sexta-feira, maio 26

Mundial 2006 - Grupo C





ARGENTINA
A qualidade dos jogadores argentinos faz com que a selecção das Pampas seja constantemente apontada como uma das favoritas a vencer um Campeonato do Mundo. No entanto, as últimas prestações da Argentina têm sido algo decepcionantes. Em 2002 a Argentina não se mostrou preparada para enfrentar uma primeira fase exigente (num grupo com Inglaterra, Suécia e Nigéria) e saiu prematuramente da competição. Para 2006, a sorte voltou a não sorrir aos argentinos que ficaram colocados no chamado "grupo da morte" (Holanda, Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim). O grande desafio de Pekerman será encontrar um equilíbrio defensivo para que Riquelme, Messi e Tevez possam mostrar todo o seu futebol. Com efeito, os últimos jogos de preparação mostraram uma equipa concretizadora mas frágil na defesa (derrotas por 3-2 com Inglaterra e Croácia). Se não conseguir corrigir estes problemas, a Argentina arrisca-se a passar um mau bocado...

Equipa-Tipo: Abbondanzieri; Burdisso, Ayala, Heinze e Sorín; Mascherano, Cambiasso, Riquelme e Messi; Crespo e Tevez.
Outros Convocados: Franco e Ustari (GR) Cufré, Scaloni, Milito e Coloccini (DF) Lucho González, Aimar e Maxi Rodriguez (MD) Saviola, Palacio e Julio Cruz (AV)

COSTA DO MARFIM
É, individualmente, a mais forte das selecções africanas presentes no Mundial e poderá tornar-se numa das surpresas da prova. Henri Michel tem ao seu dispor uma equipa recheada de bons valores e olhando para nomes como Drogba, Kolo Touré, Eboué ou Kalou, percebe-se o porquê desta selecção ter afastado os Camarões de Eto’o na fase de apuramento. Esta é a primeira vez que a Costa do Marfim participa num Mundial e a falta de experiência como equipa neste tipo de competição pode tornar-se um problema, apesar da maioria destes jogadores actuar em ligas competitivas. De qualquer maneira, é uma selecção com valor para discutir a passagem aos Oitavos-de-Final.

Equipa-Tipo: Tizie; Eboué, Kolo Touré, Kouassi e Boka; Bonaventure Kalou, Zokora, Yaya Touré e Akalé; Aruna Dindane e Drogba.
Outros Convocados: Gnanhouan e Barry (GK) Zoro, Meite e Domoraud (DF) Fae, Yapi Yapo, Demel e Romaric (MD) Arouna Koné, Bakary Koné e Keita (AV)

SÉRVIA E MONTENEGRO
A Sérvia e Montenegro fez uma fase de apuramento sensacional. Num grupo com Espanha e Bélgica, a selecção dos Balcãs ficou em primeiro lugar, não perdeu qualquer jogo e sofreu apenas um golo em dez jogos. Um registo que dá a ideia de estarmos perante uma equipa com um colectivo bastante forte e muito difícil de bater. O seleccionador Ilija Petkovic baseia a sua táctica numa excelente organização defensiva, sendo que Stankovic está encarregue de criar o jogo para a dupla Kezman e Milosevic. A Sérvia e Montenegro já não terá o brilho doutros tempos (com Savicevic, Mijatovic, Mihajlovic ou Jugovic) mas tem uma selecção capaz de se bater com qualquer dos adversários presentes neste grupo.

Equipa-Tipo: Jevric; Gavrancic, Vidic, Krstajic e Dragutinovic; Koroman, Duljaj, Predrag Djordjevic e Stankovic; Kezman e Milosevic.
Outros Convocados: Kovacevic e Stojkovic (GK) Basta, Nenad Djordjevic e Dudic (DF) Nadj, Ergic, Vukic e Ilic (MD) Ljuboja, Zigic e Vucinic (AV)

HOLANDA
Outra das selecções que causa sempre grande expectativa nestas competições, principalmente pela preocupação em jogar bom futebol. Marco Van Basten tem operado um revolução na selecção holandesa e já nem se estranha a ausência de Davids, Stam, Seedorf, Kluivert ou Makaay. A opção é discutível mas os resultados da fase de apuramento (1º lugar, à frente da República Checa) dão razão ao seleccionador. Actualmente, as grandes esperanças desta equipa residem na capacidade de jogadores como Van der Vaart e Robben, visto que Van Nistelrooy parece atravessar um mau momento, o que lhe valeu até uma passagem pelo banco de suplentes no Manchester United. A má forma do ponta-de-lança titular torna ainda mais questionável a exclusão de Huntelaar, melhor marcador da Liga Holandesa, com 33 golos. Apesar de surgir nesta prova com ambição de chegar longe (Van Basten fala em título, o que é bastante improvável), a capacidade desta Holanda renovada será posta à prova já neste complicadíssimo Grupo C.

Equipa-Tipo: Van der Saar; Kromkamp, Mathijsen, Boulahrouz e Van Bronckhorst; Van Bommel, Cocu e Sneijder; Van der Vaart, Van Nistelrooy e Robben.
Outros Convocados: Timmer e Stekelenburg (GR), Jaliens, Heitinga, Ooijer e De Cler (DF) Maduro e Landzaat; Kuijt, Van Persie, Vennegoor of Hesselink e Ryan Babel (AV)

Sem comentários: