quinta-feira, janeiro 5

Sporting e os 3 do meio campo

Para mim um dos maiores problemas do actual Sporting reside na escolha dos 3 do meio campo. Sendo Capel, Jeffren, Carrillo e talvez Izmailov opções naturais para as alas, e que entre si saiam 2 titulares para o 4-3-3 de Domingos, resta então escolher os 3 que completam o meio campo da equipa.
Ora a posição 6 tinha um titular indiscutível até agora, Rinaudo. Com a lesão deste muito se disse sobre a preponderância do argentino no futebol do Sporting que curiosamente tinha apenas começado a dar sinais de qualidade. Mas pelo que vejo onde o Sporting mais sofre é precisamente na construcção de jogo, principalmente contra as equipas pequenas do nosso campeonato que jogam normalmente mais fechadas e na retranca quando jogam contra as equipas grandes. E aqui o papel do argentino não assumia um especial relevo. Muito mais importante nesta função de construcção, é o papel de Schaars e Elias.
E na minha opinião, contra equipas pequenas um 6 (seja ele qual for) e estes dois, faz com que o Sporting possa ser uma equipa de pressão alta sim, mas de pouca construção. O que faz com que muitas vezes tenham que ser os centrais a fazer lancamentos longos para o desamparado Wolfs ou então houvesse uma dependência e pressão sobre as alas. Nos jogos que começamos a perder contra o Rio Ave e Académica, havia muito correria e luta mas pouco descernimento.
Na minha opinião, nem Schaars e especialmente nem Elias são jogos criativos capazes de pautar o jogo da equipa e de lhe dar um pouco mais de organização. São jogadores de correrias, de como dizem os entendidos, jogadores de equilibrios.A posição 10 tem que ser ocupada ou por Matias, talvez Izmailov ( que importante é ter o czar de volta) ou até por André Martins. ( se este mostrar confiança e confirmar a qualidade que já se viu que tem). Para bem da qualidade do futebol do Sporting!!!

35 comentários:

Gonçalo disse...

Mas continuas a jogar em 4-3-3? Ou mudas o esquema para acomodar mais um homem no meio-campo?

J. disse...

Falta o Wolfs na frente.
3 do meio campo, 2 alas e um 1 PL.
Se tivesse aqui o CM ou o FM mostrava-te como era.
:-)

Francis disse...

Patricio

joão pereira, onycoiso, polga, insua

schaarjs

elis e matias

carrillo wolksavegen capel

J. disse...

Exacto, Francias,eu também jogaria assim. E depois punha o czar na segunda parte para gerir o resultado. Ou até ampliar para o 3-0 como disse e bem o Peyroteo!:-)

Francis disse...

Ao ataque, sem medos, J. Temos que nos fazer homens. Salvo seja.

Gonçalo disse...

J. mas para isso tens q tirar alguém do meio campo, certo? seria rinaudo, elias, schaars? rinaudo, izmailov, schaars? rinaudo, elias, izmailov? ou outra combinação qualquer

Tasqueiro Emigrante disse...

Eu sinceramente não sei o que vai dar este clássico entre o Sporting e o Porto...ambas as equipas não estão a jogar bem e por isso não se sabe o que poderá vir.

Espero só que o árbitro esteja à altura do jogo e não se ponha com merd@s :)

J. disse...

Exacto Gonçalo!
Entre Rinaudo, Schaars e Elias jogaram apenas 2.
O Miguel se anda por aqui, vai-me já chamar burro!
:-)

Gonçalo disse...

pois, mas para isso a tua equipa tem que defender com mais homens que do defende hoje. eu espero que seja o "teu" meio-campo a entrar em jogo no sábado :) dava muito mais jeito.

J. disse...

Mas Gonçalo o meu ponto de vista era "principalmente contra as equipas pequenas do nosso campeonato que jogam normalmente mais fechadas e na retranca quando jogam contra as equipas grandes".

Acho que o Porto é um pouco mais que isso! :-)
Mas também é verdade que foi assim que já foram ganhar não sei quantas vezes em Alvalade.A jogar na retrance com um gajo sozinho a decidir lá na frente. Olha era assim com o nosso Domingos por exemplo!

Miguel disse...

Burro!

J. disse...

:-)
Miguel, faltam ali mais pézinhos com esses 3.
É só carregadores de piano, faz falta um maestro.

Miguel disse...

Rinaudo, Elias e Schaars é um excelente trio de meio campo. Mais defensivo é certo, aí concordo contigo. Mas dá a liberdade para que Capel, Matías ou Carrillo não se desgastem tanto defensivamente.

A verdade é que Domingos ainda não "resolveu" esse problema. Quando teve Matías apto deslocou-o para a ala onde rende bem menos. Izmailov deve ser encostado à direita também e se calhar já neste jogo com o Porto...

Acho um crime ter de tirar Elias ou Schaars da equipa, mas se tiver de ser, num jogo em casa contra equipas de retranca, que seja... :)

Gonçalo disse...

se fosse eu jogava assim em Alvalade:

helton
fucile otamendi rolando alvaro
fernando moutinho beluschi c.rodriguez
j.rodriguez hulk

sem ponta de lança fixo e com a malta mto móvel

mas o VP vai jogar assim
helton
maicon otamendi rolando alvaro
fernando moutinho defour
djalma hulk j.rodriguez

J. disse...

Ter 2 cães de fila tipo Elias ou Schaars acho que já é garantia de consistência defensiva.
Olha o Benfica com Javi e Witsel consegue isso e o Porto com Fernando e Moutinho.
Porque não nós tb?

Gonçalo disse...

nem Elias nem Schaars têm a solidez defensiva e o sentido posicional de Fernando ou Javi. Um 8 não é um 6, por muitas voltas que dês.

Francis disse...

não percebo nada de bola, está visto.

Leão Justiceiro disse...

J.

Excelente análise.

Creio que o grande problema de construção que referes deve-se às inadaptações de André Santos e Carriço à posição de 6.

O primeiro é muito macio na posição, o segundo só sabe destruir e não construir. Também Schaars não é um 6 nato, pelo que duvido que fosse melhor solução.

Tudo isto deixa uma auto-estrada aberta para Polga fazer um dos seus, já famosos, passes longos para a terra de ninguém. É aqui que se sente mais a falta de Rinaudo, que avança com a bola no pé e arrisca (às vezes até demais).

Já Elias, esse sim, tem de render MUITO, MUITO mais do que aquilo que tem feito, para um internacional brasileiro. E ainda diziam que era parecido com Ramirez. Só se for na cor. Aquela de que o Javi é fan.

J. disse...

Gonçalo, Leao Justiceiro
Nunca saberemos o que podiam render Elias ou Schaars na posição 6 até porque quase nunca lá jogaram.
O que me parece é que se não podem jogar a 6 nem são jogadores camisola 10, então andamos a jogar com 8´s a mais. :-)
Que grande análise táctica!

O Elias em si mesmo é razão para um post.

LC disse...

No esquema do Domingos, mesmo com as equipas da retranca, ou sai Schaars ou Elias, isto para jogar com um organizador/distribuidor de jogo.

Fazendo uma análise ao Sporting de Domingos e ao Porto de Mourinho como exemplo, Rinaudo/Costinha, Schaars ou Elias/Maniche, ???/Deco.

Não creio que Matias seja o jogador, Deco ajudava a defender e pressionava, coisa que Matias nunca vai fazer.

O Domingos terá de ginasticar muito, eu pessoalmente vejo o Elias um jogador muito voluntarioso mas que não sabe decidir e tem paragens cerebrais em demasia, já o Schaars acho-o um médio completo, se fosse treinador do Sporting numa questão destas tirava o Elias sem pensar 2x, mas para isso é preciso existir esse 10 que sem bola equilibra, o russo no meio perde-se e o chileno é o Ruben Amorim do Benfica (pode dar jeito mas como suplente), assim, eu pessoalmente não vejo no plantel do Sporting quem possa ser, o miudo (André) é muito verde, mas gosto muito dele.

J. disse...

Mas não joga o Benfica com o Aimar como 10 ou o Porto com James ou Bellushi?
Nao vejo estes a defender muito ou a pressionar.
O problema do Matias na minha opinião é fazer quatro jogos seguidos e lesionar-se outros 4. Nunca vai conseguir ter uma regularidade exibicional.

LC disse...

J.,

não vou alongar muito a coisa, mas essa comparação com Aimar... sabes pelo menos que o Aimar é o jogador mais faltoso do Benfica? Será por não defender ou por não pressionar?

Usando os do Porto, se calhar essa é a razão de este ano veres o Porto menos pressionante que o ano passado, por essa razão era tantas vezes usado o Ruben Micael e o Guarin.

LDP disse...

Nao ves o Aimar a pressionar?

Tenho a forte impressao de que nao viste mais do que 10/15 jogos completos do Benfica nos ultimos 3 anos.

J. disse...

LDP, não me desejes tamanha tortura!
:-)

Iniesta de Mundet disse...

J. nao vês o Aimar pressionar?! Entao é porque nao tens visto os o Aimar jogar ou andas distraido! (já sei que mais pessoas já te deram na cabeça por isto, mas mais uma é merecida). Mas boa análise, acho que vos falta um jogador criativo no meio campo, que pode ser o Matias (esquece o Izmailov, ele é o vosso Mantorras).

@oel@ disse...

Patricio

joão pereira, onycoiso, polga,insua

elias schaarjs

matias

carrillo wolksavegen capel


Para sábado.

Marco Morais disse...

Rinaudo-Schaars-Izmailov

Elias (e blá, blá, blá, blá... não sei para quê compraram, Vamos ver que falta faz)

Talvez só o notem quando não ganharem jogos. Ou então mandem para o banco o Schaars.. depois queixem-se.. é que.. ou joga um ou outro

Peyroteo disse...

Só faltava agora colocarem em causa o Elias e o seu rendimento. É um jogador essencial na equipa com um ritmo superior a qualquer outro no nosso meio campo.

Tasqueiro Emigrante disse...

Helton
Maicon,Rolando,Otamendi,Alvaro
Defour,Fernando,Moutinho
Hulk,Kleber,James

Subst: Iturbe,C.Rodriguez,Djalma

Gonçalo disse...

Afinal o Vítor Pereira usa como nick Tasqueiro Emigrante :) A sério? Maicon e Defour? É esse o teu 11 ou achas que é o que o treinador vai por a jogar?

LDP disse...

Peyroteo, que nao queiras ver que o Elias està em sub-rendimento desde hà 3/4 jogos é uma escolha tua.

E se é ele quem mais alto ritmo tem naquele meio campo eu, pessoalmente, preocupar-me-ia e muito se fosse sportinguista.

jamsilva disse...

O único 6 que o scp tem é o argentino. o holandês e o brasileiro são jogadores mais atacantes. Senão pq anda o domingos a experimentar com o carriço e o outro miudo?

Izmailov, scharrjs e elias. No meio campo só cabem dois. Mas como a época é longa e o russo volta e não volta esta no estaleiro acho que o Domingos não vai ter muitas dores de cabeça.

Anónimo disse...

Bem, ia cascar no J. mas já nem é preciso. De facto, ou nem sequer vê os jogos do SLB (mas nenhum mesmo) ou não sabe o significado de pressionar e defender.

Três tiros na água, J.

Tasqueiro Emigrante disse...

Gonçalo,

é o onze que o VP vai colocar.

o meu seria:

Helton
Sapunaru,Rolando,Mangala,Alvaro
Beluschi,Fernando,Moutinho
Iturbe,Hulk,James

:)

Miguel disse...

Neste ponto estou com o Peyroteo. Elias é essencial no Sporting. Schaars também.

Daí entender que Izmailov neste momento só tem lugar na posição de Carrillo.