sábado, fevereiro 11

Os "Belenenses" 0 - 2 F.C.Porto

Confesso e admito a minha relutância em relação às alterações tácticas impostas por Adriaanse e continuo a achar que é arriscada e desnecessária a alteração de esquema de jogo a meio do campeonato, e sublinhe-se, sem que houvesse razões que o justificassem. Mas é a realidade que temos e é o futuro que se avizinha. Tenho que reconhecer que tanto no último jogo como neste as melhorias exibicionais são abissais, aparentemente a equipa já se revê no nosso figurino táctico e isso transparece, quer nas exibições, quer nos resultados.

Hoje o FCP consegue uma importante vitória num campo complicado e frente a um adversário que parecia bem mais complicado do que realmente foi. Mas isso também já tinha acontecido com o Braga no último jogo, será sorte azul e branca ou será que os clubes portugueses têm alguma dificuldade em adaptarem-se a um adversário tão ofensivo?

Analisando individualmente (confesso que já tinha algumas saudades):

Helton (6) - o substituto de Vítor Baía teve uma noite tranquila mas soube mostrar carácter e segurança nas poucas intervenções que foi obrigado a fazer;
Bosingwa (5) - irrita-me a forma pouco inteligente como este jogador, muitas vezes, se comporta. Não é que tenha comprometido na defesa, mas são pequenos disparates que chateiam.
Pepe (7) - enorme. Ele sozinho varre a zona central da defesa com categoria e segurança. Muito forte no jogo aéreo e com uma capacidade de antecipação fora do normal, está a revelar-se uma peça importantíssima deste FCP e um dos melhores defesas da liga. A forma como levou a equipa para o segundo golo é prova disso.
Cech (6) - Bem melhor e mais expedito que o companheiro do flanco oposto Marek fez um jogo regular, estando bem nas acções defensivas e ainda subindo no flanco para apoiar Ivanildo.
Paulo Assunção (6) - É claro que perde protagonismo com este esquema táctico, onde tem muitas vezes de apoiar Pepe no centro da defesa. É no entanto um elemento de equilíbrio e por isso valioso para o desempenho do 11.
Raul Meireles (6) - O papel que era anteriormente desempenhado por Paulo Assunção é agora o de Raul Meireles, que tem aproveitado bem a oportunidade para mostrar serviço e valor.
Lucho (6) - Sem a preponderância de outros jogos, este argentino é sempre uma mais-valia para qualquer equipa, na ausência de Diego é ele, muitas vezes, quem assume o controlo do jogo ofensivo portista.
Ivanildo (5) - Não esteve bem. Acho que não acertou um único cruzamento. Ainda ganhou algumas faltas a meio-campo, mas foi manifestamente pouco. Talvez tenha perdido a titularidade.
Quaresma (8) - Dois passes para golo e ainda uma bola no poste. Dizem que Quaresma está em baixo de forma, eu digo que ele está a adaptar-se ao novo sistema de Co.
Adriano (8) - Bisou. Pelo trabalho desenvolvido nos últimos jogos já se vinha a adivinhar a estreia a marcar do reforço de Inverno. Ao que parece, é solução para alguns dos problemas de concretização que se têm vivido no Dragão.
McCarthy (7) - Fez um bom jogo, e apesar de não ter marcado foi importante na manobra ofensiva da equipa, quer através das combinações com Adriano, quer soltando os extremos nas pontas.

Ainda jogaram Lisandro, Diego e Hugo Almeida, mas sem grande influência no rumo do jogo. Os três pontos já cá estão, agora vamos ver como se portam os adversários.


PS - Adriaanse já fala português!

Sem comentários: