sexta-feira, maio 19

E o Defeso começa já aqui...


O diagnóstico está feito. Os responsáveis do Sporting já definiram as prioridades com vista ao reforço do plantel 2006/07, numa época que marca o regresso da equipa à Liga dos Campeões. Um defesa-central, um médio de cariz defensivo, um extremo, um número 10 e um ponta-de-lança.


A noticia já parece ser recorrente cada ano e as prioridades parecem ser quase sempre as mesmas. O Sporting já anda a procura de um extremo há anos, por exemplo....e parece que nunca o encontra. Todos confiamos em Carlos Freitas, mas tal como o ano passado não nos importamos de dar uma pequena ajuda. Existem alguns que vibram mais com esta epoca de defeso e contratações do que a própria temporada de futebol. Eu sou um deles!!! E assim não consigo deixar de evitar uma série de sugestões. Que sejam bons, de preferência baratos e sobretudo que queiram jogar no Sporting (mas quem não quer!?). Como isto daria um post demasiado longo seria melhor separar-lo por sectores.
Começemos assim pelas posições mais defensivas.

Defesa Central
Mercado Internacional - Enak, Tudor
Mercado Nacional - Rolando
Cantera - Semedo, Miguel Veloso, Daniel Carriço

Enak ( Dinamo Moscovo)
Certamente arrependido da decisão que tomou no Verão passado, seria um regresso saudado por muitos adeptos sportinguistas. Com a actual situação do Dinamo e com a transferência ainda por pagar, seria uma muito boa contratação do Sporting.

Igor Tudor ( Siena)
Central possante (1,93) de 28 anos, passa actualmente por uma etapa de menor fulgor na sua carreira. Depois de algumas épocas muito boas ao serviço da Juve, passou este ano sem grande sucesso por um clube de meio da tabela em Itália. Internacional croata, conta já com uma assinálavel experiência internacional que poderia ser bastante útil ao Sporting.

Rolando (Belenenses)
Jovem promissor, com uma rápida ascenção ( há dois anos era júnior no Belenenses) na Superliga, foi umas das principais revelações deste ano no nosso campeonato, isto apesar da época catastrófica da equipa de Belém. Titular da selecção sub-21.

Semedo, Miguel Veloso e Daniel Carriço.
Em principio um deles vai fazer parte do plantel do Sporting do próximo ano. Semedo já fez parte do plantel do ano passado o que lhe pode trazer alguma vantagem. Miguel Veloso prova mais uma vez que a sua polivalência poderia ser útil ao Sporting dado que depois de ter sido central e número 10 nos Juniores do Sporting, destaca-se agora como médio interior esquerdo. Daniel Carriço segundo alguns, vai chegar longe. Paulo Renato pode também entrar nestas contas.


Trinco
Mercado Internacional - Maldonado, Mineiro, Yussuf, Diarra
Mercado Nacional - Brum, Madrid, Costinha
Cantera - Zezinando

Maldonado ( Santos) – Internacional chileno, foi um dos principais responsáveis pela conquista do título paulista pelo Santos. Depois de actuar no Cruzeiro e no São Paulo, já vai sendo hora de pisar os relvados europeus. Possivelmente seria uma contratação cara para o Sporting, mas também aqui a garantia de reforço do plantel estaria assegurada.

Mineiro ( São Paulo ) - Já tive a aportunidade de ver este jogador no ano passado na Libertadores e na Intercontinental (onde foi o melhor em campo na minha opinião) e surpreendeu-me bastante. Actua á frente da defesa destancando-se especialmente na recuperação de bolas marcando até alguns golos. Uma espécie de Paulo Assunção, mas este é melhor jogador :->

Yussuf (Dinamo Kiev)- É o trinco da selecção da Nigéria e do Dinamo Kiev. Ainda é bastante novo ( 22 anos) mas já tem experiência de Liga dos Campeões. É um jogador que se posiciona muito bem, recupera muitas bolas e é eficaz no passe.

Diarra (Chelsea) – O menino prodígio de Mourinho. Contratado muito jovem ao Le Havre, tem tido porém poucas oportunidades de jogar na superequipa do Special One. Considerado por muitos como o novo Makelele, poderia ser um reforço importante na condição de emprestado. Talvez a possibilidade de jogar na Champions sirva de motivação extra para jogar numa equipa como o Sporting.

Roberto Brum ( Académica ) - É um dos melhores trincos do nosso campeonato e o "patrão" da Académica. É um jogador muito combativo e com boa leitura de jogo. No Brasil tinha a alcunha de "Senador".

Andrés Madrid (Sp.Braga) - É um bom trinco, principalmente por se posiciona muito bem, o que lhe permite recuperar inúmeras bolas. Não é nenhuma vedeta mas é um bom jogador de equipa.

Costinha ( sem clube) – Sportinguista assumido e neste momento sem clube, é mesmo assim o trinco titular da selecção. Com uma assinalável experiência internacional, poderia ser a voz de comando no meio campo que por exemplo Custódio não consegue ser. A seu desfavor tem uma série de polémicas fruto da sua forte personalidade.

Zezinando
Atrevo-me a dizer que neste momento é o jovem “made in Alcochete” que mais elogios e expectivas tem gerado nos adeptos sportinguistas. Eu próprio já o cheguei a ver “in loco”. Pareceu ser já um grande jogador!!!

Sem comentários: