sexta-feira, março 17

O primeiro título de Paulo Bento

O Sporting está hoje na corrida aos 2 principais títulos do futebol em Portugal, podendo imitar a proeza de 2001-02. No entanto, mesmo que não consiga arrecadar nenhum dos troféus, Paulo Bento já conseguiu ganhar qualquer coisa.

A instabilidade exibicional da 1ª metade da época tem que ser considerada perfeitamente normal tendo em conta a revolução que se operou no grupo de trabalho. Nenhuma equipa consegue reagir sem alterações às perdas de vários elementos influentes - as referências do meio campo saíram, o sector defensivo sofreu igualmente a perda de jogadores importante. Pretender que o Sporting conseguisse pura e simplesmente não sentir a transformação, seria falta de sentido da realidade. O Sporting acusou muito a falta de vários jogadores e Peseiro ou qualquer outro treinador do Mundo, iria precisar de tempo para voltar a construir qualquer coisa. Não sobreviveu a uma série de maus resultados e ao evidente divórcio dos jogadores consigo. A responsabilidade da eliminação frente ao ridículo Halmstads dificilmente poderá ser imputada ao treinador.

Paulo Bento apanhou a equipa já com algum "tempo" acescido de maturação. Teve o mérito de unir os jogadores à sua volta, dando coesão à manta de retalhos que vinha jogando, transformando-a numa equipa de futebol. Beneficiou igualmente de contratações preciosas em Janeiro, sobretudo Caneira e Abel que permitem que o Sporting deixe de apresentar no seu 11 titular atletas medianos como Tello ou Garcia. O Sporting de Paulo Bento não realiza exibições portentosas, longe disso. A única terá sido na Luz, porventura mais devido a outros factores como atitude e motivação do que propriamente com procedimentos de jogo sedimentados que não existem. Apesar de não jogar um futebol dominador, o Sporting ganha. Porquê? Porque joga em colectivo, com uma união e disponibilidade dos jogadores bastante boa.

Paulo Bento tem esse título já ganho. Conseguiu ganhar uma equipa. Mesmo que os outros títulos não apareçam.

Sem comentários: