sábado, março 11

Tu queres ver que finalmente encarrilaram?

Afastado no meu retiro transmontano e inspirado pela preocupação do Miguel, finalmente encontrei tempo e vontade para voltar aos posts.

Ontem vi um FCP muito seguro de si, com uma exibição consistente e tacticamente coordenado. Apesar de praticamente não se ter jogado à bola durante a primeira meia hora de jogo, foi sempre o FCP que assumiu o controlo do jogo e o domínio dos espaços. O sistema táctico 3-3-4 já se encontra interiorizado pela equipa e isso transparece bastante no terreno de jogo. Muitas vezes vemos o Paulo Assunção a recuar para o lado de Pepe, transformando o sistema num 4-2-4, mas ontem não. O camisola 18 jogou no meio campo e isso libertou Raul Meireles e Lucho e garantiu consistência no centro do terreno.

Depois destas duas últimas exibições só posso congratular Co Adriaanse por ter recuperado de forma tão positiva a equipa após o jogo da luz. Ontem só fiquei com pena de não ter visto mais um pouco do puto Anderson nos minutos finais.

Individualmente:

Baia (6) - Não teve trabalho praticamente nenhum, mas mesmo assim ainda se atrapalhou em alguns momentos. Contudo não comprometeu.

Bosingwa (5) - É um jogador pouco inteligente, sempre foi e sempre será. Falha passes atrás de passes, cruza torto quando não tem pressão, faz disparates que não lembram ao diabo. Creio que tem um problema sério de concentração.

Pepe (7) - É tudo dele. Sozinho limpa a zona central da defesa com uma classe que muitos não lhe adivinhavam e que ainda muitos fazem questão de não ver. Adriaanse transformou este jovem defesa num central de grande qualidade.

P. Emanuel (6) - Já não estranha tanto o lugar como no inicio, se bem que se nota claramente que não é ali que ele gosta de jogar. Ontem até apoiou o ataque, indo à linha tirar um cruzamento que quase deu em golo. Psicologicamente é uma peça importante na equipa, mantendo o pessoal em ordem.

Paulo Assunção (6) - Desde que agarrou a titularidade ainda não vi o brasileiro fazer um jogo menos bom. Sabe onde é que deve estar e tem a calma suficiente para levar a equipa para a frente.

Raul Meireles (8) - Foi o melhor ontem. Além de ter marcado o canto para o golo ainda foi lá ele carimbar a vitória. Está em grande forma e está em todo o lado. A jogar com 4 avançados abrem-se muitos espaços para quem vem de trás. Não me admiro que ele ainda marque mais 2 ou 3 golitos até ao final do campeonato.

Lucho (7) - Tem muita classe este rapaz. Ontem foi o cérebro da equipa, fez aberturas brilhantes e pensou o jogo todo da equipa. Quase marcou numa defesa espectacular de Rubinho.

Lisandro (4) - Está em baixo de forma. Ontem praticamente não se viu.

Quaresma (6) - Esteve bem marcado o jogo quase todo. Só se esqueceram dele quando levou a bola de uma ponta do campo à outra e cruzou para golo.

Adriano (6) - Marcou o golo que furou a muralha defensiva do Vitória e pouco mais.

McCarthy (5) - Esteve activo, vindo muitas vezes atrás buscar jogo, mas foi um pouco inconsequente. Parecia que o golo frente ao Nacional o tinha animado, mas ontem voltou a falhar isolado. Podia ter feito bastante melhor.

Ainda jogaram Cech, que entrou muito bem no jogo e mostrou que é opção para o lado esquerdo no meio campo e Hugo Almeida que enviou uma bola ao poste após outro excelente canto de Meireles.

Agora faltam 8 jogos para o final do campeonato e o FCP lidera com 5 pontos de vantagem. É verdade que os adversários mais directos ainda têm 9 partidas para disputar, mas também têm a pressão com eles.

Sem comentários: