segunda-feira, janeiro 30

Desculpas de Lucho

É o último fôlego dos dragões na corrida pelo título de campeão nacional em 2012. Gorada que está a hipótese do plantel planeado na pré-época fazer melhor, eis que as novas hipóteses se prendem com um velho conhecido e com um gigante por conhecer. À parte destas novas investidas está o principal causador do infortúnio azul e branco. Sim, Vítor Pereira continuará por lá, para experimentar esta versão 2012, até porque para a SAD o técnico ainda não deu razões para a tão necessária mudança.

Barcelos foi só mais um episódio que confirma o desnorte dos dragões esta época. O jogo com o Gil Vicente trouxe de volta as exibições de falta de carisma, vontade e plano, e inaugurou a série de desculpas para com outros factores. A derrota (3-1), foi explicada por Vítor Pereira em três pontos. Para o espinhense a equipa portista foi "má", o Gil Vicente "digno" e a equipa de arbitragem "vergonhosa".

Assim se resumiu mais um desaire e mais três golos no saco de uma equipa desfeita em cacos, que tornou em cinzas aquilo que se queimou na época anterior. Frio é o estado de espírito dos adeptos e mais gelado ainda é o da SAD, que não equaciona sequer mudar o principal responsável pelos desaires deste ano. A Vítor Pereira lhe faltou dissecar melhor os pontos acima, e incluir outro, o do erro próprio que tão bem evidente está esta época.

Não me parece que seja digno de um treinador que quer ser campeão, desculpar-se com algo tão presente no futebol português. A arbitragem foi sem dúvida má, mas, pergunto eu, quantas nesta Liga portuguesa são boas? E quantas equipas não são "dignas"? Seja lá o que isso queira dizer. O ponto chave é que a equipa entra mal em jogos importantes onde, outrora, não falhava. A falta de rotina é evidente, assim como a alegria em jogar. A desconfiança reina e isso é que importará dissecar. De quem é a culpa, afinal? Está à vista de todos os que acham que há melhor para o clube. Só não está de quem é visado pelas criticas...

A cada semana que passa mais se vislumbra o futuro de um Porto que não ganha, nem convence, em jogos onde é realmente preciso mostrar a sua fibra. Foi assim na Champions, foi assim na Taça e tem sido assim no Campeonato. Ponto atrás de ponto, já vão 5 de atraso para o líder. Quantos mais serão precisos para a verdadeira mudança? isso só a SAD poderá explicar.

Mas explicações são algo que não lhe interessa certamente. Ao invés, compram-se mais experimentos para o menino brincar e estragar. Um menino que certamente irá crescer para baixo, pois não está ao nível da Universidade em que estuda e o tempo se encarregará de recolocar tudo no seu sítio certo. Até lá, a não decisão tomada ontem, juntamente com a conferência de imprensa dada por Vítor Pereira, são o sinal de que o título está definitivamente entregue.

Só tenho pena de não recebermos um antigo capitão de forma mais condigna. As equipas que ele conheceu, das quais fez parte de forma influente, não estavam dependentes de boas exibições de árbitros para ganhar jogos decisivos. Este ano, El Comandante vem parar a uma que, segundo os seus responsáveis está. Vais reparar como tudo está diferente, meu caro Lucho, e no fim vais chorar a máxima "nunca voltes ao lugar onde foste feliz". Esse Porto do qual tu fizeste parte, ganharia ontem, com Paixão ou sem ela, com um Gil Vicente digno ou indigno. Porque havia plano, porque havia garra, porque havia união, carisma e confiança. Este não tem nada disso, e até tu, Lucho, és parte desse desvirtuar contínuo.

A 5 pontos e com uma volta completa por realizar ainda haveria tempo, mas insiste-se no erro mais grave da época. E por mais remendos que se façam, só o vão tornar mais evidente...

13 comentários:

Ricardo disse...

Não deixa de ser curioso que os melhores blgoggers portistas estejam em sites não filiados unicamente ao clube. Tanto tu e o Gonaçalo aqui como o Littbarski, no 442, são exemplos de pessoas que olham o jogo de uma perspectiva nada fundamentalista. Parabéns, mais uma vez (sempre?), por mais este texto. Estão aqui as verdadeiras razões de o Porto este ano ser a equipa deprimente que é.

Não sei se Pinto da Costa começa a indiciar sinais de demência ou anda mais preocupado com a brasileira com quem dorme de noite, mas algo se passa. Não ter visto de início o erro, não ter remediado logo a seguir o erro, não ter, definitivamente, demitido Pereira ontem à noite é qualquer coisa que já ultrapassa a compreensão. Por mim, benfiquista, agradeço e que se mantenha por muitos anos. Mas este homem é incompetente - este, Pereira. E só por erros estúpidos do Jesus será campeão.

O que, apesar dos apesar, ainda deixo espaço para acontecer. O campeonato não está entregue. Há 4 jornadas cruciais pela frente. Depois da Luz, sim, poderemos falar em campeão óbvio ou luta até ao fim. Até lá, portistas e benfiquistas, tenhamos todos calma. Ainda há muito a acontecer.

Pedro Almeida disse...

Vamos imaginar que esta distância pontual continua até ao Benfica-Porto, e que nesse jogo o Porto até acaba por ganhar reduzindo a distância para 2 pontos.
Nesta hipotése quem passa a ser o mais forte candidato?
O Benfica ficará desmoralizado e o Porto ganha um grande alento.

Ainda falta muito campeonato.

Marco Morais disse...

Obrigado Ricardo. =)

Pedro, o Benfica recebe o Nacional e, antes de receber o Porto, desloca-se a Coimbra (Académica) e Guimarães.

Serão, para quem tem dúvidas, quatro jornadas decisivas. Mas isso é para quem tem dúvidas. Se reparares, com este treinador, há muito que não as tenho.

Agora, impossíveis não existem, mas as probabilidades existem por algo. Por mais que me custe, e acredita que não é pouco, aposto que ao fim dessas 4 jornadas a distância aumenta para o Benfica.

Tasqueiro Emigrante disse...

Coitado do Ricardo,

tem inveja do Pinto da Costa que dorme com uma brasileira toda jeitosa...

não tens namorada? a tua é feia? loool

Ricardo disse...

Honra te seja feita, Marco: desde o princípio afirmaste que, com o Gravatas, o Porto não ia a lado nenhum.

Gosto sempre dos que afirmam as suas ideias. Sem espaço para no futuro justificarem o injustificável. É assim que agem os que não têm medo de ter opinião. E, se se erra, cá estaremos para admitir o falhanço. É mais bonito assim. E menos hipócrita.

PS - Quando é que este blogue começa a ter um bloqueio específico para tontos?

Anónimo disse...

Ricardo, o governo criou quotas para palermas em caixas de comentários de blogues de futebol e o assassino de gays está cá para que a Lei seja cumprida.

Marco, honestamente, acreditas que o SLB não perca pontos nos próximos 3 jogos?

Acreditas que o FCP os perde (dois jogos em casa contra Feirense e Leiria e vai a casa do último)?

Pode até acontecer que o FCP ainda se afaste mais, mas continuo sem perceber de onde vem tanta certeza (se o SLB apresentasse um futebol forte e consistente, percebia).

Marco Morais disse...

Luís, o SLB apresenta uma regularidade de vitórias consistente. O futebol, apesar de menos expansivo que em 2009, é bem melhor do que o do Porto.

Em certos pormenores isso se nota bem. É óbvio que posso errar, mas não disse que o SLB ia ganhar esses 4 jogos. Disse algo diferente.

Francis disse...

Luis, quando um gajo ganha e vai à frente tudo é lindo e tudo nos é permitido...estás a jogar bem, diverte-te pá, desliga de comentários de gajos como eu ( na boa ) e de outros, meu...

só tenho que dar os parabéns aos bloggers do FCP neste Sector ( ai que vem o Mágico..amigos e tal e coiso ) no final tudo fica acertado, o dever e o haver...

Anónimo disse...

Francis, tivemos uma conversa normalíssima num outro post sobre estes últimos casos, porque haveria de desligar de comentários teus? Não percebi.

Marco,

"É óbvio que posso errar," pois eu também.

"mas não disse que o SLB ia ganhar esses 4 jogos. Disse algo diferente."

Se puderes responde: "Marco, honestamente, acreditas que o SLB não perca pontos nos próximos 3 jogos?

Acreditas que o FCP os perde (dois jogos em casa contra Feirense e Leiria e vai a casa do último)?".

Eu acho que tu acreditas que é provável o FCP aproximar-se (essencialmente porque nem o FCP está assim tão fraco para não vencer normalmente os três jogos fáceis, nem o SLB está assim tão forte que não possa perder 2 ou 4 ou 5 pontos nas duas deslocações a Guimarães e Coimbra).

Para o SLB vencer estes três jogos terá de mostrar algo mais do que tem mostrado nos últimos 3/4.

Hugo disse...

Eu tambem acredito que o campeonato esta decidido, com mais ou menos ponto

Marco Morais disse...

Luís, sinceramente, acho que não sou eu que pensa demasiado deste Benfica. Acho que és tu que pensa demasiado deste Porto.

Acredito que depois de tantos anos a veres o Porto ganhar, te faça confusão ver um adepto do Porto entregar assim 'as faixas'. A verdade é que sempre que vi o Porto perder, foi demasiado parecido com isto...

Acredita que eu sei como o Porto perde, já são uns anitos. Cá estaremos para fazer contas daqui a 4 semanas. Oxalá me engane =)

Francis disse...

luis, era ironia...um gajo vai à frente, e tem que levar com os outros, e ainda por cima, mais erro menos erro, estás a jogar bem.

Miguel disse...

Tendo em conta a realidade até ontem, ou seja, não fosse a entrada do Lucho, diria que o titulo era do Benfica.

A entrada de Lucho pode ter o condão de lançar o Porto para uma boa 2ª volta e encurtar distâncias para o Benfica. Há poucos jogadores com a capacidade deste argentino de segurar as pontas de uma equipa.

Veremos o que vai dar mas não concordo muito com a teoria de que as próximas 3 jornadas vão decidir.

Acho que o Benfica - Porto será mais importante porque o Benfica poderá dar aí o xeque mate (ou o Porto lançar nesse jogo a remontada).