sexta-feira, janeiro 27

Lucho de volta? Para quê?

Tem vindo a ser apontado o regresso de "el comandante" ao FCP. Sou fã do futebol do argentino, sempre fui, mas não me parece que seja justificado o regresso nesta altura. O meio-campo do FCP já está para mim farto em opções e não me parece que exista alguma carência especial. Mesmo que Guarin saia não me parece que faça sentido entrar mais um (Lucho ou outro jogador qualquer), ainda por mais se considerarmos que Danilo pode jogar no meio em caso de necessidade.

É verdade que só se trata de especulação e não está nada certo, limito-me a raciocinar sobre a lógica futebolística que poderia sustentar esta operação.

11 comentários:

Francisco disse...

Penso que é uma boa abordagem em relação ao tema Lucho. O "el Comandante" sempre foi um jogador elegante, requintado e com um carinho especial pelo golo. A dada altura, Lucho apresentava-se como uma das figuras principais no futebol português, inspirador e frio, o argentino mostrava capacidade de preencher espaços, fazer passes de morte e com Lisandro faziam estragos.
Neste momento, e não sendo adepto do porto, considero esta possivel contratação um pouco forçada e que para mim tem duas visões. A necessidade de trazer um jogador que conhece bem a casa, e a segunda proporcionar ao Porto o equilíbrio que tem perdido ao longo do último ano.

Gonçalo disse...

Francisco, eu não questiono a qualidade do jogador e até consigo identificar algum do valor que este possa acrescentar. Contudo, o plantel neste momento tem várias opções para o meio, ou sai mais gente ou não sei onde Lucho encaixa.

Francisco disse...

Isso concordo consigo, mas se tivesse que desenhar o triângulo do Porto, diria que Fernando (indiscutível), Moutinho (o meu ex capitão é excelente) e ? (Guarín, Bellushi, Souza, Danilo). Neste momento o Guarín face a problemas físicos e também à ausencia da qualidade evidenciada no ano anterior tem vindo a mostrar que já anda com a cabeça noutro sítio. O Bellushi, que adoro, tem vindo a demonstrar muita indefinição no seu jogo e não acompanha o excelente duo Fernando-Moutinho. Danilo, recente, pouco a acrescentar. Souza? é para o lugar de Fernando.
é verdade que seria gastar dinheiro desnecessário, e face às verbas já gastas torna-se incoerente.

Parabéns pelo blog, muito bom e ainda bem que num dia de trabalho sem querer o encontrei.

Força.

Gonçalo disse...

Desde já obrigado.

Eu apostava em Belluschi. Mas Moutinho também pode fazer o lugar se Defour recuar para a posição do alentejano. Mas se considerarmos que a tendência será para jogar com James a playmaker, será que faz assim tanto sentido outro jogador com essas características? A questão é que, apesar de tudo, parecem existir várias opções.

Marco Morais disse...

Antes de tudo, tenho quase a certeza que Lucho não vem. Não passa de um rumor hiperbolizado pela imprensa desportiva.

Como sabes defendo muito o Belluschi para o lugar que falta preencher no meio-campo. Por um misto de situações - a falta de fio de jogo da equipa e um abaixamento de forma - o 7 do Porto não tem produzido.

E é daí que me surge que a ideia da vinda de El Comandante poderia não ser assim tão má.

Mas, acima de tudo, o que nos falta é qualidade e rotina de jogo. E isso só a teremos com boas ideias do treinador e jogadores jogando regularmente. Porque agora, salta Belluschi, joga Defour, antes Guarín. Na lateral Maicon, agora o homem nem está a enterrar vai meter o Danilo. Nas alas, Djalmas e companhias, quando James, Hulk e Varela são os melhores. Kléber, Kléber e mais Kléber... no banco... querem que ele faça golos como?

Com Lucho ganhávamos alguém indiscutível e isso é bom neste 'Porto VP' cheio de indefinições.

Pedro disse...

Se LUCHO vier o Porto vira definitivamente a agulha para o 4-4-2.

Mais simples é impossível

Gonçalo disse...

Como assim? Meio campo em losango? E o que é que acontece aos extremos? Explica-me lá melhor o figurino táctico :)?

J. disse...

Claramente um Fernando, Moutinho, Lucho.
Querem comparar Defour ou Belluschi com o Lucho!? tudo doido ou quê!?
O Danilo só faz sentido se jogar a defesa direito.

Leão de Alvalade disse...

Gonçalo,

O Lucho seria 1 luxo a que felizmente o FCP não se pode dar. Quem dera ao Kleber poder ter alguém que lhe ensinasse e ajudasse como o Lucho poderia fazer.

Ah, e os adeptos portistas "aqui presentes" não se esqueçam de 1 pormenor importante. PDC não se despediu publicamente de Baía, Couto ou até de PEmanuel, mas fez-se fotografar na companhia de Lucho num jantar de despedida.

Joao disse...

Parece-me sobretudo um investimento seguro.

Ao contrário de Moutinho, Beluschi ou Defour é um médio que marca um numero considerável de golos por época.

Era um gajo extremamente influente no jogo de Jesualdo Ferreira e na época seguinte fez uma falta do caraças (acabamos em terceiro)...

Anónimo disse...

Lucho, Liedson, e Djaló tudo jogadores apontados ao FCP durante esta abertura de mercado. Especulação é dizer pouco.