terça-feira, março 14

Falta pouco ou falta muito?

Depois da derrota do Braga, no Restelo, a luta pelo primeiro lugar tem apenas dois "pesos pesados": SCP (55 pontos) e FCP (57 pontos).

A luta pelo terceiro lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões (LC), mas pela "porta pequena", promete muito, com o SLB (50 pontos) a ter que encarar "o boi pelos cornos", caso não queira ficar arredado da prova máxima do futebol europeu entre clubes. Braga (48 pontos) e Boavista (45 pontos) não devem deixar escapar, pelo menos, a UEFA que, no caso dos "encarnados", seria um fraco consolo.

O FCP será o próximo campeão nacional - É a minha ideia. O FCP tem ganho com relativa tranquilidade. Quaresma continua a ser fundamental mas outros, como Meireles, Benny, Pepe ou Lucho, serão suficientes para desbravar o caminho que os levará à conquista do título. A equipa de Co Adriaanse parece mais confiante, menos exposta - há quanto tempo Adriaanse não diz um "disparate"? - e a estrutura "azul e branca" apresenta uma firmeza a fazer lembrar a de outros tempos.

O SCP é o grande adversário do FCP - Muitos sportinguistas andam desconfiados com a produção da sua equipa. É compreensível, apesar dos resultados bestialmente animadores. A equipa de Paulo Bento - está quase a convencer-me - mostra-se aguerrida, adulta e vai somando vitórias em catadupa. O futebol apresentado não é muito agradável - abusa do pontapé para a frente - mas a verdade é que, mesmo com algumas baixas, os "leões" têm conseguido manter a regularidade das vitórias. Exibições como a da Luz, nem vê-las, mas também não é preciso. Os reforços de Inverno são isso mesmo: reforços. Depois do jogo contra o Boavista desfalcado, é já na próxima jornada, em Leiria, que o SCP mostrará as suas verdadeiras "garras".

SLB com a vida complicada - Não é desânimo - bom, até é... -, mas o SLB está numa situação que pode ganhar contornos dantescos, se não se arrepiar caminho. A desilusão é muita, entre as hostes "encarnadas", mas ainda falta muito campeonato para disputar. E não me refiro ao número de jogos. Falo, essencialmente, da difícil tarefa que Koeman tem pela frente, ao ter que motivar um plantel descrente (na luta pelo título), mas que tem que lutar, até ao fim da prova, por um lugar na LC. Os jogadores "encarnados" não podem deixar-se "embalar" pelo Barça e esquecerem-se dos jogos com o Braga, Rio Ave, entre outros. Porque se não ganharmos a estes, para o ano, não há mais "Barças".

Sem comentários: