terça-feira, janeiro 17

Sporting: quando nem tudo é mau!!!

Mesmo quando a classificação não o demonstre, não sou daqueles que pensa que tudo está mal em Alvalade. Acho que há definitivamente coisas positivas em Alvalade e que muito pouca gente poderá hoje discutir:
-
Com o americano na defesa o Sporting ganha finalmente alguma presença fisica nos lances de bola parada. Falta resolver por agora quem será o companheiro de Oneweyu, mas isso é outra história;

-
Temos um defesa esquerdo a sério. Algo que já há muito, mas muito tempo que não havia em Alvalde;

-
Temos um senhor jogador no meio campo que será muito brevemente o futuro capitão do Sporting, Schaars. Oxalá fique por muitos e bons anos no clube;

-
Existem nas alas opções de qualidade e para todos os gostos. Fica só a curiosidade de saber o que vale de facto Jeffren e se podemos contar ou não com Izma;

-
Contratamos um dos Ponta de lança mais promissores do futebol europeu;


Mas também há aspectos negativos que não podemos ignorar:

-
Dar a braçadeira de capitão a um gajo como João Pereira foi dos actos que mais me repugnou no meu clube. Pura e simplesmente não tem perfil para a responsabilidade. Espero que se possa corrigir rapidamente esta situação no futuro;

-
A questão do segundo central vai passar a ser novela em Alvalade. Polga vai sair, Rodriguez anda lesionado e Carriço passou a coveiro para muito dos sportinguistas. Xandão não me parece ser o jogador que precisavamos. Mas também ainda nem jogou. A rever…

-
A história do 6 já chateia. Foi André Santos, Carriço, Renato Neto e agora é Schaars. Domingos já deveria ter encontrado o substituto de Rinaudo há muito tempo em vez de andar a experimentar novas opções em cada jogo que passa;

-
Golos. Sem ser Wolfs, ninguém mais marca golos em Alvalade. Bojinov não aparece, Rubio passou a ver os jogos da bancada e agora aparece este “Bock” do Uruguai. O que o Benfica tem em Rodrigo ou Nolito, e o Porto em James ou até Kléber, não existe em Alvalade. E isso quanto a mim, é uma das razões para esta quebra em Alvalade que comecou precisamente quando o holandês começou a não marcar. Falta portanto, um segundo e até terceiro goleador na equipa!


É claro que entre o positivo e negativo poderiamos dizer que é de facto muito pouco aquilo que se conseguiu em Alvalade. Eu acho que não. Poderia-se ter conseguido mais, é um facto, mas já sentimos em parte o que esta equipa pode valer. Não acho que falta muito ao Sporting para conseguir andar lá na frente, e sobretodo tenho a certeza que estes 11/9 pontos não demonstram a distância real que separa a equipa dos lideres e
tenho também a certeza que no fim do campeonato, a pesar de considerar o titulo uma miragem, estaremos menos longe do primeiro lugar.

22 comentários:

Pedro Almeida disse...

As minhas previsões (optimistas)para o Sporting no final da época:

- 5º lugar na liga.
- 25 pontos distância para o 1º.
- Fica-se pela meia final da taça de Portugal.
- Fica-se pela meia final da taça da liga.
- Goleada "Bayernesca" pelo City na liga Europa.
- Luís Duque é corrido.
- FCP paga rescisão de Domingos.
- Convocação de eleições extraordinárias para Setembro.
- 2 candidatos: Paulo Pereira Cristovão e Bruno Carvalho.
- Eduardo Barroso não é convidado por nenhuma candidatura.

Mike Portugal disse...

Esqueceste-te de referir nos aspetos positivos o excelente trabalho feito com os sócios e os nucleos.

João Simões disse...

Depois de terem gasto o que podiam e principalmente o que não podiam, e que na primeira volta já eram campeões, agora mais do mesmo para o sporting... mais 2/3 anos sempre em 3º ou 4º.... o mal do sporting é um dos principais problemas deste País!!! não é a equipa ou o treinador... são as elites, pseudo estrelas, do social que o governam, que tal como o clube, estão falidos...o podre do podre!
Vejam onde andam os que gostam do "garrafão de vinho e courato", e pode ser que abram os olhos!

J. disse...

ahahah!
muito bom! e o que é que ganharam já os do "vinho e courato"?
Parece que de repente são aqui o Barcelona do sitio

Peyroteo disse...

Os que gostam de "garrafão de vinho e courato" provavelmente estão numa taberna. Ou no Barbas, que é mais ou menos a mesma coisa. :)

Unknown disse...

Muito gostam de falar do mal do sporting, isso significa que ainda estamos vivos.

E acima de tudo nesta época deu para ver que nos jogos com os grandes nos temeram mais, como no caso do Benfica que o JJ nem assumiu o favoritismo.

Mike Portugal disse...

Oh João Simões,

A vossa memória é mesmo pequena não é?
Quando andaram 4 anos nos tais 3º e 4ºs lugares a gastarem mais €30M que nós por época estavas caladinho não era?

Não ouviste da boca de ninguem que íamos ser campeões. Ouviste que íamos aproximar-nos dos 1ºs lugares. E pegando na tua frase: "O mal do SLB são aqueles que pensam que o SCP só tem adeptos de elite e pseudo estrelas".

LDP disse...

golias17, mas ganhaste? Empataste sequer? Ah, espera là, foi o àrbitro nao foi?

Estes gajos agora até jà mudam o foco de atençao de um resultado de um jogo jogado e acabado para as conferencias de imprensa antes deste começar.

Benfica 1 sporting 0 ; comentàrio verde e branco "Ah, o sporting està forte e tal! Primeiro voces sò falam de nòs e segundo o Jesus antes do jogo nem assumiu que era favorito, foi ou nao foi? Ah AH Ora tomem!!"

Pedro disse...

golias, o Jesus nunca assume favoritismo. Estão a 11 pts e o Jesus diz que ainda contam para a luta pelo título...não é por aí.

"Não ouviste da boca de ninguem que íamos ser campeões. "

A sério? Não foi o Duque que disse que não contratavam para as manchetes mas sim para festejar em Maio? O que será que se festeja em Maio??? E houve mais dirigentes com responsabilidade a terem declarações semelhantes...

Glorioso11385 disse...

João,

Como é possível, ao apontares as qualidades do Sporting actual, ignorares o Elias, seu melhor jogador?

Mike Portugal disse...

Pedro,

A luta pelo título nunca foi assumida pelo Presidente nem oficialmente. O que ficou assumido era que queríamos aproximar-nos dos adversários diretos e isso está a falhar (o campeonato ainda não acabou).

O facto de "querermos" ser campeões (e queremos sempre como é óbvio) não é o mesmo que dizer "Vamos ser campeões" (à lá Mourinho).

J. disse...

O post é "só" sobre o Sporting.
Aliás, tive esse cuidado para não ter que levar com o Luis em cima.
Mas pronto, esqueci-me de outros como olha, este JP Simões.

Anónimo disse...

Isso é só amor, J.?

Miguel disse...

Glorioso, o João não curte o Elias, vá-se lá saber porquê.

Quanto ao post, está na linha daquilo que eu também acho.

Eu, o Joao, o peyroteo, estamos a dar a cara agora, que o momento é mau e a receber em troca a constatação de facto de que estamos a 11 pontos.

Daqui a umas semanas, quando se jogarem as cartadas finais da época, veremos quem irá engolir em seco.

Anónimo disse...

Miguel, até parece que estás a fazer alguma coisa que nunca se tenha feito neste blogue. Vaticínios é o que há mais aqui. Dar a cara em momentos maus também me parece que há aqui muitos exemplos. E?

Por mim, não vou engolir nada em seco se o SCP ficar a 5 pontos do líder ou se ficar a 40.

A minha opinião é que, HOJE, o SCP não melhorou efectivamente em comparação com a época passada. Socorro-me dos pontos para o afirmar, mas também da qualidade futebolística, que é bastante medíocre, pese embora um mês de futebol globalmente satisfatório.

Além disso, vejo uma equipa a definhar, em vez de a crescer. E para isso baseio-me na qualidade de jogo da equipa, que tem decrescido (e aqui o Peyroteo concorda comigo).

Se amanhã começam a jogar à bola e a vencer jogos? Ainda bem para vocês.

Anónimo disse...

Além disso, se é para errar, estou aqui para o dizer: pensava e escrevi-o na altura, que o SCP ia ser um forte candidato ao título. Pelos vistos, enganei-me. Vais esfregar-me isso na cara? :)

Unknown disse...

A jogar em casa contra um rival tem de assumir favoritismo, mas cada um pensa o que pensa.

Epa e dizer que não vêm diferenças do ano passado é só vontade de criticar. A equipa está melhor, também estamos com muita gente em lesões ou em baixo de forma, mas como o domingos diz não é em seis meses que se muda um problema de 8 anos.

Anónimo disse...

"não é em seis meses que se muda um problema de 8 anos"

Quem está minimamente atento, entende bem esta frase.

O SCP bateu num fundo bastante negro na época passada e recuperou rapidamente alguma credibilidade. Principalmente, junto dos sócios e simpatizantes.

In dependentemente do número de pontos, este facto é indesmentível.

Agora, outro, diferente, e que em nada minoriza o esforço que está a ser feito (só aqui em algumas cabeças mais sensíveis) é que o SCP continua BASTANTE longe do número um.

E contra mim falo, pois achava que este SCP ia dar muito mais luta. Não deu e não estou convicto que venha a dar ainda este ano. É apenas isto.

Mas pronto, deixo isto para J.'s e Miguéis, que eles é que percebem de futebol.

Unknown disse...

Não se pode negar o facto de que também esta a dar luta podia ser melhor se não tivesses aquele inicio de época e as enorme quantidade de lesões que temos, mas mesmo assim fomos à luz e demos luta, estamos nas duas taças e na uefa,quanto ao Braga e ao Porto foram jogos que vieram numa fase pior com alguns erros de domingos.

E para mim ao contrario de muita gente todos os troféus e títulos interessam, mas ainda há muito campeonato pela frente e as coisas podem mudar.

LDP disse...

Ainda assim é melhor ter 10 lesionados no plantel do que jogar no inicio da época com Djalò e Postiga.

Ironia à parte, o inicio da época passada do Benfica foi muito mais vergonhoso no que tocou aos senhores da apaf a arbitrar os jogos do Benfica e isso nao era argumento vàlido para nenhum sportinguista.

Cardozo, Gaitan, Aimar, Javi, Luisao...todos eles jà tiveram lesoes este ano que os impossibilitaram de competir em vàrios jogos. Mas isto também nao é argumento que se apresente se os jogadores nao se chamarem Izmailov, Jeffren ou Rinaudo.

Miguel disse...

luis, em setembro / outubro o sporting estava bem e era candidato, em Novembro /Dezembro decresceu qualidade, em janeiro está medíocre.

O que tu fizeste são constatações. O que estamos aqui a fazer são projecções.

Eu ainda estou para perceber a tua opinião: se o Sporting está efectivamente melhor que em anos anteriores e vai demonstrá-lo, ou se está igual ou pior... e vai demonstrá-lo também.

Eu já disse o que penso. Ainda não percebi a tua opinião.

Se é para constatar factos, sim, estamos à mesma a 11 pontos do 1º... Mas não é isso que se discute neste post e no meu mais abaixo.

Anónimo disse...

A futurologia deixo para ti, Miguel.

O que tem demonstrado é estar na mesma do que no ano passado. Tem ali qualidade individual mas a verdade é que em termos futebolísticos não tenho visto nada de especial.

"Se é para constatar factos, sim, estamos à mesma a 11 pontos do 1º..."

Eu já fui bem explícito ao dizer que o facto de estarem a onze pontos significa alguma coisa. Assim como tu também defendeste que esses onze pontos não significam aquilo que eu defendo. Tranquilo.

Não vou discutir futurologia contigo porque me bates aos pontos. E a mim tanto me faz ficarem a 40 pontos como a um, acho também que já o disse.