domingo, fevereiro 19

"Águia" ferida e moribunda.

Se me dissessem que a gripe das aves chegou a Portugal, eu acreditava. A "águia" está ferida, não há como o esconder. Pior que o resultado, a exibição. Ainda pior, ouvir "olés" dos adeptos do penúltimo classificado.

Não me equivoquei nas minhas dúvidas em relação ao SLB. A equipa está macia, sem chama, sem força. Perder em Guimarães era o desfecho mais óbvio. Os indicadores de uma recuperação ficaram, mais uma vez, para a próxima jornada. A apatia, a pouca convicção, os passes errados, os erros defensivos, remetem a minha avaliação do jogo dos "encarnados" para uma palavra: desesperante.

Ninguém manda na equipa. A defesa são pedras desalinhadas. O meio campo é vazio, mesmo com Petit em esforço. As alas não existem, e o ataque é primário. A actuação do SLB, durante 70 minutos de jogo foi um desastre. Razões para tamanho descalabro? Muitas e as mais diversas.

Nesta altura, no entanto, pouco me interessa esmiuçar essas razões. Nesta altura, o importante não é a minha opinião, de simples adepto. Agora é aquela altura em que os jogadores do SLB têm de se superar, de se transcender. Nada está perdido ainda. E só os jogadores o podem demonstrar.

SLB um a um:

Moretto – Sem culpa nos golos, esteve bastante seguro em lances difíceis.
Nélson – Pouco interventivo no jogo ofensivo. Não está nada confiante. Se tem espaço para centrar, procura mais uma finta... e perde a bola.
Ricardo Rocha – A abnegação deixa-o mal nas fotografias. Sempre foi assim.
Luisão – Teve pouco trabalho e foi o mais esclarecido do sector defensivo.
Léo – Não esteve tão bem como nos últimos jogos, mas foi dos melhores. Combinou pouco com Simão.
Petit – Foi o que tentou ser mais esclarecido. Bem tentou mas ninguém lhe deu “cavaco”.
Fernandes – Na primeira meia hora deixou Petit sozinho. Depois apareceu mais em jogo, quando o Guimarães deixou de atacar.
Ferreira – Futre diz que é um excelente jogador e que vai vingar. Mas vingar o quê?
Simão – Pouco mais que esforçado. Rasgos, nem vê-los.
Nuno Gomes – Anda mais esforçado, já o disse vezes sem conta. Mas nem 20 golos me convencem. Ontem não acertou uma.
Marcel – Nem o conhecia e tenho esperado para comentar. Passou mais um jogo e lanço a pergunta: o Karadas não era melhor?
Karagounis – Entrou tarde e desta vez jogou mais à frente no meio campo. Para mim é o único no plantel que sabe circular a bola. Mas a jogar 10 minutos não sei se vale a pena continuar a dizer que o grego é bom jogador.
Manduca – desafiou as leis da natureza. Entrou já cansado o que, para “reforço/alternativa” não é um bom “cartão de visita”.

O Guimarães fez 30 minutos iniciais muito bons. Dominaram o meio campo e foram esclarecidos. Na segunda parte limitaram-se a defender, sempre com onze homens. Mas a verdade é que defenderam bem, longe da área. Jogaram com o tempo mas tiveram sempre o controlo do jogo.

O senhor árbitro esteve bem. Nos casos mais difíceis julgo que decidiu bem: no lance de Léo para pénalti, no cartão amarelo a Cléber e no golo anulado ao SLB. De resto equivocou-se em algumas faltas.

PS:Ouvir um estádio inteiro a gritar "SLB, filhos da puta, SLB" é degradante. É daqueles momentos que deviam deixar alguns a pensar se, afinal, não seremos todos "farinha do mesmo saco". Apenas depende do contexto. Ou então é mesmo um complexo de inferioridade sem resolução aparente.

PPS: Aproveito para deixar uma mensagem aos jogadores do SLB: na terça feira, lutem, corram e joguem futebol. O resto é uma certeza.

Sem comentários: