domingo, janeiro 22

Na frente, tudo na mesma.

A vitória do SLB frente ao Gil Vicente manteve os encarnados na frente do campeonato. Quem viu o jogo sabe que apenas com muita sorte o SLB conseguiu os três pontos. Tenho vindo a avisar precisamente para a inconsistência do futebol do Benfica e hoje isso foi por demais evidente.

O facto do Gil Vicente jogar com 11 homens no seu meio campo não justifica tamanha apatia e falta de esclarecimento do futebol da equipa líder. Witsel está uma nódoa, aquela defesa fez disparates atrás de disparates e safaram-se alguns do costume: Cardozo (lamento, mas o homem marca golos), Rodrigo (fez um jogo muito bom), Nolito (duas assistências), Aimar e Artur.

O empate seria um resultado justo e a equipa deve entender que estes três pontos caíram do céu e que é preciso mais. Muito mais.

E porquê? Porque o FCP não vacila. Domina adversários, marca golos e continua na perseguição. E ganha sem Hulk. Ao contrário do Marco e do Gonçalo, acredito mesmo que é o FCP o principal candidato ao título. Mas até os compreendo: não devem ter visto o jogo de hoje do SLB.

O Braga agarrou o terceiro lugar e amanhã temos mais um capítulo do drama leonino. A ver vamos como reage a equipa a tantos contratempos, num terreno algo complicado.

23 comentários:

Pedro Almeida disse...

Já pensava que era o único que não conseguia perceber a tanta virtuosidade apregoada ao Witsel.
O jogo passa por ele...e pára aí.
Recebe a bola, pára o jogo, vira-se, entretanto já tem 2 adversários em cima, e ou perde a bola ou tem que passar para trás.
Esta noite pelo menos foi assim.

Pedro disse...

Tu andas muito politicamente correcto...

O fcp domina adversários? E o SLB não? O que é q o GV fez? Fechadinho lá atrás...nem quando sofreu o primeiro golo se abriu um bocadito...

E vencemos sem penaltys estranhos.

Witsel anda uma nódoa????? Depois dos jogos que anda a fazer? Xiça!!!!

Anónimo disse...

Pedro, o Gil fez o mesmo número de remates do Benfica, e teve apenas menos três cantos. Foi um jogo muito equilibrado que o Benfica ganhou porque foi bastante mais eficiente.

O Jesus não estuda os adversários e isso ficou patente neste jogo.

LC disse...

Não te entendo,

qual a diferença do domínio que o Porto exerce e o Benfica não?

Qual a diferença nos golos do Benfica e os do Porto?

O Porto ganha sem Hulk como o Benfica ganha sem Aimar.

Witsel faz 3 a 4 posições por jogo, o nosso conceito de futebol é completamente diferente.

Empate? Porquê? O Gil Vicente tentou jogar para ganhar?

O jogo não foi muito conseguido, mas a vitória não pode ser posta em causa ainda mais depois de ter ouvido as desculpas recheadas de verborreia de 2 atrasados mentais, tadinhos que foram tão prejudicados, se fossem homens teriam dito que o árbitro errou para os 2 lados (não percebo qual a dúvida deles na falta do 1º golo), o que vi de gritante foi a marcação de um livre indirecto ridículo quando a bola ia sair pela linha de fundo e a marcação de uma falta num lance TOTALMENTE limpo do Rodrigo, foram os maiores falhanços desta arbitragem habilidosa.

LC disse...

Filipe, o que é que isso de cantos e remates tem a ver com o domínio?

Ao final da 1ª parte o Guimaraes tinha tantos remates como o Porto e tinha mais cantos, achas que dominou o jogo em relação ao Porto?

Marco Morais disse...

Concordo contigo, LC..

Acho, Luís, que tu é que não vês os jogos do Porto =)

Mas, entre mim e tu, não vai sobrar muito! O Benfica tá mais trabalhado, não que seja muito, mas está.

Se este Porto vos ganhar o campeonato... não sei que diga...

Abraço meu amigo, se um dia abrir o Rambóia, que seja para festejarmos um golo do Kléber :D

hehe =)

Anónimo disse...

LC, explica lá então que coisa é essa que defines como domínio. Como é que se avalia isso?

Para mim domínio é quase não deixar o adversário rematar, é conceder-lhe poucas ocasiões de golo (o que inclui livres próximo da área e cantos). Não foi isso que se passou neste jogo.

Eu não disse que o FCP dominou o jogo. Teve ascendente mas não sufocou o adversário.

Tasqueiro Emigrante disse...

O Porto dominou o Guimarães todo o jogo...tem sido assim nos últimos jogos. Domina mas sem sufocar.

Notas:

Alvaro Pereira-Melhor jogador do Porto
Moutinho-Que golaço
Kléber-Ele não é avançado, só joga bem com as costas viradas para a baliza
James-Só lhe falta velocidade
Fernando-Melhor recuperador de bolas da Liga

Quanto ao penalti do James não existe para mim...mas por um lado veio compensar o erro ridiculo da falta inexistente do livre que dá golo do guimarães.

Quanto ao Benfica não vi mas já fui informado que anda sem jogar muito, valendo-lhe o Cardozo e alguma sorte como a do segundo golo.
Vamos a ver se a segunda volta vai "dar a volta".

Anónimo disse...

Pedro, "O fcp domina adversários? E o SLB não? O que é q o GV fez? Fechadinho lá atrás...nem quando sofreu o primeiro golo se abriu um bocadito..."

Na segunda parte de ontem, o Guimarães só chutou e marcou à baliza uma vez, e isto depois de um livre inexistente.

O Gil Vicente teve as melhores oportunidades de golo, até ao bamburro do Rodrigo.

Eu não estou a ser politicamente correcto. Apenas acho que o SLB tem graves inconsistências no seu jogo e tem tido alguma sorte em alguns jogos.

Outra coisa, Gaitán já chega. Se não te sentes ofendido com aquela postura não sei bem o que te dizer.

LC, "qual a diferença do domínio que o Porto exerce e o Benfica não?"

O SLB expõe-se em demasia, ontem foi um bom exemplo disso. Não sofreste o segundo porque não calhou, não custa nada admitir isto.

"Qual a diferença nos golos do Benfica e os do Porto?"

A diferença, que eu ontem revi, é que enquanto no Dragão eu só estava à espera que o FCP marcasse, na Luz, estava só à espera que o Gil marcasse. Aliás, o golo do empate era esperado, já.

"O Porto ganha sem Hulk como o Benfica ganha sem Aimar."

Acho que não entendeste bem a minha ironia. Da minha parte, não é porque Hulk não joga que o FCP vai perder. Mas há muita gente que acha que o FCP é uma equipa banal e que depende de Hulk. E o FCP tem provado que é mais do que muitos querem fazer crer. Aliás, ontem teve mais uma vitória ao nível de AVB, mas não há nada a fazer e o Pereira é pior e pronto.

"Witsel faz 3 a 4 posições por jogo, o nosso conceito de futebol é completamente diferente."

Até pode ir à baliza. Sem querer comparar, O Nelo também fazia várias posições. Mas fazia-as todas mal.

Witsel, então ontem, esteve sempre demasiado lento como refere ali o Pedro Almeida.

"Empate? Porquê? O Gil Vicente tentou jogar para ganhar?"

O Gil Vicente teve as melhores oportunidades de golo e esteve sempre muito mais perigoso do que o SLB, até ao remate de Rodrigo. Não assumir isto é fechar os olhos.

Se o SLB fosse a Madrid fazer a exibição que o Gil fez na Luz, era só benfiquistas a dizer que fizemos um jogaço. Não?

Marco, mas porque é que dizes isso? Eu acho que tu não te sentes à vontade para dares a mão à palmatória. O teu clube continua a vencer os jogos quase todos (estou a referir-me ao campeonato) e ontem despachou o Guimarães num jogo de praticamente um só sentido.

"Este" FCP tem 2 pontos a menos. Que queres dizer com isso? Que o FCP não presta mas o SLB só presta mais "dois pontos"?

Ou o SLB é bom mas só tem mais dois pontos do que a merda do FCP?

Não percebo essa lógica. As próximas quatro jornadas vão definir o campeão.

Tasqueiro Emigrante disse...

I love the smell of stupids in the morning!

Pedro disse...

"O Gil Vicente teve as melhores oportunidades de golo e esteve sempre muito mais perigoso do que o SLB"

O sempre é exageradíssimo. Teve uma boa oportunidade no início da segunda parte. De resto sempre fechado lá atrás. O SLB não jogou bem mas controlou sempre o jogo, dominou o adversário. Não foi um domínio traduzido em golos e oportunidades mas foi um dominio territorial e de posse de bola. Parece-me óbvio que no computo geral estamos a jogar bem melhor que os outros. Este jornada não estivemos tão bem em termos de nota artística mas vencemos e continuamos líderes!!

Anónimo disse...

Claro Pedro. Somos líderes justamente, isso não está em causa. Eu apenas acho que corremos demasiados riscos e, num campeonato a dois, qualquer deslize pode ser fatal.

Depois das idas a Guimarães e Coimbra falamos. :)

Tasqueiro Emigrante disse...

"Ou o SLB é bom mas só tem mais dois pontos do que a merda do FCP?" by: luis

malcriado e ridiculo

é o que dá darem magalhães a pessoas que vivem em barracas e não têm educação!

Pedro disse...

Não discordo de ti nisso dos riscos. Só acho que estamos numa fase muito boa, com bom futebol e golos que ontem teve uma ligeira interrupção. A ida a Guimarães é importante sem dúvida. Receber os corruptos com vantagem pontual é fundamental para depois os empurrar lá para baixo de forma definitiva (nunca será mas ficará bem mais perto disso).

Tasqueiro Emigrante disse...

Mais uma triste alma ignorante...

Gonçalo disse...

Luis - nunca me ouviste dizer que o FCP não era o principal candidato ao título. O facto de não acreditar no treinador não quer dizer que não acredite na responsabilidade e da qualidade que a equipa tem.

Joao disse...

O que é certo é que vi finalmente um Porto a jogar como deve ser...

O Benfica não esteve tão bem mas fez o suficiente para ganhar o jogo...

O Braga continua excelente...

Anónimo disse...

Gonçalo, pensei que estavas em sintonia com o Marco, nesse aspecto.

LC disse...

Luis,

decididamente vimos jogos distintos.

o Vitória teve pelo menos mais 2 grandes oportunidades para marcar (Paulo Sergio e João Paulo), tal e qual como o Gil, ah e tal, mas o golo do Rodrigo foi de bamburro, também o do Gil Vicente que ganha a bola apos defesa do GR, tal como o Guimaraes marcou apos defesa do Helton.

Ah mas o Gil e tal... o Benfica é uma equipa que joga ao ataque, todos sabem isso e o Gil não fez mais que defender com 11 e jogar em transições rápidas após recuperar a bola aproveitando o balanceamento ofensivo do Benfica, 65% de posse traduzem bem o que é domínio, o jogo jogou-se na sua maioria dentro do meio campo do Gil que esteve muito organizado a ocupar os espaços com duas linhas (meio-campo e defesa) muito proximas e um medio entre elas a fazer marcação ao Rodrigo, analisar o jogo é bom mas não é fácil, lá porque o jogo não foi conseguido virem falar-me de domínio... remates e cantos? isso é na playstation que se remata de qualquer lado e entra para a estatistica.

Não leves a mal, mas não vou continuar a chover no molhado.
chuver no molhado não, mas agradecido na mesma.

Anónimo disse...

Não levo nada a mal, LC.

Ambos queremos uma equipa forte e avassaladora, sempre.

Já vejo bola há muitos anos e sempre me habituei a ser desconfiado em relação ao SLB, talvez por causa dos desaires consecutivos.

Seremos os melhores se chegarmos ao fim em primeiro. Até lá, só me satisfaço com vitórias concludentes. As de ontem, só me deixam desconfiado, mesmo. :)

Em relação ao jogo, como é óbvio o domínio maior pertenceu ao SLB (podia ser de outra forma?). Mas o Gil Vicente permitiu isso mesmo, e nós fomos incapazes de furar aquela defensiva.

Até ao golo do Rodrigo a equipa produziu pouco mais do que zero. Queor lá saber do Gil Vicente e do autocarro.

Quero ver este SLB em Guimarães e Coimbra, em duas jornadas consecutivas a trazer os 6 pontos.

Gonçalo disse...

Luis - eu acho que o Marco é que está em sintonia comigo, só que não sabe :)

Anónimo disse...

Deves, o Marco está mesmo convencido que o FCP é uma trampa ao pé do SLB. Ou que o SLB é uma máquina ao pé do FCP, ainda não percebi. :D

Gonçalo disse...

O rapaz está a ofuscado pelo VP, não consegue ver direito