domingo, março 5

SLB vence Estrela da Amadora, por 2-1.

O SLB derrotou, pela segunda vez no campeonato, a mesma equipa que "roubou"3 pontos ao FCP e, para já, 3 pontos ao SCP. A vitória dos "encarnados" foi justa e os jogadores do Estrela da Amadora podem, e devem, já na próxima jornada, voltar a demonstrar a agressividade e garra que empregaram contra a equipa campeã nacional.

A primeira parte foi má demais. Se o Estrela conseguiu, por duas ou três vezes, desenhar jogadas de ataque, o mesmo não se pode dizer do SLB. A equipa da Luz, pura e simplesmente, não existiu, nos primeiros 45 minutos. Porquê? Não se sabe. Ninguém sabe. Eu, pelo menos, não sei. Talvez insira o comportamento complexado e desinspirado da equipa "encarnada" numa patologia qualquer que, por desconhecimento de causa, não consigo explicar.

Que num campo daqueles se jogue mal, para mais contra uma equipa extremamente defensiva e com três homens rapidíssimos no contra ataque, ainda percebo. Mas que nem sequer se demonstre um rasgo de atitude, de luta pala bola, isso não consigo mesmo entender. Entretanto, Ronald Koeman, no final do jogo, ter-se-á arrependido de afirmar, na véspera do "embate", que quem não se entregasse "saltava fora da equipa". Se tivesse levado avante esta premissa, ao intervalo, Koeman não teria substitutos suficientes no banco de suplentes.

Para lá do resultado, positivo, o que mais me interessa nesta fase da época é a consistência que a equipa (não) apresenta. A falta de atitude, de empenho e de entrega, na primeira parte da Reboleira, dão a sensação terrível que, contra os "pequenos", será sempre difícil conquistar os três pontos. E como nas nove jornadas que faltam já não defrontaremos nenhum "grande", a apreensão é mais do que muita.

Na segunda parte Koeman tirou Karagounis e Geovanni, lançando Miccoli e Manduca. O jogo estava empatado - Robert (52') respondeu ao golo de Paulo Machado (31') - e estas alterações mexeram com a equipa "encarnada". O italiano apareceu rápido e incisivo, procurando o remate com frequência. Manduca ainda atirou ao poste mas seria Miccoli, já nos descontos, a selar a reviravolta no marcador, com um remate cheio de intenção, mas feliz.

Para quem ainda duvidava, pôde, hoje, constatar o inegável: com Miccoli na frente, o futebol atacante do SLB ganha velocidade, mobilidade, espaços e criatividade.

SLB, destaques negativos:
- Moretto - Sou obrigado a dar o "braço a torcer". Moretto tem falhado em momentos chave e transmite insegurança ao sector defensivo. Não se sai a uma bola pelo ar. A camisola também pesa aos guarda-redes.
- Geovanni - Apesar de vir de uma lesão, o brasileiro não rende na direita. Parece-me que "bloqueou" mentalmente essa opção.
- Karagounis - Também por culpa dos extremos que “não existiram”, enquanto esteve em campo, fez uma exibição fraca. Não conseguiu circular a bola e, fisicamente, parecia cansado. Para entrar só nas segundas partes?
- Luisão e Anderson - Pouco seguros, permitiram que os "amadorenses" aparecessem na área com relativa facilidade.

SLB, destaques positivos:
- Léo, Manuel Fernandes e Petit - Foram os únicos que "estiveram em campo" durante 90 minutos.
- Miccoli e Manduca - Entraram bem e fizeram uma boa exibição. Um marcou, o outro podia ter marcado.
- Nuno Gomes e Robert - Pelo que fizeram na segunda parte. Se fosse pela primeira, estavam no "destaque" anterior. O francês fez um excelente golo e Nuno Gomes melhorou bastante de produção, com a entrada de Miccoli.

Os três pontos foram conquistados, é um facto. O SLB está na luta pelo título, é outro facto. Mas a malta adepta do clube da Luz não deve andar lá muito convencida com esta equipa. É um facto?

Arbitragem: o senhor Costa, para os mais desatentos, sempre "apitou" mal. É um daqueles árbitros que "transpira" incompetência e, para isso, basta vê-lo, vestido a rigor, num estádio de futebol. Os "bandeirinhas" afeiçoaram-se ao chefe de equipa, nisto da incompetência, e contribuíram para uma das arbitragens mais tristes a que já assisti. Perdeu o futebol que, como já expliquei, também não foi lá muito bom.

Sem comentários: