quarta-feira, fevereiro 8

Milagre na Luz!?

"Num ano (entre Julho de 2004 e Julho de 2005), o Benfica baixou o passivo do clube de 375 milhões de euros para 315 milhões. Uma redução de 60 milhões que os responsáveis "encarnados" consideram ser possível manter. Uma convicção assente no cash-flow positivo que se regista actualmente no clube e que se prevê que continue.Um dos dados que mais tranquiliza os elementos que integram a equipa financeira à frente do clube da Luz prende-se com a origem e distribuição das receitas. Ao contrário do que sucedeu ao longo de muitos anos, o Benfica deixou de estar dependente de uma ou duas fontes de financiamento. Assim, o Benfica já não está refém de uma boa campanha nas competições europeias ou da venda de jogadores no final de cada época desportiva para obter os euros suficientes para equilibrar o exercício. Isto porque existe uma distribuição equilibrada das receitas sem que nenhuma delas represente mais do que 12 por cento do total.Um dos factores que contribui para a melhoria da saúde financeira benfiquista é a expansão do "kit de sócio". Tendo sido uma das bandeiras de Luís Filipe Vieira desde a sua apresentação (o presidente do Benfica chegou a apontar como meta os 300 mil sócios), este novo produto, só por si, permitiu que as receitas oriundas das quotizações crescessem para o dobro, tornando-se na principal fonte proveitos.Foi o próprio líder "encarnado" quem, há poucos dias, revelou que as receitas das quotizações são já superiores às dos direitos televisivos, uma rubrica anteriormente encarada como uma espécie de galinha dos ovos de ouro para os cofres dos clubes. Filipe Vieira anunciou ainda que o Benfica possui, neste momento, 140 mil sócios apontando agora como objectivo até ao final do seu mandato chegar aos 220 mil.

Estádio da Luz pago dentro de 4 ou 5 anos

Outra das previsões optimistas que os responsáveis benfiquistas deverão apresentar hoje é a do horizonte temporal necessário para o pagamento do novo Estádio da Luz. A nova "catedral" custou 160 milhões de euros, faltando pagar 65 milhões (20 milhões ainda devidos à construtora Somague e 45 milhões englobados no project finance que financiou a construção do recinto). Face à situação financeira actual e tendo em consideração os fluxos financeiros que se prevêem, a nova casa "encarnada" deverá estar integralmente paga dentro de quatro ou cinco anos."

in Público 08.02.06

Vamos lá ver, não é que duvide das reais capacidades de quem neste momento gere o Benfica, mas há certamente coisas aqui que despertam o meu interesse e suscitam alguma confusão.
Ora então reduz-se o passivo em 60 milhões de euros e assim paga-se quase na totalidade o estádio da luz e, como explicação para isso dão o aumento das quotas e o kit benfiquista!?
Quer dizer, parece-me a mim que mesmo tendo 140 mil socios pagantes que o total num ano de quotizações seria mais ou menos uns 20 milhões de euros,não!? e vá lá, sendo mais optimista ainda, vamos dar outros 10 milhões de euros com o kit do sócio. Mesmo assim, fica por explicar uma grande parte (um 50%) deste abatimento de passivo.
Assim que, antes de começar a duvidar destes feitos, agradecia que alguém me pudesse explicar um pouco melhor tudo isto, porque até ao momento a minha única explicação vai para o facto de haver de certeza absoluta, poços de petróleo na luz.

Sem comentários: