segunda-feira, maio 22

Mundial 2006 - Grupo B




INGLATERRA
Quarenta anos após a sua única conquista mundial, a Inglaterra aparece em 2006 com uma das equipas mais talentosas dos últimos tempos. Eriksson tem ao seu dispor um onze-base de grande categoria, com destaque para Gerrard, Lampard e Rooney (que, em princípio, recuperará a tempo da prova). No entanto, a Inglaterra nem sempre se mostra convincente como equipa e os percalços são frequentes (derrota com a Irlanda do Norte no apuramento e goleada de 4-1 num amigável contra a Dinamarca).
Outro dos problemas desta selecção parece ser o banco de suplentes. Com efeito, tirando os centrais, a Inglaterra não tem suplentes à altura, principalmente porque lhes falta experiência internacional. Por exemplo, Lennon e Walcott (apesar de talentosos) nunca vestiram a camisola da selecção.
Ainda assim, se Rooney estiver apto e o onze base não for fustigado por lesões ou castigos, podemos esperar uma Inglaterra forte, a começar pelo seu grupo, que, diga-se, não é nada fácil. A Suécia tem qualidade para disputar a vitória no grupo e o Paraguai é sempre um adversário complicado devido à excelente organização defensiva.


Equipa-Tipo: Robinson; Gary Neville, Terry, Ferdinand e Ashley Cole; Beckham, Gerrard, Lampard e Joe Cole; Rooney e Owen.
Outros convocados: James e Green (GR) Sol Campbell, Carragher e Bridge (DF) Carrick, Jenas, Hargreaves e Downing (MD) Aaron Lennon, Crouch e Walcott (AV)


SUÉCIA
A Suécia tem tudo para brilhar neste Mundial. Um grande guarda-redes (Isaksson), uma defesa sólida, extremos rápidos e tecnicistas (Wilhelmsson e Ljungberg), além de uma dupla de ataque temível (Larsson e Ibrahimovic). Repetir o 3º lugar de 1994 será pedir muito mas há boas possibilidades de melhorar a prestação de 2002 (eliminada nos Oitavos-de-final). Lars Lagarbäck aparece agora como único seleccionador após várias anos em que fazia dupla com Tommy Söderberg.

Equipa-Tipo: Isaksson; Nilsson, Mellberg, Lucic e Edman; Wilhelmsson, Linderoth, Kallstrom e Ljungberg; Larsson e Ibrahimovic.
Outros convocados: Alvbage e Shaaban (GR), Hansson, Stenman e Karl Svensson (DF) Alexandersson, Anders Svensson e Daniel Andersson (MD) Jonson, Allback, Elmander e Rosenberg (AV)


PARAGUAI
As últimas três vezes que o Paraguai esteve presente em Mundiais, conseguiu sempre o apuramento para os Oitavos-de-final, o que constitui um sério aviso para Inglaterra e Suécia, os favoritos do grupo. O seleccionador Aníbal Ruiz (um uruguaio) conta com a experiência de jogadores como Gamarra, Paredes, Toro Acuña e Santa Cruz (apesar de ainda jovem) mas há novos jogadores a despontar, casos de Júlio dos Santos (Bayern Munich) e Nelson Valdez (Werder Bremen). Trata-se de uma equipa equilibrada e que certamente estará na luta pela passagem aos Oitavos-de-final.

Equipa-Tipo: Villar; Nuñez, Gamarra, Cáceres e Caniza; Gavilán, Paredes, Toro Acunã e Júlio Dos Santos; Valdez e Santa Cruz.
Outros Convocados: Gomez e Bodadilla (GR) Toledo, Paulo da Silva e Manzur (DF) Bonet, Cabanas, Barreto, Riveros e Montiel (MD) Cardozo e Cuevas (AV)


TRINIDAD E TOBAGO
É, certamente, das equipas mais fracas do Mundial 2006. O holandês Leo Beenhakker guiou a equipa das Caraíbas ao seu primeiro Mundial e conta com nomes conhecidos como Shaka Hislop, Latapy e Yorke mas a melhor fase das respectivas carreiras já lá vai... Actualmente, Trinidad e Tobago depende sobretudo da força e da capacidade goleadora de Stern John. Com uma equipa veterana e sem experiência neste tipo de competições, o último lugar do grupo é o destino óbvio desta selecção. Seria uma enorme surpresa se Trinidad conseguisse tirar qualquer ponto a Inglaterra, Suécia ou Paraguai.


Equipa-Tipo: Hislop; Spann, Lawrence, Andrews e Avery John; Whitley, Edwards, Latapy e Birchall; Stern John e Yorke.
Outros Convocados: Jack e Ince (GR) Gray, Cox, Sancho e Charles (DF) Wolfe, Theobald, e Jones (MD) Scotland, Samuel e Glen (AV)

Sem comentários: