domingo, fevereiro 5

Mas o que é que se passa?

Depois do desaire em casa, frente ao eterno rival, mesmo assim beneficiando de um deslize do líder, eis que esta semana o Benfica voltou a comprometer as aspirações ao título, ao ser derrotado por (mais) um expressivo 3-1.
Koeman fez algumas alerações na equipa, a meu ver quase todas correctas, e o Benfica entrou em Leiria com vontade de demonstrar aos adeptos que o jogo com o Sporting tinha sido um acidente de percurso e que a equipa estava novamente na rota das vitórias. Na primeira meia hora o Benfica exibiu-se a um bom nível remetendo o Leiria várias vezes para terrenos recuados. O Leiria aguentava a pressão e sempre que possível acercava-se com perigo das redes de Moretto. Manuel Fernandes era o mais esclarecido jogador do Benfica, e só por mero azar é um excelente remate do jovem jogador do Benfica não deu golo. Na resposta os da casa também dispuseram de uma bola no ferro, a remate de Paulo César depois de uma boa jogada de envolvimento. Num remte de fora da áera, e sem qualquer oposição, João Paulo desfez a igualdade, dando um certo "sabor" a injustiça ao resultado. O Benfica tremeu, mas não caiu, chegando ao fim da primeira parte novamente a pressionar o adversário.
O Benfica entrou na segunda parte novamente mais pressionante que o Leiria, mas mais nervoso, e à medida que o tempo ia passando os jogadores do Benfica demonstravam cada vez mais esse nervosismo. Numa infantilidade digna de principiante Luisão permite um roubo de bola a Fábio Felício que depois de deixar Paulo César prossegir a jogada, foi concluir o lance, fazendo o 2-0. Foi o "golpe de misericórdia". A equipa do Benfica partiu-se. Koeman tirou Léo e fez entrar Manduca. Luisão era quase ponta de lança. As perdas de bola dos jogadores do Benfica sucederam-se e cada contra-ataque dos da casa era um calafrio para a defesa do Benfica. A dez minutos do fim, Manduca fez renascer nas hostes benfiquistas a possibilidade de chegar ao empate, mas foi Maciel, fruto de mais uma perda de bola em situação proibitiva, que fixou o resultado final: 3-1.
Ao contrário do jogo do fim-de-semana passado, esta noite o Benfica fez por merecer outro resultado, que é algo injusto. O Benfica criou oportunidades suficientes para ganhar o jogo, mas não conseguiu concretizá-las, faltando engenho e arte para contornar Costinha que fez (mais) uma exibição memorável.
O Leiria foi uma equipa fria e letal no contra-ataque, aproveitando sempre muito bem as falhas dos jogadores do Benfica. Foi uma equipa sólida a defender, e das vezes que permitiu que os jogadores do Benfica rematassem à baliza tiveram (quase) sempre Costinha a remediar.
Não percebi a entrada de Manduca, mesmo tendo ele marcado um golo. É um jogador muito lento e não vi que tivesse trazido nada de novo à equipa. Coemça a saturar a insistência num jogador que demonstra não ter qualidade para o Benfica. Robert exibiu-se a melhor nível, mas é definitivamente na esquerda que rende mais, mas nesse lugar...
Os erros de António Costa não tiveram influência no resultado final. Apenas anotar dois casos mais flagrantes: um fora-de-jogo mal assinalado a um jogador do Leiria, que partiu do seu meio campo e cartão amarelo ao Petit por uma falta que ele não cometeu (ou terá sido pelos protestos?).
Com tudo isto, numa semana o Sporting passou de quase arredado do título a 2º, ainda que provisoriamente, enquanto que o Benfica é para já 3º com possibilidade de passar para 4º no final da jornada...
Que grande trambolhão!!!

Sem comentários: