segunda-feira, janeiro 16

Os factores qualitativos

Ao contrário do que revela a crueza dos números, à qual já alguns se agarram para tentar menosprezar o que de bom tem sido feito esta época, acredito que o Sporting está mais forte este ano do que o ano passado.

É certo que o campeonato já teve a certidão de óbito mas, ao contrário do passado, temos uma Taça de Portugal para ganhar e equipa para avançar mais umas etapas na Taça UEFA e Taça da Liga (se bem que esta Taça vale zero).

E mais importante do que isso é, ainda, a certeza que temos melhores jogadores do que nos anos anteriores. É verificar que não ganhámos ao Porto, ao Braga e ao Benfica mas não fomos inferiores em nenhum dos jogos (não vou ter discussões doentes sobre este ponto, foi aquilo que eu vi). O ano passado era provável a derrota em qualquer campo contra equipas do meio ou fundo da tabela, o que já não sucede este ano.

O campeonato já foi, mas nesta fase podemos seguir em duas direcções: aproveitar os tijolos que já estão colocados e assentar mais alguns ou voltar a demolir tudo. Acredito que a equipa vai dar boa resposta no que ainda falta disputar este ano.

27 comentários:

Anónimo disse...

"Ao contrário do que revela a crueza dos números, à qual já alguns se agarram para tentar menosprezar o que de bom tem sido feito esta época, acredito que o Sporting está mais forte este ano do que o ano passado."

A tua fé é inegável. E saudável.

Mas os números mostram isto mesmo: o SCP pouco ou nada evoluiu no campeonato nacional, pois acaba a primeira volta com o mesmo número de pontos. Ou seja, perdeu, empatou e ganhu, tanto como no ano passado. Contra as mesmas equipas.

E não venceu ninguém da primeira parte da tabela.

Está melhor? Esteve, durante um mês e meio, em que praticou um futebol razoável e venceu adversários fracos (teoricamente).

LMGM disse...

Contava nesta altura do campeonato ter no máximo 7 pontos de atraso para o lider, foi esta a previsão que fiz ao ver o calendário. Temos mais 4 pontos o que torna o campeonato muito dificil, mas a pressão tem de se manter, jogo a jogo, como defendo desde inicio também.

Não me interessam comparações, interessa-me crescer, evoluir, ganhar cabedal e subir na classificação.

Há possibilidade de fazer isso, aliás a equipa já melhorou neste jogo.

Miguel disse...

Vamos lá ver quem percebe de futebol.

Façam as vossas previsões para o Sporting este ano. Faz mais de 48 pontos na Liga ou fica igual / pior que o ano passado?

Daqui a uns meses vou recuperar este post para ver quem percebe de bola...

Pergunta adicional: ganha a taça?

As minhas respostas:

1) faz mais de 48 pontos
2) ganha a Taça

O que virá comprovar a minha razão com este post que estamos melhores que o ano passado, ao contrário do que os números indicam por agora.

Arrisquem...

J. disse...

Claro que estamos melhor! só quem não percebe nada de bola pode dizer o contrário.
Obviamente que ainda não se vê o reflexo disso mesmo no número de pontos conquistados, mas acho que vai ser uma questão de tempo até isso se verificar.

Os objectivos continuam de pé!
Garantir um lugar na Champions ( e este ano o terceiro lugar dá acesso á pré-eliminatória) e ganhar a Taça de Portugal.
Podemos começar agora a mandar abaixo ou entrar na critica fácil.
Eu prefiro não o fazer e vou continuar a apoiar esta equipa e ir ao estádio sempre que tiver oportunidade de o fazer.

LC disse...

Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Em termos de futebol jogado estão melhores se bem que muito pouco consistentes, num mês fizeram 6 jogos e só venceram 1.

A equipa não é má, o problema é que não há soluções alternativas quando é preciso mudar e não me venham com o azar de Izmailov e Jeffren, já se sabia à partida que são jogadores afectos ao departamento médico.

Mandar abaixo não é solução, deixem o Domingos (que também dá muitos tiros nos pés) trabalhar e pode ser que para o ano consigam melhorar essa consistência.

A luta pela pre-eliminatoria da champions acendeu-se e está garantida entre Braga, Sporting e também o Marítimo que daqui a 2 jornadas recebe o Braga e na seguinte o Sporting.

Na frente, a luta continua a 2 e é nos jogos fora de casa que se vai decidir muita coisa.

Peyroteo disse...

O plantel é muito melhor, sem dúvida. Os resultados nem por isso, o que é estranho, apesar de muita coisa ser nova. O que preocupa é que, em vez de evoluir gradualmente, como seria expectável, a equipa tem regredido nos últimos tempos. Para mim isso deve-se sobretudo às lesões e alguns erros de Domingos em termos tácticos.

Tasqueiro Emigrante disse...

luis,
Que adversários podes classificar fortes em Portugal tirando benfica, porto, sporting e braga?
São todos fracos...
É um campeonato a quatro...sempre foi...as restantes equipas são para somar pontos e fazer capas de jornais com goleadas manhosas:)

Pedro disse...

Miguel, isso dos pontos é muito relativo, podes fazer menos pontos e estar bem melhor e podes fazer mais pontos e estar pior.

Não é por aí que se deve fazer a análise.

Anónimo disse...

"O que preocupa é que, em vez de evoluir gradualmente, como seria expectável, a equipa tem regredido nos últimos tempos."

Tirnado a parte do "preocupa", obrigado Peyroteo.

Miguel: ainda bem que estás por aqui, para ensinares sobre futebol.

"Pergunta adicional: ganha a taça?"

Até a pode ganhar. Isso não vai contra aquilo que defendo.

O SCP pode terminar com mais pontos, na jornada 30. Mas se ficar a 20 do líder, acho que a evolução foi nula. A menos que a exigência seja, também ela, nula.

J., ainda bem que por aqui andas, para ensinares sobre o que é futebol.

"Obviamente que ainda não se vê o reflexo disso mesmo no número de pontos conquistados, mas acho que vai ser uma questão de tempo até isso se verificar".

Estão melhor, mas têm os mesmos pontos (e estão longe do título) e tu ACHAS que "vai ser uma questão de tempo até isso (ter mais pontos) se verificar".

Achas ou tens a certeza?


"Os objectivos continuam de pé!"

Indiscutível.

"Podemos começar agora a mandar abaixo ou entrar na critica fácil."

Será aqui que residirá o futuro próximo do SCP.

Anónimo disse...

"Miguel, isso dos pontos é muito relativo, podes fazer menos pontos e estar bem melhor e podes fazer mais pontos e estar pior."

Como é que uma equipa que tem os mesmo pontos em duas epocas seguidas e está a 11 do líder está melhor?

Vamos lá ver uma coisa: o clube em si, estruturalmente, está um pouco melhor. Há mais estabilidade e isso, nun clube que bateu no fundo, já não é mau.

O futebol praticado, foi razoável durante mês e meio, mesmo que praticado contra equipa fracas.

A época já tem uns meses largos e na maior parte dos jogos, o futebol apresentado é medíocre.

Como salienta o Peyroteo, as coisas até têm vindo a piorar (em exibição e em pontuação).

Uma vitória em 6 jogos. Uma vitória. Isto não tem possibilidade de ser considerado positivo, sob argumento algum. Adiante.

Empataram contra o FCP, como no ano passado. E perderam na Luz, como no ano passado, num jogo em que deram tanta luta como neste ano.

Falam em redução da diferença qualitativa para o SLB e FCP mas eu não faço ideia porque dizem isso. Baseiam-se em quê? Jogam melhor? São mais consistentes? Como medem isso? Têm mais pontos? Estão mais perto do primeiro lugar?

Epá, antes de lerem os meus comentários como um ataque ao SCP, devem entender que não me dá gozo algum dizer que não jogam nada e que estão quase na mesma como no ano passado. É-me indiferente a posição que ocupam, desde que estejam atrás do SLB (e que este seja líder).

@oel@ disse...

Os pontos são o que são, é um facto. Mas só um burro não acha que o Sporting esta melhor em relação ao ano passado.

Jogo de Braga equilibrado mas para mim domingos falhou em alguns aspectos e um deles foi Insua a extremo de raiz o que levou a prender Capel no lado direito, variar durante o jogo é uma coisa agora prender o jogador a esse lado o jogo todo acho um erro.
Relativo ao meio campo e sua disposição para mim foi bem apostado, acho é que já devia ter usado esta disposição desde a lesão de Rinaudo e se assim fosse tenho ideia que estaríamos melhor nesta altura.
Matias foi o melhor do Sporting e espero que se mantenha naquela posição.
Jogo bastante equilibrado até aos nosso erros defensivos, quando jogamos em Alvalade com o Braga para a taça aconteceu o mesmo mas ao contrario.
Sendo assim a vitoria do Braga é justa.

Para resto da temporada temos que levantar a cabeça no campeonato e garantir o 3º, tudo mais que isso parece me uma utopia.
E ver se conseguimos ganhar as taças.

@oel@ disse...

E sem lesões parece me que estaríamos bem melhor. Num plantel curto faz toda a diferença.

Pedro disse...

Luis, eu não digo que o scp está melhor e nem sequer quero entrar nessa discussão aqui no Sector. Apenas quis dizer q a pontuação não determina se estão melhor ou pior. Imagina q o scp acaba com mais pontos que o ano passado mas q acaba em 4º ou 5º. Está melhor ou pior?

Anónimo disse...

A questão dos pontos só tem alguma relevância neste caso porque o clube está afastado do título na mesma.

Se estivesse mais perto, mas com os mesmo pontos, estaria eventualmente, melhor. Porque poderiam ser os outros a estarem pior.

Adiante, isso nem sequer é já o importante.

Importante é olhar para a equipa e ver o declínio exibicional e pontual (factos) do último mês. E ver aquele mês e meio com lentes normais, e constatar que a equipa não fez nada de transcendente.

Eu vi o jogo contra o Nacional, e achei aquilo deprimente, por exemplo. Outros viram o Nacional a não jogar nada.

Mas pergunto-te, já agora: esquece os pontos, e o SCP está melhor ou pior?

Pedro disse...

Não acho que o scp esteja melhor.

@oel@ disse...

Eu acho que esta melhor, tem melhor equipa, melhor treinado e melhor direcção.

Acham que não?

Miguel disse...

A conjuntura negativa de 1 vitória nos ultimos 7 jogos não espelha a realidade da época nem a valia do grupo.

Dentro de 4 meses, no balanço final, veremos. Nessa altura poderei admitir que afinal não houve qualquer melhoria. Por agora, parece-me que há.

O ponto é, para mim não há (ainda)espaço para pessimismos nem fatalismos.

LMGM disse...

1) faz mais de 48 pontos

Sim faz. E fica em terceiro no minimo.

2) ganha a Taça

Só se a final for contra o Oliveirense...

Tasqueiro Emigrante disse...

Neste momento qualquer um dos quatro primeiros pode ser campeão...não se ponham a cantar de galo como sempre e depois ficam a 21 pontos do campeão novamente:)

Ricardo disse...

O Miguel há uns dias - quando escrevi aqui que o Domingos é um treinador que ainda precisa de comer muita papa para se afirmar a sério como treinador de equipa "grande" (e teremos de começar a rever o conceito em relação ao Sporting de Braga) e que o Sporting não está a construir nada, antes a fazer e a desfazer como nas épocas anteriores - perguntou-me ser era fé que eu tinha. Não é fé, Miguel, basta olhar com olhos de ver para as coisas.

Desde sempre foi evidente que o Sporting ia chegar a Dezembro e começar a perder pontos em catadupa. Desde sempre foi evidente que o mediatizado super-Sporting não passava de uma equipa com alguma alma, concedo, mas pouca organização enquanto colectivo. Os erros estavam lá, aconteciam, só que, por uma ou outra razão, não ameaçaram as vitórias. Esta uma ou outra razão tem que se lhe diga, mas não ponhamos mais o dedo na ferida. Eu compreendo que o adepto, no calor da contenda, assuma que tem uma equipa melhor do que a que teve antes e que podia mesmo ser campeão mas agora que a realidade se estatelou acho que é altura de os sportinguistas analisarem friamente o que se está a passar: este Sporting é na mesma uma anarquia completa.

E deixo a pergunta: se Paulo Sérgio, com um plantel com muito menos qualidade do que este, fez os mesmos pontos que o actual treinador do Sporting, o que é que isto diz de Domingos Paciência?

Queres prognósticos, é isso? Tu dizes que o Sporting ganha a Taça e faz mais de 48 pontos (isso é que é fé! Acreditas que o Sporting faz 20 em 45? Ah grande Sporting, sim senhor!)? Eu digo que o Sporting não ganha a Taça e fica a mais de 20 pontos do líder. O que a juntar aos 64 de diferença para a liderança das duas últimas épocas...

Pulha Garcia disse...

Falta qualidade ao plantel do Sporting e falta muito trabalho (como diria o Octávio). A equipa defende mal, é macia nas marcações (podemos por exemplo recordar os golos do Javi Garcia na "cara" de Schaars, o golo do Lima sobre o João Pereira, etc), é pouco atacante (quantos golos tem marcado o Sporting nos jogos verdadeiramente difíceis?), tem uma táctica infantil e ingénua, tirando o Insua, o Capel e o Elias, o resto do plantel é banal, ou não está em condições físicas ou simplesmente ainda precisa de melhorar (Carrilho).

Não ver que o Benfica e o Porto estão muito acima do Sporting é negar a realidade (julgo que a 2ª volta vai reservar goleadas para os de Alvalade nos confrontos com os grandes). Não ver que o Braga está no mínimo ao mesmo nível, idem. Achar que o Domingos é comparável ao Jorge Jesus, é apenas anti-Benfiquismo a falar.

E tudo isto com uma agravante: é que a partir do momento em que o Sporting fica a 11 pontos da liderança, passa uma mensagem ao resto da liga: o Sporting está debilitado, dá perfeitamente para roubar pontos aos comandados pelo Domingos ... (o que neste momento, para quem vai jogar com Benfica ou Porto, dificilmente acontece).

Anónimo disse...

Ena o Sporting num mês passou de comer papinha cerelac para ir assentar tijolo. O Sporting pode parecer algo melhor que o de 2010/2011 mas o Braga é definitivamente melhor que o da época passada. Percebo querer apostar num plano de 2-3 anos, a questão é se os adeptos aceitarão manter o Domingos se acabar em quarto ou quinto.

Tenho uma visão do valor do Sporting muito distinta da do Peyroteo, não vejo nada que se aproveite na equipa tirando o Matias e o Capel. Aponto para que acabe com 50-51 pontos a menos que o Godinho Lopes abra os cordões à bolsa e dê ao Domingos jogadores de jeito.

Jorge Borges disse...

para mim é inegável que o Sporting está melhor, e subscrevo tudo o que o Miguel escreveu no post.
Uma questão são os resultados, outra é a qualidade da equipa.
voltar a deitar abaixo o que foi feito seria um retroceso enorme.
Mas também me parece que o Sporting precis de ir urgentemente ao mercado para colmatar algumas falhas.
A não ser que o xandão seja bom. É que os centrais deixam um pouco a desejar. Acho que falta ali alguém de qualidade inegável para comandar a defesa. E depois, no meio campo, não basta apenas Schaars e Capel numa ala a correr desenfreadamente, falta um cérebro no meio campo ofensivo. Não sei se um dos lesionados é capaz de fazer essa função.
Acresce a isto as lesões. O que se passa cpom Matias que joga, jogo sim jogo não? E o Izmailov - esse seria fundamental, mas parece que vai passar a vida de lesão em lesão.

Anónimo disse...

"voltar a deitar abaixo o que foi feito seria um retroceso enorme."

Mas alguém defende esta opção?

Peyroteo disse...

Claro que só Matias e Capel se aproveitam. Patrício, Insúa, Schaars, Elias, Izmailov, Carrillo, Jeffrén ou Wolfswinkel são jogadores de distrital, na melhor das hipóteses.

LC disse...

Peyroteo, se concordo contigo nos nomes do Patrício, Schaars e Elias, nos outros discordo totalmente, Insua defende mal o corredorm Izmailov e Jeffren não passarão disto e Wolfs tem muito que aprender.

Com isto não estou a dizer que são jogadores de distrital mas não são com certeza para fazer de uma equipa campeã.

Peyroteo disse...

Pois eu acho que o melhor desse grupo é mesmo o Carrillo. Se o Domingos apostar nele a titular, num futuro próximo o Sporting receberá 20 vezes o que pagou por ele.