segunda-feira, maio 1

Representatividade

A vitória esmagadora de FSF não constituiu qualquer surpresa. Poucos esperariam outro resultado. No entanto, não deixa de ser curioso verificar que a maior parte dos bloggers e foristas sportinguistas que escrevem na internet era desfavorável a FSF. O que explica esta desarticulação entre os resultados reais e aquilo que mais se lê na internet? A meu ver a discrepância tem origem na reduzida representatividade das comunidades virtuais - blogs ou fóruns.

Há tempos escrevi no Artinova, o maior fórum sportinguista na internet, que o fórum era um microcosmos, amplamente dominado pela oposição à Direcção (na altura de Dias da Cunha) mas que não representava fielmente a opinião dos sportinguistas. Levantei ali algumas reacções bem hostis porque creio que de facto havia quem pensasse que o fórum era representativo da opinião geral dos sportinguistas. No entanto o que eu lia ali não reproduzia nem de perto nem de longe o que se ouvia nas conversas no estádio. A AG e as eleições de ontem demonstram que de facto a voz da maioria na internet ainda não é a voz da maioria dos sócios. Aliás, é bem diferente.

A explicação mais óbvia é que os bloggers, comentadores e foristas têm um perfil que não corresponde ao universo dos sócios do Sporting (alguns internautas nem sócios são...). Não é, portanto, uma amostra representativa. Talvez daqui a uns tempos a situação seja diferente.

Sem comentários: