sábado, março 18

Forte não, Fortíssimo

O FCP venceu o Paços de Ferreira com três golos sem resposta e, sem fazer uma exibição do outro mundo, mostrou desde o primeiro minuto quem sairia do Dragão vencedor. A equipa azul e branca está muito forte, está confiante e está cada vez mais sintonizada. O esquema táctico já se encontra assimilado pela equipa e isso reflecte-se nas exibições e nos resultados. Pessoalmente agrada-me esta postura ofensiva e a dinâmica do esquema, a equipa ataca bem e defende ainda melhor. É verdade que no princípio torci o nariz e contestei, mas neste momento só tenho mesmo é que aplaudir o trabalho de Adriaanse e reconhecer o bom trabalho desenvolvido.

Analisando individualmente:
Baia (5) - Foi mais um espectador.
Bosingwa (6) - Esteve num daquele dias bons. Concentrado e excelente a defender.
P. Emanuel (7) - Substituiu Pepe no centro da defesa e cumpriu perante um adversário que tentou usar 2 avançados como forma de contrariar o esquema portista, mas em vão. Ainda arranjou maneira de assistir Benni para o 1-0.
Cech (6) - Seguro a defender e sempre com vontade de dar uma ajuda no ataque o eslovaco mostrou que quer o lugar da esquerda para ele.
P. Assunção (6) - O costume. É ele quem equilibra defensivamente a equipa.
R. Meireles (7) - À semelhança do seu parceiro de meio campo começam a faltar as palavras para descrever a sua espantosa regularidade e elevada qualidade exibicional.
Lucho (7) - Aplica-se o mesmo raciocínio. O argentino ainda assistiu o seu compatriota para o 3-0.
Quaresma (7) - Faz tudo bem. Durante a primeira parte foi o grande dinamizador da equipa. Esteve muito perto de assistir para golo e também perto de marcar. É uma peça muito importante neste FCP e talvez seja o melhor jogador a actuar em Portugal.
Andersson (7) - Estreia a titular no campeonato e com uma assistência para golo. Esteve bem durante os 90 minutos, cumprindo com as funções ofensivas e fechando bem quando a equipa não tinha a bola. Tem apenas 17 anos, convém lembrar, é o jogador mais jovem desta nossa liga e adivinha-se um grande futuro. Nota-se que gosta de actuar em zonas mais centrais, mas neste esquema táctico terá de o fazer a partir de um dos flancos.
McCarthy (7) - Tem vindo a subir de forma a olhos vistos. Depois de ter bizado na Madeira, hoje marcou mais um golo ao serviço do FCP. Neste momento conta com 99 golos como profissional de futebol, algo me diz que o 100º será marcado já na 4ª feira.
Adriano (7) - Entende-se bem com McCarthy, isso nota-se na forma inteligente com que ocupam os espaços, não se atrapalhando. Marcou o seu 4º golo e está a trabalhar para se manter no plantel portista da próxima época.

Ainda jogaram Lisandro Lopez que fez o 3º golo, Ivanildo e Hugo Almeida. Se compreendo as substituições de Quaresma e McCarthy, já me custa um pouco a compreender porque é que não se refrescou o meio campo e se deu uns minutos a Ibson. Tenho pena de não ver mais vezes este rapaz no campo.

Uma nota à parte. A defesa azul e branca, desde o início do campeonato, tem vindo a ser criticada e constantemente apontada como o sector mais fraco da equipa. Contudo, após 27 jornadas é a defesa menos batida com 14 golos. A 7 jornadas do fim o principal adversário neste campeonato dos golos sofrido o Braga é o principal adversário, o que têm os dois principais rivais a dizer sobre isto?

Sem comentários: