terça-feira, maio 16

Scolari, estamos contigo.

Os 23 eleitos por Scolari foram apresentados. Do lote escolhido, há vários jogadores que eu nunca escolheria, por razões meramente desportivas: Ricardo costa, Nuno Valente e Hugo Viana.

Outros, como Maniche e Costinha, acredito que, em condições físicas normais, são uma mais valia. O primeiro, parece-me, ainda chegou a contar para o "onze" de Mourinho, o segundo, duvido que acedesse se não se sentisse preparado.

As outras opções são a base que não surpreende ninguém. São o resto do grupo que tanto orgulhou o país, há dois anos atrás. Ricardo é o "nosso" guarda-redes, por muito que custe aos "amantes" de Baía que, como facilmente se constatou ao longo desta época, está em declínio desportivo. Ricardo voltou às boas exibições e espero que, definitivamente, se calem com o Baía. Já mete nojo que o "irmão mais novo" ande sempre em redor da selecção, a provocar polémicas sem sentido. Ricardo merece o lugar, tanto como não mereceu a desfeita do "homem dos alhos", no Mundial passado. Ainda na defesa, Caneira é uma excelente solução para fortalecer o sector, debelado com a ausência de Jorge Andrade.

No meio campo defensivo haverá Petit e os já citados Costinha e Maniche.

No meio campo ofensivo, Deco, Figo, Simão, Boa Morte, Ronaldo e Tiago, vão tratar de encontrar os caminhos da vitória, que será selada, espero eu, por Pauleta ou Nuno Gomes. A estes dois, pode somar-se o nome de Postiga, um jogador que, na Selecção, tem tido um rendimento bem melhor do que nos clubes por onde tem passado - 22 internacionalizações e 9 golos marcados.

Temos uma boa equipa. As dúvidas são sempre muitas, especialmente em matéria futebolística e, ainda mais especialmente, quando alguém tem de escolher apenas 23 entre muitos. Scolari privilegia o grupo e, ao contrário do Jean Paul, acho mesmo que os resultados têm de dar-lhe razão. Porque todos nós fomos à Final do Europeu e fizemos uma qualificação para este Mundial sem qualquer derrota. Esses são os resultados actuais, não precisamos de esperar para avaliarmos o trabalho que tem sido feito.

Quaresma não foi convocado, e bem. Penso que teria dificuldades em "entrar" no grupo e, apesar de todos lhe reconhecermos qualidades, não me parece que fosse uma carta válida, pela inexperiência, aliada ao facto de sobre ele cair, em demasia, o espectro da resolução de todos os problemas.

Claro que alguns adeptos portistas - e não só, certamente - não compreendem esta decisão de Scolari, e isso eu até percebo. Mas a lista está feita e, tirando o Quaresma, quem mais o FCP podia ter na Selecção? Ninguém. E esse é capaz de ser o problema de alguns.

Sem comentários: