domingo, março 26

Já mexe...

VS



Terça-feira é dia de jogo grande na Luz. O Benfica recebe o Barcelona de Ronaldinho, Deco, Eto’o e muitos outros.
O Barça é uma equipa muito forte, das mais fortes a nível europeu, contudo não é imbatível.
O Barcelona é uma equipa que gosta de jogar com a bola no pé, que faz da posse de bola de uma das suas grandes armas – é a teoria do “se a bola é nossa, o adversário não pode jogar”. Tem jogadores com enorme talento que fazem com que seja extremamente difícil roubar a bola, e falo de Deco, Ronaldinho, Messi, Eto’o. São jogadores de enorme mobilidade, dotados de técnica e visão de jogo fora do normal, que além de jogarem com a bola, quando não a têm fazem enorme pressão sobre a defesa adversária, logo à saída da grande área. Aliando tudo isto aos cuidados de tentar controlar os movimentos destes jogadores, torna-se muito difícil a quem defronta os blaugrana impor o seu tipo de futebol.
Apesar de todas as qualidades já enumeradas, o Barcelona é uma equipa que concede espaços, e se o adversário os souber aproveitar e não tiver receio de arriscar, poderá fazer “mossa”.
É provável que Messi não jogue na Luz, mas esta ausência não faz o Barça mais fraco no ataque, até porque Giuly faz bem o papel do jovem prodígio argentino.
É pois uma tarefa difícil, muito difícil para o Benfica.
Mas estará o Benfica derrotado à partida? Não, claro que não. O Barcelona é uma equipa muito forte a partir do meio campo, mas tem uma defesa que não está de longe nem de perto à altura dos restantes sectores. Se for aliado este factor às ausências de Marquez, Puyol, Edmilson e Sylvinho (todos eles defesas), conclui-se que Rijkaard vai ter que “inventar” no sector mais recuado. A defesa, quando exposta a situações de pressão, demonstra enormes fragilidades, a começar no mediano guarda-redes Valdez. Depois, Puyol e Marquez tentam disfarçar as enormes dificuldades que têm nas marcações, e principalmente no um-para-um, com especial ênfase para o espanhol que recorre repetidamente à falta para travar os adversários. Salvam-se as laterais, com jogadores bastante ofensivos (Belletti, e Giovanni Van Bronckhorst), podendo também o Benfica tirar partido do adiantamento destes jogadores no terreno.
O Benfica tem uma defesa muito forte, embora a ausência de Alcides seja baixa de vulto, já que vinha rubricando boas exibições, e é um jogador que dá muito mais consistência defensiva à equipa do que Nelson (com problemas físicos), este último mais “talhado” para jogos em que a equipa está “sobre” o adversário. Léo está em grande forma e as “torres” dão uma segurança à equipa que já não se via nas bandas da Luz desde os tempos de Ricardo Gomes e Mozer. Petit, Manuel Fernandes e Beto, irão ter trabalho acrescido na luta do meio campo, e serão obrigados, certamente, a jogar muito mais encostados à defesa que o normal. Para a frente, e para aproveitar as fragilidades da já frágil defesa barcelonista, Koeman deverá(ia) apostar em Simão, Geovanni e Miccoli, três jogadores muito rápidos, todos dotados de excelentes capacidades técnicas, capazes de pôr delírio o “Inferno da Luz”.
Os barcelonistas parecem muito confiantes, e também mais ansiosos pelo embate de terça-feira. Já há muito (fruto da tranquikidade no campeonato espanhol) que preparam este jogo, e todos os dias falam, fazem antevisões, sempre demonstrando respeito pelos encarnados, dando a sensação que que se querem convencer que o Benfica não é um adversário fácil, não se querendo deixar levar pela onda de euforia dos adeptos. Por vezes as euforias podem trazer dissabores.
Na Luz, aparentemente, a tranquilidade é maior, exceptuando Koeman, que parece estar em delírio por defrontar o “seu” Barcelona, desdobrando-se em entrevistas aos órgãos de comunicação espanhóis.
Em jeito de resumo, o Benfica tem que aguentar a enorme pressão das linhas avançadas espanholas, e tentar colocar em sobressalto a defesa blaugrana, não se fazendo rogado às possíveis beneces que venham a ser concedidas. Nestes jogos é preciso aproveitar as oportunidades... que não vão ser muitas.
Equipas prováveis:
SL Benfica: Moretto; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Petit, Manuel Fernandes e Beto; Simão, Geovanni (ou Karagounis) e Miccoli
FC Barcelona: V. Valdez; Belletti, Oleguer, Rodri e Van Bronckhorst; Motta; Iniesta e Deco; Ronaldinho, Eto’o e Larsson (ou Giuly);
A minha aposta: SLB 1 – FCB 0 (Manuel Fernandes)

Sem comentários: