quarta-feira, fevereiro 22

SLB em vantagem para Liverpool.

65 mil pessoas, presentes no estádio da Luz (já lá vão algumas enchentes), viram o SLB derrotar os actuais Campeões Europeus, por 1-0. Por muito que custe a alguns, isso é o mais importante desta noite de futebol. Depois vem o dinheiro e os pontos conquistados. E mais um bocadinho de prestígio.

A vitória foi materializada com um golo de Luisão que, com um oportuno desvio de cabeça, sentenciou um livre marcado por Petit. E como não me lembro de mais ocasiões de golo, nem para o SLB, nem para o Liverpool, está feito o resumo das incidências atacantes do jogo. Jogo que foi o que se esperava: pouca qualidade em termos de espectáculo futebolístico.

Muita gente no meio campo, defesas de “betão” a ganharem vezes sem conta os lances aos atacantes e pouco espaço para a criação de lances de perigo, foram os principais condimentos de um jogo que, apesar de pouco espectacular, foi extremamente disputado.

Depois de uma primeira parte equilibrada, o SLB surgiu mais pressionante, a ganhar mais segundas bolas. O Liverpool veio jogar para o zero-zero e, diga-se, Koeman pouco mais quis. Mas foi o possível, provavelmente.

Os jogadores do SLB entregaram-se, lutaram, correram e sofreram. Quando assim é, a vitória raramente escapa aos “encarnados” - no contexto nacional.

No fim do jogo, vários apontamentos:

Luisão – É um jogador imprescindível.
Anderson – Várias falhas ao longo do jogo. É o que o diferencia de Luisão.
Léo – Está em forma e ganha bolas de cabeça mesmo que o adversário tenha mais 20 centímetros de altura.
Fernandes – O melhor dos três do meio campo. Está a subir de forma. Bem precisamos dele assim.
Petit – Mais defensivo do que o habitual, fez uma boa exibição.
Beto – Para mim não tem qualidade de passe (e para mais uns milhões de pessoas). Mas não é por aí que o SLB perde jogos. Pareceu-me que foi assobiado o que é, manifestamente, injusto - além de estúpido.

Koeman esteve igual a si próprio no banco. Pouco mais do que imóvel. Mas a equipa só parou de correr ao minuto 90. Então?

O holandês ganha outra vez pontos aos adeptos. Lançar Alcides a lateral direito pode não ser a melhor opção mas colocar o desastrado Nelson seria pouco sensato. De resto, falemos de Beto/Karagounis. O grego mudou um pouco o jogo mas o ritmo do Liverpool já era mais fraco, o que redunda numa boa estratégia. Enfim, são especulações minhas.

A eliminatória não está ganha, obviamente. O prazer da vitória já ninguém nos tira (o meu habitual périplo pela Net diz-me que há quem o tente, imbecilmente, fazer) mas vai ser muito complicado em Inglaterra. Mas por agora é tempo de aproveitar o sorriso e começar a pensar no difícil e decisivo embate com o FCP, no próximo domingo.

Sem comentários: