quarta-feira, janeiro 4

Resumindo.

Entre aquisições e saídas de jogadores, galas, atrasos e chapadas, estes últimos tempos têm sido como os episódios finais de uma telenovela, em que tudo é certo num dia, para se alterar de forma drástica no seguinte.

Começando pelo SLB: Moretto, Manduca, Fonte, Ferreira e Robert assinaram, mas parece-me que continua a faltar um ponta de lança. Contudo, a preferência pelos extremos é, claramente, uma forte aposta de Ronald Koeman que, deste modo, poderá, com maior segurança, implementar, definitivamente, o seu estilo de jogo preferido.

A eventual saída de Simão poderá ser um duplo erro - do Clube e do jogador. Do Clube porque se perde o capitão, o expoente máximo da qualidade e, ao mesmo tempo, a perfeita "encarnação" da mística benfiquista; do jogador, porque, com o Mundial à porta, corre o risco de não se adaptar nos primeiros tempos (mais no sentido da adaptação física) a um país frio e cinzento. Mesmo para o jogador, penso que o melhor seria ficar no SLB até ao final da época e aproveitar o Mundial para alargar o leque de interessados - retirando ainda maiores dividendos financeiros.

O episódio da chapada foi pouco digno. A imagem do SLB saiu afectada e isso é o que fica para a história. Contudo, não deixa de ser curioso que quase ninguém tenha mostrado interesse em perceber que figura é aquela do senhor Dinis. O FCP esteve claramente envolvido neste caso "Moretto" e seria bom perceber até que ponto o fez. Não quero desculpar minimamente o que se passou, apenas pretendo alertar para o facto de se dar maior destaque a uma chapada do que a vergonhosas escutas telefónicas que envolvem o presidente portista, por exemplo.

No SCP, Polga e Deivid mostraram de que são feitos. Confesso que, mesmo como benfiquista, incomoda-me este tipo de comportamentos por parte de gente paga a peso de ouro e que nada seriam não fosse a camisola que vestem. As desculpas apresentadas mais não são do que isso mesmo. Desculpas esfarrapadas. Polga prolongou o churrasco e as caipirinhas, e Deivid procurou um novo poiso.

Ao contrário do presidente leonino, não penso que a solução passe por se alterar o calendário. Se a FIFA fosse uma verdadeira organização, impedia que este tipo de situações acontecesse com uma medida simples e prática (além de preventiva): os jogadores que prevaricassem seriam impedidos de jogar durante 120 anos, por exemplo.

Porque o problema é que
ninguém pode medir que implicações têm os atrasos. Polga até já disse que compreende se for para o banco. Deivid reduz a capacidade de treino ofensivo do treinador, com a sua ausência. Além de criar um mal estar no entre adeptos, dirigentes e jogadores. Ou seja, o Clube sai prejudicado e, os castigos impostos aos jogadores, no limite, apenas penalizam ainda mais esse mesmo Clube.

Gala FBF: foi um sucesso. Mesmo que alguns tenham falhado, a verdade é que o certame teve a qualidade que a iniciativa merecia. Há que desenvolver o projecto e, ao longo deste ano, promovê-lo ainda mais. Parabéns ao Peyroteo pelo prémio e nomeações. O nosso SectorB32 também está de parabéns. Um honroso terceiro lugar, atrás de blogues de qualidade insuspeita.

Sem comentários: