jogos? Foram os 2 golos do Montero em fora-de-jogo em 2 jogos. Qual é o 3º jogo?

E já agora: trocava de bom grado os 2 golos em fora de jogo pelas expulsões que deveriam ter acontecido nesses 2 jogos.

LDP disse...

Vai lá rever o jogo em Coimbra, Mike.

LDP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J. disse...

ahahah no jogo de Coimbra, não fosse o árbitro, tinhamos levado 4.
E contra o Benfica não fomos beneficiados, digam as vezes que quiserem.

Já agora, insistem em não me responder, qtos golos foram marcados em fora de jogo este fds?
Será o meu complex complexo inultrapassável certamente.

LDP disse...

Ainda bem que a basófia é exclusiva dos benfiquistas, não é J?

Quando se empata um jogo por 1-1 e uma das equipas marcou um golo ilegal ninguém foi beneficiado. Mudaram as regras e a fifa ainda não actualizou o site. Esta ficará para memória futura, J...

Já agora, eu tb te perguntei quantos penalties ficaram por assinalar na jornada do Capela e tu tb ainda não respondeste.

Mike Portugal disse...

LDP,

Eu já te disse que troco a expulsão do Maxi perto do final da 1ª parte, pelo golo do Montero.

Peyroteo disse...

Interessa é os erros em prejuízo do Benfica. Os outros... Já disse aqui da outra vez. O lance em que o Rodrigo cabeceia à barra também é em fora-de-jogo e estamos a falar de um remate na pequena área, não de uma recepção perto da área, como o Montero. Só que o Montero foi eficaz e o Rodrigo falhou. Nos dois havia fora-de-jogo, sendo que o do Rodrigo constituia uma oportunidade directa de golo e a do Montero nem sequer era uma situação de finalização.
Em Coimbra fomos muito beneficiados, os penalties não foram óbvios nem nada...
Zorg, o Benfica teve, vá lá, duas oportunidades de golo, tirando o golo do Markovic, sendo que numa delas o Rodrigo estava fora-de-jogo.
A oportunidade mais flagrante do jogo foi aquela em o Montero tirou, com a mão, o golo ao Carrillo. Era só encostar.

J. disse...

LDP, no jogo do Capela foram penalties....e expulsões convem não esquecer.

Ui, o Benfica a jogar com 10 metade do jogo e com aquela defesa...teria sido perfeito para o Slimani! :-)

Anónimo disse...

Peyroteo,

http://www.youtube.com/watch?v=rTWx48OswMY

1:36 - O Rodrigo está fora de jogo? Por que tu queres? É mais um exemplo do que eu já escrevi aqui: vocês mentem, e repetem a mentira até vencerem os outros pelo cansaço. Certo?

2:15 - A oportunidade do Carrilho (que não chegou a ser, mas ok) é que foi a melhor do jogo.

2:28 - A oportunidade do Carrilho (que não chegou a ser, mas ok) é que foi a melhor do jogo.

2:33 - A oportunidade do Carrilho (que não chegou a ser, mas ok) é que foi a melhor do jogo.

O que nós precisamos é de muita paciência para vos aturar. Estão na frente, estão com força, estão a aproveitar bem o embalo, mas não deixem que isso vos suba à cabeça e não se tornem insuportáveis na vossa mania da grandeza.

LDP disse...

Luis, o que é tudo isso comparado com o penalty sobre o Onyew...com o jogo parado? Peanuts.

Assim como as expulsões serem importantíssimas, menos quando um jogador do Benfica vê o vermelho por esbofetear a relva.

Como dizia o J. aqui há uns dias..."comédia".

Anónimo disse...

Pá, LPD, eu vi aquele jogo na Luz, do penálti do Jardel, que foi uma roubalheira do princípio ao fim, ao lado destes gajos todos. Nem aí foram beneficiados. Anos e anos disto! lol