sexta-feira, maio 19

Mundial 2006 - Grupo A



O Sector B32 começa hoje a acompanhar o Mundial 2006. Agora que já são conhecidas as listas oficiais, podemos analisar com maior rigor as equipas participantes na prova. Comecemos então pelo Grupo A, que é composto pela anfitriã Alemanha e pelas selecções da Polónia, Equador e Costa Rica.

ALEMANHA
A selecção alemã já não aparenta o poderio de outros tempos. Se olharmos para os 23 convocados por Jurgen Klinsmann, percebemos que Ballack, novo reforço do Chelsea, é a única figura de primeira grandeza. No entanto, no Mundial 2002 os alemães também geravam poucas expectativas e a verdade é que chegaram à final, com Kahn (agora suplente) e Ballack em grande destaque. Passados quatro anos, a Alemanha joga em casa, o que pode motivar a equipa para uma boa campanha mas que representa igualmente alguma pressão extra para uma equipa jovem e pouco experiente.
A selecção é construída em torno de Ballack, mas convém realçar outros elementos. Jens Lehmann fez uma excelente temporada no Arsenal e ganhou o lugar a Kahn, claramente em final de carreira. Na defesa, a Alemanha apresenta alguma inexperiência e só o lateral esquerdo Lahm parece ser um jogador acima da média, ao ponto de tirar o lugar a outro jovem promissor, Marcell Jansen. No meio campo, além do maestro Ballack, destaca-se a capacidade de luta de Frings e a dinâmica do gigante Borowski. Klinsmann tem ainda a possibilidade de apostar no habilidoso Schweinsteiger, que joga normalmente no lado direito do meio campo.
No ataque vão estar Klose e Podolski, uma dupla de "polacos" que se entende bem e promete um bom rendimento nesta prova. Klose já se destacara no Mundial 2002 e este ano foi o melhor marcador da Bundesliga, ao serviço do Werder Bremen. Já Podolski, de 20 anos, é a grande esperança dos alemães para os próximos anos. Resta saber se está preparado para brilhar já neste Verão. As alternativas de ataque são o veterano Neuville, o "ganês" Asamoah e os desconhecidos Hanke e Odonkor, causando surpresa a exclusão de Kuranyi. Klinsmann lá terá as suas razões...
A Alemanha terá, em princípio, uma fase de grupo descansada, pois a concorrência não assusta. O pior vem depois. Apesar de ser a anfitriã, a selecção alemã não está entre os favoritos à vitória final.


Equipa-Tipo: Lehmann; Friedrich, Huth, Mertesacker e Lahm; Kehl; Frings, Ballack e Borowski; Klose e Podolski.
Outros convocados: Kahn e Hildebrand (GR) Jansen, Nowotny, Metzelder (DF) Schneider, Schweinsteiger, Hitzelperger (MD) Asamoah, Neuville, Hanke e Odonkor (AV)


POLÓNIA
A Polónia surpreendeu ao conseguir o apuramento directo para o Mundial. Os polacos foram, juntamente com a Suécia, os melhores segundos classificados da zona europeia e só foram ultrapassados pela Inglaterra na última jornada da fase de grupos.
Sem qualquer nome sonante, a Polónia vale sobretudo pelo colectivo e pela grande capacidade ofensiva (mais 10 golos que a Inglaterra no grupo de qualificação). Ebi Smolarek (Dortmund) é o jogador mais cotado da equipa, onde se destaca também o goleador Zurawski (Celtic). Nota-se a ausência de Dudek na convocatória polaca mas essa não foi a única surpresa do seleccionador Janas, que deixou de fora uma das figuras do apuramento, o avançado Frankowski (7 golos na fase de grupos). Saganowski também não estará na Alemanha.
A jogar praticamente em casa, a Polónia deverá lutar com o Equador e Costa Rica pelo segundo lugar do Grupo A.

Equipa-Tipo: Boruc; Baszczynski, Bak, Zewlakow e Gancarczyk; Radomski, Kosowski, Sobolewski e Krzynowek; Zurawski e Smolarek.
Outros convocados: Kuszczak e Fabianski (GR) Jop, Lewandowski e Dudka (DF) Mila, Szymkowiak, Giza, Bosacki (MD) Rasiak, Jelen e Brozek (AV)


EQUADOR
Há já alguns anos que o Equador se vem estabelecendo com uma das melhores selecções sul-americanas. Depois da estreia no Mundial 2002, os equatorianos voltaram a brilhar na fase de apuramento e superaram selecções como Paraguai, Uruguai e Colômbia, conseguindo um histórico 3º lugar. Para este feito, muito contribui a altitude. Foi na capital Quito, quase 3 mil metros acima do nível do mar, que o Equador fez 23 dos 28 pontos alcançados na fase de grupos.
É por isso com alguma expectativa que se aguarda a participação equatoriana na Alemanha. O nome mais familiar desta selecção é o ex-portista Kaviedes mas trata-se actualmente de um suplente. O defesa direito Ulisses De La Cruz (Aston Villa), o médio Edison Mendez e o ponta-de-lança Agustín Delgado são as figuras de uma equipa que é treinada pelo colombiano Luís Suárez.


Equipa-Tipo: Villafuerte; De La Cruz; Hurtado, Espinoza e Ambrossi; Edwin Tenorio, Ayovi, Valencia e Edison Mendez; Delgado e Borja.
Outros Convocados: Mora e Lanza (GR) Guagua, Reasco, Perlaza (DF) Urrutia, Castillo, Saritama, Lara (MD) Kaviedes, Carlos Tenorio e Benitez (AV)

COSTA RICA
A Costa Rica volta a representar a América Central, após a boa imagem deixada no Coreia/Japão, em que esteve muito perto de passar aos Oitavos-de-Final. O seleccionador Alexandre Guimarães conserva a base da equipa de 2002 (Marín, Centeno, Gomez e Wanchope), pelo que as características desta selecção devem manter-se intactas: futebol bastante ofensivo mas alguma ingenuidade na defesa. Se conseguir um maior equilíbrio entre sectores, a Costa Rica poderá discutir os jogos com Polónia e Equador.


Equipa-Tipo: Porras; Drummond, Marin, Martinez e Gonzalez; Solis, Bolanõs, Hernandez e Centeno; Ronald Gomez e Wanchope.
Outros Convocados: Mesen e Alfaro (GR) Umana, Badilla, Rodriguez (DF) Fonseca, Sequeira, Azofeifa, Wallace (MD) Nuñez, Saborio e Bernard (AV)

Sem comentários: