domingo, janeiro 15

Benfica 3 - Académica 0

É a 8ª vitória consecutiva do Benfica, e a 7ª sem sofrer golos.

Desengane-se quem olhar para este resultado e pensar que esta foi uma vitória folgada dos campeões nacionais. Folgados foram apenas os números. A Académica apresentou-se na Luz muito bem organizada e disposta a dificultar a tarefa do Benfica. O Benfica entrou no jogo de forma determinada, mas cedo se viu em vantagem no marcador com um golo de Simão na conversão d e uma grande penalidade a punir uma mão de Roberto Brum no interior da grande área. Até ao quarto de hora o Benfica, muito bem organizado remeteu a Académica para o seu meio campo, fazendo a bola circular não dando hipóteses para os "estudantes" ensaiarem jogadas de ataque. A partir dos 15m a Académica libertou-se um pouco da "rede" benfiquista e começou a acercar-se da área de Moretto, tendo inclusivamente Roberto Brum obrigado o guarda redes a estirar-se e fazer valer a sua estatura para evitar o golo do empate. O Benfica atacava mais, mas os números ao intervalo mostravam que os academistas remataram mais à baliza do Benfica.

Na segunda parte o jogo foi mais dividido com os academistas a surgirem cada vez mais e com mais perigo na baliza dos encarnados. O melhor momento da Académica coincidiu com a saída de Beto (nunca pensei dizer isto) tendo-se ressentido o meio campo encarnado, já que Manuel Fernandes ainda não tem o ritmo de jogo ideal. nesta altura confesso que senti que o empate iria surgir mais tarde ou mais cedo, apesar das incursões perigosas que a espaços os jogadores do Benfica faziam, principalemnte por Miccoli e por Simão. Um pouco contra a corrente do jogo o Benfica fez o segundo golo por meio de Luisão, na sequência de um "balão" de Nuno Gomes, dando origem a inúmeros protestos dos jogadores forasteiros, alegando que na altura do "passe" Nuno Gomes terá tocado a bola fora das 4 linhas. O 2º golo do Benfica trouxe algum desnorte aos jogadores da Académica que daí até final não criaram mais perigo à defesa encarnada. Mesmo ao cair do pano, Nuno Gomes fez o golo da "praxe" aumentando para 13 a sua conta pessoal.

Por tudo o que fez a aAcadémica não merecia de forma alguma perder por 3 golos de diferença. Destaque para as exibições de José Castro, um autêntico "muro", Roberto Brum, e Filie Teixeira que colocou sempre em sentido os defesas do Benfica.

Quanto ao Benfica, há a destacar a excelente prestação defensiva da equipa que, apesar das várias mudanças, não sobfre golos há muito tempo. Destaque também para Simão que, apesar de tudo o que se vai dizendo sobre a sua saída (ou não) continua a demonstrar o excelente profissional que é, e ainda para Miccoli que hoje esteve muito mais activo e participativo. Quanto aos reforços: Robert ainda não tem condição física nem entrosamento necessários para ser titular, e Manduca não teve tempo para demonstrar muito embora tenha entrado muito bem e efectuado um excelente cruzamento para o 3º golo.

A equipa de arbitragem não teve uma noite fácil, com vários casos para ajuizar. Bem no penalti assinalado contra a Académica, uma vez que Roberto Brum toca intecionalmente com a mão na bola. Na 2ª parte os jogadores da Académica reclamaram penalti por mão de Luisão, quanto a mim sem razão uma vez que Joeano remata a menos de um metro de distância de Luisão e este não tem hipótese de desviar o braço, nem qualquer intencionalidade de jogar a bola com o braço. Ainda o lance do 2º golo do Benfica, as imagens não são esclarecedoras, ficando a dúvida de Nuno Gomes tocou na bola dntro ou fora das 4 linhas. De referir uma entrada duríssima de Ezequias sobre Beto (punível com cartão vermelho) sem qualquer sansão disciplinar, tendo ainda o árbitro "perdoado" o 2º amarelo a Danilo.

Nota ainda para as declarações do presidente da Académica no "flash-interview" da SportTv, muito crítico em relação à arbitragem desta noite, e não só, deixando implícita uma crítica aos dirigentes do Benfica: "alguns clubes deviam preocupar-se mais com a arbitragem em vez de andarem á procura de avançados". Era algo que ele deveria desenvolver...

Sem comentários: