segunda-feira, maio 8

Fim da Superliga.

Terminou a Superliga. Para um benfiquista já foi tarde. Ontem, mais uma exibição assustadora, com Koeman a mostrar que também ele quer sair do clube. Ainda bem.

O Campeão:
O FCP foi um justo vencedor. Pode fazer a dobradinha e "apenas" falhou na Liga dos Campeões (LC), com um vergonhoso último lugar no grupo. Podia e devia ter feito melhor, mas seriam agora eles os campeões? Adriaanse ganhou várias apostas - Costa, Baía, Jorginho, "três defesas", entre outras - e teve ao seu dispor os dois melhores jogadores do campeonato: Quaresma e Lucho.

Segundo lugar, com acesso à LC:
O SCP garantiu, de forma absolutamente justa, o segundo lugar. Os "leões" fizeram uma excelente segunda volta e nem sequer mereciam ficar em terceiro. Moutinho e Liedson confirmam-se, Nani promete, Abel surpreende, assim como Tonel. Douala, Deivid, Carlos Martins podem e devem dar mais. João Alves desilude, Beto e Rogério não fizeram falta. Uma boa época para os sportinguistas, sem títulos, é certo, mas com uma boa base para o futuro. E a Liga dos Campeões.

Terceiro lugar, com acesso à pré eliminatória da LC:
O SLB "garantiu" - dizia o rodapé da TVI - o terceiro posto. Não merecia mais, mas também não merecia menos. Koeman revelou toda a sua inaptidão para gerir esforços, entre LC e Superliga, e isso paga-se caro. A carreira na LC foi boa, mas era o que menos interessava. Para o ano voltam as dúvidas porque esta época não houve progressão, antes regressão. Boa temporada de Petit, Luisão, Léo.

4º e 5º lugares, Taça UEFA:
O Braga de Jesualdo fez um bom campeonato, mas ao nível de muitas outras equipas, em anos passados. Sinceramente não vejo neste Braga nada de especial e continua muito longe dos três primeiros. Mas os adeptos podem orgulhar-se da sua equipa.

O Nacional conseguiu a Europa, com o quinto lugar. Fez uma primeira volta muito boa, mas a verdade é que na segunda pouco fez. E com o orçamento que tem, tem condições para repetir a dose, na próxima época. O Presidente é que não ajuda nada.

6º lugar:
O Boavista, apesar do bom campeonato, não conseguiu regressar à Europa. Estou convencido que o "dragão", a.k.a. Carlos Brito, pensava que o quinto lugar havia de ser seu. Excelente época do João Pinto, um orgulho vê-lo a jogar como o fez.

7º lugar:
O Leiria acaba por ficar em sétimo lugar. No início foram muitos os que disseram e escreveram que os homens do Lis eram os primeiros a "morrer". Mas se calhar foi só porque, na altura, foram goleados pelo SLB.

8º lugar:
O Setúbal fez um campeonato acima das expectativas. Cedo garantiu a manutenção, e pôde dedicar-se quase em exclusivo, à Taça de Portugal que, meritoriamente, vai disputar pelo segundo ano consecutivo. Fiquem com o Carlitos que pelo menos aí joga. E bem.

9º lugar:
O Estrela da Amadora surpreendeu-me. Bom futebol, alguns bons resultados (vitória em Alvalade e vitória na Reboleira, frente ao FCP) e a manutenção mais do que merecida. Parabéns.

10º lugar:
O Marítimo começou mal e não terminou muito melhor. Dos madeirenses espera-se mais do que o décimo lugar. Muita irregularidade na gestão do plantel, técnicos incluídos.

11º lugar:
O Paços de Ferreira com uma vitória esclarecedora sobre o SLB, na última jornada, atestou a permanência. Já na Luz tinha ficado com boa impressão do futebol que praticavam. Ontem, infelizmente, confirmei isso mesmo.

12º e 13º lugares:
O Gil Vicente e a Naval saíram ilesos do último combate. Garantiram a manutenção mas assim de repente só me lembro de duas palavras: fraco e anti-jogo.

14º lugar:
A Académica foi a última carruagem do comboio da Superliga. A 10' do fim do jogo, Joeano não falha o pénalti e os "estudantes" garantem o precioso ponto. Vingada continua a sua carreira cheia de sucessos. Dentro do estilo.

Descem à segunda divisão
15º lugar:
O Belenenses sofreu e acabou por descer. Não discuto a justeza da despromoção mas é uma "pequena calamidade". Couceiro falhou, mais uma vez. E também falhou como treinador.

16º lugar:
O Rio Ave nem jogava mal contra o SLB. Mas, como atesta a descida e os pontos conquistados, jogava bem pior com todos os outros. Um dos melhores relvados despede-se da Superliga.

17º lugar:
O Guimarães merece indiscutivelmente, a descida. Os jogadores nunca conseguiram dar a volta. Alguns adeptos acharam que resolviam os assuntos à moda antiga. Para eles, é bem feita. Saibam perder, saibam comportar-se. Vítor Pontes diz que "isto é futebol". E alguma incompetência tua, no mínimo.

18º lugar:
O Penafiel fez 15 pontos. Mas afinal quem é que perdeu pontos com o Penafiel?

Sem comentários: