terça-feira, janeiro 24

Aguentará Mourinho mais que dois anos e pico num clube de futebol!?

Dos melhores a treinar, dos piores a gerir a sua imagem pessoal. Já nem bater sucessivamente recordes o salva de ser assobiado em sua própria casa. Mourinho: um verdadeiro case study!!!

37 comentários:

Anónimo disse...

Dos piores a gerir o quê? Só podes estar a brincar. O homem é das pessoas mais mediáticas do mundo, J. Convém não esquecer esse pormenor.

O estilo, inconfundível, aliado à extrema competência, resultam no melhor treinador do mundo, quer queiramos ou não.

Foi assobiado? Se não me engano em Barcelona, também Pep o foi, há uns anos.

Mas quer dizer...

Gonçalo disse...

Ainda não percebi verdadeiramente o porquê dos assobios. É a arrogância? É a incapacidade de vencer o Barça? É a má relação com a imprensa? Não pode ser pelos resultados desta época. Estarão os adeptos Madridistas a quebrar a regra do "o que interessa são os resultados"?

J. disse...

O homem é odiado por todos os lados. Em Espanha, em Itália, Inglaterra. Passe por onde passe,cria antipatias.Nem mesmo entre os próprios adeptos do clube que representa consegue reunir unanimidade.

Eu acho q é um misto de tudo. Arrogância, Mal Educação e uma incapacidade de ganhar ao Barcelona ou até fazer frente.

Anónimo disse...

É só a incapacidade de derrotar o Barça, penso eu.

J., isso tudo é verdade mas agora responde-me a uma pergunta: que clube do mundo (e sócios e adeptos) recusaria ser treinado por José Mourinho?

Joao disse...

Cá para mim no final da época os de Madrid não vão gostar nada de ver Mourinho partir novamente para Inglaterra.

Pela primeira vez vemos os "miúdos" de Mourinho a questionar o mestre, a pôr em causa o seu trabalho. Quer-me parecer que isto ainda vai dar merda e não é para o Mourinho...

J. disse...

Aí é que está...pela primeira vez da história do futebol,Mourinho pode significar um: "Quando apenas ganhar e golear, não chega!!!".

J. disse...

E depois, é essa tb...quem é que consegue derrotar o Barça hoje em dia?
Nem Milan, nem Manchester, nem Santos e se calhar nem este Benfica se salvaram ou salvariam de levar um banho de bola dos catalães.

Joao disse...

"Nem Milan, nem Manchester, nem Santos e se calhar nem este Benfica se salvaram ou salvariam de levar um banho de bola dos catalães."

Não o "mais grande" dava com toda a certeza baile a este Barcelona...

Rodrigo Teixeira disse...

Os assobios são a demonstração da incapacidade de ganhar ao Barcelona, mas felizmente para o Real e para o Mourinho, para ganhar competições não precisa de vence-las frente ao Barça, assim acredito que para o ano o Mourinho regresse a Inglaterra e provavelmente os adeptos "blancos" ainda vão sentir muito a sua falta.

Peyroteo disse...

Pelos resultados não será. Afinal, fez 49 pontos em 57 possíveis na 1ª volta, tem 5 pontos de vantagem sobre o Barcelona e marcaram 67 golos, ou seja, média de 3,53 por jogo!

Anónimo disse...

Lá vão eles fazer panelinha.

J. disse...

Mas eu ainda continuo a perguntar o porquê de estar ar de constante zanga contra o mundo? do estar contra todos e existir num ambiento adverso?
Já sei que me vao dizer que é só mais uma das tácticas de Mourinho para desviar as atenções.
Mas eu acho que já passou há muito essa linha e apenas é um caso de personalidade.

Gonçalo disse...

Mas ó J., agora o homem tem que ser encantador é? Se é um traço de personalidade ou teatro pouco importa. O que interessa é o lado profissional e os resultados que obtém. Ele queria em Madrid ganhar a Liga e a Champions sendo assim o maior treinador de todos os tempos, para depois se acomodar num clube em inglaterra por muitos e bons anos. O problema deste plano chama-se Barça e se não lhe lixar a liga, lixa-lhe a champions de certeza.

J. disse...

Mas já sabia disso quando foi para Espanha, não já!?
Já sabia se calhar em 10 jogos contra o Barça ganharia 1 ou 2. Se ficasse em Itália estaria bem mais descansado a ganhar Scudettos e Taças de Italia. Mas se calhar já não aguentava mais as poucas amizades que tinha por lá. É ver no Youtube as entrevistas de Mourinho em Itália e desatar a rir.

Se assumiu o desafio Espanha, já sabia que teria que levar com o Barça de Guardiola.

E dps não é uma questão de ser encantador. é mais uma de não ser execrável.

Ricardo disse...

J., o "ar de constante zanga contra o mundo" não é só táctica ou estratégia para reunir os seus em torno de uma ideia. Ele, de facto, é um enormíssimo filho da puta - em tempos conheci a peça, em Salamanca no Hotel Helmantico (em frente ao estádio), quando ele ainda limpava os sapatos do Van Gaal e tomava o pequeno-almoço sozinho, quase desterrado.

Quanto aos adeptos, é lógico que os resultados no campeonato são para lá de fabulosos - melhor, só se tivesse ganho ao Barça porque de resto é uma campanha extraordinária. O que os adeptos do Real não perdoam é esta atitudezinha ridícula de forçar todos os confrontos contra o Barça para um patamar físico e de retranca. Tem jogadores e talento como treinador para fazer melhor, muito melhor - podia até perder na mesma mas não passava pela humilhação de ter menos de 30 por cento de posse em casa. Isso é qualquer coisa que nunca lhe será perdoada. A não ser que vá ganhar a Barcelona, o que é possível, desde que não decida amarrar a equipa a um meio-campo com Lass, Xabi e o carniceiro Pepe.

dezazucr disse...

Nota: o Capello foi despedido do Real Madrid por montar a equipa só para ganhar.

Mourinho a ser despedido é mesmo por não conseguir fazer frente ao Barcelona. O Real Madrid não é o Inter nem o Chelsea.
Se alguém podia fazer frente ao Barcelona, esperava-se que fosse o Real Madrid e Mourinho foi contratado especialmente para isso.

Há muita gente que se esquece que o Real Madrid ainda é o clube com mais Champions (9 Taças), tendo ganho nos últimos 15 anos 3 delas (98, 2000 e 2002).

Estamos no ciclo do Barcelona que se passeia com muita classe, mas muitos outros ciclos já houve, com equipas extraordinárias, que cada uma da sua forma ganhava sem dar qualquer hipótese. Ou quem não se lembra do Liverpool do início de 80 ou o Milan de 90? Todos tiveram os seus ciclos quebrados.

O orgulho dos madrileños acredita e quer que seja o Real a derrubar o Barcelona e Mourinho mostra a cada jogo não estar à altura. O que não quer dizer que neste momento outro treinador o consiga, mas independentemente disso, os adeptos querem alguém que pelo menos mostre mais nesses duelos.

J. disse...

Epá, não vi o Liverpool dos 80´s, mas vi o Milan dos 90´s e este Barcelona é infinitamente superior.

Pedro disse...

A postura de Mourinho é simplesmente para ter as atenções viradas para si e não para os jogadores deixando-os mais protegidos no que diz respeito a críticas e ataques quer de adeptos quer da imprensa. Mas acho que em Espanha Mourinho tem comprado guerras desnecessárias.

A espinha Barça está a ser dificil de gerir. Não me parece q os adeptos do fcp, Chelsea e Inter estejam zangados com Mou e não desejem o seu regresso. Os de Madrid? Logo se verá no final...pode ser que vão buscar novamente Pellegrinis e afins..

Tb concordo que Mourinho teria mais a ganhar se optasse por outra táctica qd defronta o Barça. Podia perder à mesma mas deixava outra imagem.

Gonçalo disse...

Não sei se será assim tão superior. São épocas diferentes, nós vimos-los jogar ao vivo (lembras-te?) e pareciam que jogavam de olhos fechados.

Peyroteo disse...

Liverpool dos 80? Aquele que foi ridicularizado pelo Flamengo de Zico na final da Libertadores?

J. disse...

Xiii...que lembranças horríveis!a única vez q fui aquele estádio sem ser para ver o sporting. devia ter queimado umas cadeiras! :-)

Mike Portugal disse...

luis,

"que clube do mundo (e sócios e adeptos) recusaria ser treinado por José Mourinho?"

O Barcelona recusaria. Mas talvez fosse o único.


J.,

O Milan dos anos 90, ainda antes da lesão do Van Basten, era uma maquina de vitórias muito comparavel a este Barcelona e a este Madrid (o deste ano).

J. disse...

Epá, mas em termos de superioridade de jogo!?
Este Barça em 3 anos de Guardiola, quantos títulos perdeu?
para ai 3 em 18 possiveis!
e com posse de bola de 70% algo impensável nesta década.

Anónimo disse...

Sim, J. esse jogo que viste na Luz não era o super Milão e mesmo assim eram bastante bons. O super Milão ainda tu não ligavas ao futebol hahaha

Mike,

epá, espectaculo! Há um clube no mundo que não o quer! :D

J. disse...

Ligo ao futebol para aí desde os meus 8 anos...ainda me lembro de ver o México 86! :-)
Já nessa altura sabia mais de bola, que muitos hoje nos seus 30 e muitos!ahahah
Um comentário á Mourinho!

LDP disse...

"Estarão os adeptos Madridistas a quebrar a regra do "o que interessa são os resultados"?"

Gonçalo, os adeptos madrilistas nunca seguiram essa regra. O Capello nas duas vezes que là treinou foi campeao e saiu logo de seguida porque a massa adepta dizia que o seu futebol é feio. Ao que ele respondia que o "bonito futebol de ataque era uma coisa do passado e o que conta hoje (em 2003) sao os resultados.
Foi campeao, como jà tinha sido em 97 e fez as malas.

Se hà adeptos no mundo que mete o futebol bonito à frente dos resultados sao os madrilistas. Depois, e cada vez que sao campeoes fazem a festa nem se lembrando de mais nada, mas cada semana que passou durante essas épocas foram infernais para Capello.

Gonçalo disse...

LDP, mas o Real não joga bonito nos jogos que não são contra o Barcelona?

Quando me refiro aos resultados aqui é a ganhar a liga sabendo que são inferiores no duelo directo com o grande rival. E nesta altura com os "2" pontos de vantagem só dependem deles próprios para ser campeões.

LMGM disse...

Tentando responder à tua pergunta, não, para mim o "método Mourinho" só funciona se entrar num clube arredado do sucesso, constroi um pico de vitórias e de seguida sai para o seguinte sofrer com o deserto.

Acho impossivel Mourinho ter sucesso se por exemplo fosse contratado pelo Barcelona após Guardiola (exemplo que nunca poderemos aferir...).

No Real, ou vence este ano (campeonato ou champions), ou tchau e beijinhos e o próximo que tente fazer alguma coisa com as sobras.

Anónimo disse...

"o "método Mourinho" só funciona se entrar num clube arredado do sucesso, constroi um pico de vitórias e de seguida sai para o seguinte sofrer com o deserto."

Tipo FCP? :D

Mourinho é dos melhores do mundo a fazer aquilo que faz. Esta coisa de espremer uma realidade evidente é muito tuga. Há sempre um falhanço a apontar, mesmo que o sucesso de alguém seja transversal e universal. Há smepre um mas.

LDP disse...

Gonçalo, sim. Ganhar a liga deveria ser visto como "grande resultado final" e global a nivel interno. Mas os madrilistas sò se lembram disso quando depois do apito final do ultimo jogo tiverem razoes para abrir o chamapgne.

estou perfeitamente de acordo contigo, mas a realidade é que em Madrid nao podes sò ganhar os jogos. Tens de os ganhar com alta nota artistica. Mas se até Mourinho é criticado quando leva 5 (ou "2", concordo) pontos de avanço, entao serà humanamente impossivel agradar àqueles gajos.

Pedro Almeida disse...

A diferença principal que encontro no Mourinho de Real Madrid é a sua relação com os jogadores.
Ele filho da puta sempre foi, sempre foi amado nos clubes onde esteve e odiado em todos os outros, ele cultiva isso.
E como já disseram, quando ele sai de um clube, este fica em cacos e passa por um certo período de recuperação.

Ele geralmente quando chega a um clube mete logo um ou dois de parte para mostrar quem manda e depois consegue criar um grupo de fanáticos que o defenderá dentro e fora de campo até à morte se for preciso.

Não sei o que se passou em Madrid, mas é notório que aquele balneário não está unido nem em si nem em torno do treinador, salta à vista o mau ambiente, não sei se será portugueses vs espanhois como se diz, mas não se compara com os balneários de betão dos tempos de FCP, Chelsea (excepto ultimo ano) e Inter.

Para os adeptos o grande problema é que já não aguentam mais humilhações e ele foi contratado especificamente para derrotar o Barcelona, digam o que disserem.



Peyroteo, o Liverpool jogou a final da Libertadores ou a Intercontinental? ;-)
(O Benfica com o actual plantel é que podia perfeitamente pedir autorização para participar na Libertadores)

LMGM disse...

Luis, o Mourinho entrou com o FCP campeão?...

Fui eu que imaginei a conferência de imprensa a dizer, "Tenho a certeza que no próximo ano vamos ser campeões.", depois de três anos longe do titulo...

Se calhar o maior é este, http://www.youtube.com/watch?v=-VURD2J4_rs&feature=related

Anónimo disse...

LMGM, o FCP em 7 campeonatos pós-Mourinho venceu 5.

É verdade que estava há três anos sem o vencer, quando ele chegou ao Porto, mas em dois desses campeonatos, o clube ficou em segundo a um ponto e a três.

Além disso, chegou ao Inter, com o clube campeão. E só passou um ano desde que saíu pelo que não se pode falar em deserto nenhum.

O Chelsea é melhor exemplo do que dizes mas, mesmo assim, pós Mourinho, ganhou 25% dos títulos de campeão da sua história.

Joao disse...

Amanhã o Real Madrid ganha por 2 a 0 com golos de Pepe...

Miguel disse...

Aposto que hoje o Real consegue chegar aos 30% de posse de bola...

Peyroteo disse...

Claro que era a intercontinental! Epic fail da minha parte :)

Tasqueiro Emigrante disse...

loool

ontem vi um excerto da entrevista ao Eusébio.

dizia ele quando jogou pelo Beira-Mar contra o benfica não fez remates à baliza e apenas andava em campo a passar bolas para a defesa...

loool, naquela altura já faziam o que fazem ainda hoje...como o tempo não muda :)