terça-feira, janeiro 3

Alvalade... onde os seus desejos se tornam realidade?

Por via da 'enorme' paragem no futebol nacional, é o clássico de dia 7 que dita as curiosidades e o buzz da ordem no que toca às 'discussões'. O FC Porto visita o terreno que mais desconforto lhe traz na Liga e o resultado final que os dragões levarem para a Invicta estará sempre relacionado com o estofo que apresentam nos grandes jogos. Alvalade é assim o teste de fogo para qualquer 'Porto' que se preze. Só assim não é, para aqueles que se habituaram a desprezar a deslocação, olhando do alto da tabela para as últimas classificações dos leões.

Já assim o é há vários anos. Pelas classificações das duas equipas, pela diferença pontual e pela oportunidade de fazer ver aos olhos do futebol nacional que nem sempre as diferenças pontuais têm base na diferença de qualidade. Os dois emblemas que dia 7 se defrontam em Alvalade têm uma diferença inegável nos últimos anos - a regularidade - mas essa, num só jogo, pouco tem a ver com o resultado final do mesmo.

Se de um lado - o nortenho - os jogadores se foram habituando a ver o rival a dois dígitos de distância, do outro, a mesma diferença fá-los acordar, de súbito, para a vida num só jogo. Circunstâncias dos campeonatos e das diferentes pressões que os dois clubes se habituaram a experimentar nas últimas épocas. E se com enormes diferenças pontuais, o Sporting se habituou, no seu terreno, a 'encostar' às cordas o FC Porto, como será agora que a diferença é realmente recuperável?

Muitos temerão o descalabro perante as entradas 'de rompante' a que os leões nos habituaram neste tipo de jogos. O domínio, uma vez exercido, conferia-lhes uma espécie de leveza na consciência perante as más prestações pontuais. Não era então à toa que o campeão se vergava ao ímpeto e vontade sportinguistas. O que é um facto, é que, uma vez que esse domínio - territorial, de oportunidades e de intensidade no jogo - se tornava real, a vontade de acelerar e de mostrar serviço imediatamente desapareciam trocadas por uma apática ideia que não era mais que o espelhar do tradicional: 'já mostrámos que somos capazes, já está feito, para quê mais?'

E é sempre aí que o FC Porto ressurge nesses jogos, equilibrando as contas para empates bastante proveitosos ao nível das contas finais da Liga. Mas esses são os 'Portos' que têm estofo para o seu maior teste. Este ano, pela primeira vez em muitos, o Sporting aparece com melhor jogo que os dragões. Este ano, pela primeira vez em muitos, o Sporting aparece com pazes feitas com os seus adeptos. Este, ano pela primeira vez em muitos, o Sporting sente real o sonho. Que diferença abissal na antevisão do clássico... que melhor cenário para uma desilusão completa?

Perdoem-me o cenário macabro e negro, perante tanta 'fantasia' e 'ilusão' no coração dos sportinguistas, mas neste jogo não chegarão 10 minutos de domínio, ou 20, ou 30, ou uma parte, ou até o jogo todo. Neste jogo a vitória, terá, realmente que aparecer pois todo o desejo que se foi cimentando nesta época corre real risco de desaparecer se o Sporting não provar, de uma vez por todas, no tal jogo grande, que é capaz de realmente vencer.

23 comentários:

Peyroteo disse...

Não tenho dúvidas que o Sporting vai ganhar este jogo. Apesar de este ano estar mais perto, a pressão maior continua a recair sobre o Porto, que é o campeão e tem o Benfica com os mesmos pontos. Para mim vai ser 3-0

Gonçalo disse...

Ainda bem que o Peyroteo não tem dúvidas... gostava de saber de onde vem aquela moral toda, mas é bom este folclore... eu gosto.

Eu tenho dúvidas e muitas!!! Começa logo no 11 que vai jogar? Vai VP insistir em Maicon e Djalma com Hulk no meio? Espero que não, mas tudo indica que sim, tal é a teimosia do bicho. Era muito mais fácil de deixássemos de jogar com handicap... afinal trata-se de um adversário de respeito.

Francis disse...

até tive medo que fosses o MST, hoje a crónica do gajo na Bola, relativa a este jogo, é de uma desonestidade avassaladora.

Francis disse...

ps; a escolha musical é brilhante. não és o MST.

Marco Morais disse...

Por mim todo o buzz que se criar à volta do jogo, é bom e faz parte. Haja quem tire maior partido e saiba utilizar os lados positivos.

Peyroteo, é legítima a tua crença. Já as tive bem parecidas e não morreu ninguém por isso. =)

Gonçalo, do VP já nem falo. Já todos sabemos o que a casa gasta.

Francis, ainda não li mas sobre estes clássicos partilho de algumas opiniões com o MST. Relativamente a este ainda não sei, mas, MST, concorde-se ou não com o que ele diz, não me parece tempo perdido a ler. Há bem pior por aí, e a pagar...

Anónimo disse...

Comparar as crónicas do MST com as do Marco é como comparar o olho do cu com a feira de Borba.

"o Sporting aparece com melhor jogo que os dragões"

Não concordo nada com esta ideia. O SCP tem tido bons momentos, mas longe de estar numa constante. O FCP tem estado bem, na maioria dos momentos, assim se justifica o primeiro lugar.

O empate é o melhor resultado para o SLB, mas não é mau para o FCP.

O SCP já teve um grande teste, na Luz, onde contra 10, pouco perigo criou e acabou por perder o jogo. Não significa que sejam uns fracos (longe disso).

Marco Morais disse...

Francis, pareceu-me bem para o que quero que aconteça. É uma brincadeira que espero que não levem a mal. É só futebol mas gosto de o juntar com referências que me dizem algo. Quem diz isto, diz as analogias com filmes e séries, ou outras coisas demais. Adoro fazer isso e, desta vez - por ser 'maldosa', espero que não levem a mal.

Anónimo disse...

O Peyroteo está todo "fanfarrão". Afinal de contas, parece ser característica de alguns sportinguistas, como o JJ.

Marco Morais disse...

Luís, lolol! Como já disse ao Peyroteo, o 3-0 também me surge muita vez na ideia. Não é a toa que clássicos com o Porto nunca acerto. Já Sporting-Benfica, ou vice-versa, é raro falhar.

Fala o coração, mais que a cabeça.

Agora esperemos é que o homem não acerte e nos 'rebente' aqui durante a toda a semana que vem.

LMGM disse...

Eu sentia o sonho real se em vez de estar em terceiro estivesse na tua posição.

Por mais voltas que queiras dar se o Sporting perder este jogo perde 3 pontos e continua na sua caminhada para diminuir a distância que o separa do topo.

Vocês se perderem este jogo perdem a liderança.

Resumindo, o Sporting pouco tem a perder, o Porto joga o campeonato neste jogo.

Como nunca vi o Porto a vir assumir as despesas do jogo em Alvalade pode ser que sábado seja a primeira... se tudo for como normal temos de novo o autocarro do Leira pintado de azul e branco e um upgrade de executantes individuais lá na frente.

Marco Morais disse...

Luís, Acho o Sporting bem melhor que o Porto, principalmente em casa. A diferença na intensidade é avassaladora.

É um pouco como o que dizia do MST, não são os melhores do Mundo, mas maus também não são. Estão melhores é o que me parece. Mas o Benfica do Trapatonni também estava melhor que o Porto do Couceiro...

Marco Morais disse...

LMGM, então não é de ti que vem a 'onda verde'. Sei que se perderes não deixas de acreditar no objectivo que te parece mais realista. Mas essa não me parece a opinião da maioria dos sportinguistas. Um exemplo disso seria o SCP acabar nesta posição e não haver contestação. Achas isso possível? A maioria dos sportinguistas quer e espera ganhar o campeonato. Se isso não acontecer há decepção. É disso que o post fala e parece-me bem real.

Concordo contigo que o Porto nunca assume as despesas do jogo em Alvalade. Assim como nunca vi o Sporting assumir nas Antas ou no Dragão. Para mim o controle dos jogos fora é um dos maiores indicadores de qualidade das equipas, haja quem o saiba fazer e eu estarei aqui para elogiar.

Mas daí a falar em autocarros parece-me um pouco exagerado. Estarei para ver se na 2.ª volta eu antecipar um 3-0 e um autocarro igual ao do Marítimo pintado de verde e branco o que me chamarão...

Gonçalo disse...

LMGM - "Como nunca vi o Porto a vir assumir as despesas do jogo em Alvalade pode ser que sábado seja a primeira"... deves ter estado fora nas épocas de Mourinho ou nos 0-2 de Domingos com que fomos campeões em Alvalade?

LMGM disse...

Marco, a minha "onda verde" é ganhar o próximo jogo, até final do campeonato.

A época só é negativa se não se vencerem titulos e se ficar no campeonato numa posição inferior a terceiro.

Gonçalo, roubalheiras vi todas, p.ex. http://www.youtube.com/watch?v=3rE_Z0Ostm8

Peyroteo disse...

Não é fanfarronice. Acredito que o Sporting pode perfeitamente ganhar ao Porto em casa. Tal como disse o Marco, nos últimos tempos, o Porto tem sofrido bastante em Alvalade. E acresce o facto do Porto estar esta época bastante instável fora de casa e só passou mesmo na Ucrânia. Em todos os outros testes complicados, falhou redondamente.
Mas isso não invalida que considere o Sporting um outsider neste campeonato. Os rivais são fortes e estão mais consolidados

Gonçalo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo disse...

Claro que viste... também viste este https://www.youtube.com/watch?v=YYonjVGwgvU ou o 0-1 com golo do Costinha em que o jogo começa com o Hugo borrado a oferecer a bola ao Postiga que... foi igual a si próprio.

Usar nunca a falar de futebol é sempre má ideia.

Pedro disse...

Espero que, por uma vez, o Peyroteo tenha razão!!!
☺☺☺

LMGM disse...

Realmente não conseguiria arranjar melhor ilustração da glória portista, obrigado Gonçalo é isso tudo!

Miguel disse...

Marco, estava a ler este post e a "sentir" tudo o que dizias. Aqueles 3-0 há 2 anos são exactamente o que aqui está espelhado... mesmo o empate do ano passado.

Quanto ao campeonato discordo do LMGM... é o sonho do título que está a alimentar a "onda verde" e nada mais. Uma derrota neste jogo ou em Braga e podes acreditar que o estado depressivo vai regressar fruto de uma distância inultrapassável para o topo.

O Sporting está a fazer um campeonato normal de um candidato exceptuando a derrota caseira com o Marítimo. Para continuar essa "normalidade" terá de ganhar em casa ao Porto. Um campeão não pode perder os clássicos. Os campeonatos não se ganham só com os grandes, mas também não se ganham só com os pequenos...

LC disse...

Espero um jogo de emoções ao rubro com muito vermelho/encarnado pelo meio, mas não verei o jogo porque vou estar a trabalhar e sem acesso a streams, viver fora de portas tem destas coisas.

Que seja um bom jogo e que ganhe o melhor.

Marco, só uma coisinha que soube antes de voltar para aqui, tivesse a contabilidade cumprido com certas obrigações a tempo e horas e talvez a tua conversa sobre o VP fosse outra.

Marco Morais disse...

LC,

Acho que sei do que falas mas garanto-te que a falta de credibilidade de VP para mim se manteria na mesma. Há coisas que se topam à distância e ele não é mesmo treinador para o Porto.

A falta de plano (ou de um bom, pelo menos) é evidente e isso nenhuma falha de tesouraria pode escamotear.

Mas, a ser verdade, não deixa de ser uma falha crassa e que terá muitas culpas no cartório na 'falta de vontade' da equipa em muitos jogos. Assim como VP tem as culpas no cartório que eu sempre lhe iria apontar e que estão bem evidentes a todos.

Hugo disse...

O Porto nunca assumiu as despesas do jogo em Alvalade?

Assim de repente lembro-me de um 0-1 na primeira época completa do Mourinho com um domínio avassalador.