terça-feira, março 21

Um post altamente provocatório!

Foi em 1986/87 que o Sporting venceu pela última vez no Estádio do Porto, para a Taça de Portugal. Curiosamente, foi também num jogo das meias-finais. Todos nos lembramos de como era complicado jogar nas Antas naquela época. O ambiente era de terror e as jogadas dos visitantes eram invariavelmente paradas junto à linha de meio campo por uma oportuna apitadela. Causou por isso estupefacção que o Sporting sobrevivesse durante 90 minutos e chegasse ao prolongamento. Mas o mais espantoso aconteceu mesmo aos 119 minutos. Mário, médio brasileiro do Sporting, aplica forte pontapé e marca um golão, resolvendo a eliminatória. Poucos depois, o inesquecível Alder Dante apita para o final da partida. Naturalmente, instala-se a revolta nas bancadas. Em plena década de 80, uma equipa de mouros tem o descaramento de eliminar o Fêcêpê na Invicta! O tratamento acabou por ser o do costume, como vem relatado no texto que se segue, em que o herói Mário conta ao Maisfutebol como tudo se passou naquela tarde de Maio.

"O ex-médio brasileiro assistiu ao apedrejamento de vários elementos da comitiva leonina. O treinador do Sporting, o inglês Keith Burkinshaw, foi atingido e o autocarro dos leões também seguiu para Lisboa com os vidros partidos: «Tivemos de sair do estádio escoltados. Havia obras, nessa altura, junto do estádio e ficou mais complicado. Fomos acompanhados pela polícia até à saída da cidade, mas numa altura em que já estávamos sem apoio o autocarro foi apredejado por adeptos do F.C. Porto.»
Importa referir que a fúria portista tinha surgido bem antes, durante o encontro. Primeiro, Lima Pereira lesionou-se na tíbia num choque com Silvinho, que continuou em campo e, na altura do golo de Mário, surgiram as queixas de Guilherme Aguiar, dirigente do F.C. Porto, acusou um polícia de festejar com os jogadores do Sporting"


P.S. Deve referir-se que as deslocações ao terreno do Porto são agora bem menos problemáticas, principalmente após a mudança de estádio. Mas os bastidores continuam a funcionar na perfeição! Soube-se hoje que a Liga instaurou processos disciplinares a Sá Pinto, Tonel e Nélson, na sequência do encontro frente ao Nacional, disputado a 4 de Fevereiro, no Estádio de Alvalade. Esperemos então pelos castigos. Afinal de contas, aproxima-se uma deslocação a Guimarães e o "tal" Sporting-Porto.

Sem comentários: