segunda-feira, janeiro 30

Um grande Sporting!

Foi, com toda a certeza, a melhor exibição da época. O Sporting tinha necessidade/obrigação de vencer esta partida e soube lidar muito bem com essa pressão. Foi uma equipa personalizada e concentrada num objectivo (a vitória), nunca perdendo a serenidade, mesmo quando se viu a perder injustamente num penalty infantil de Custódio. A supremacia do Sporting foi tal que, tirando o golo, o Benfica não criou qualquer situação de perigo durante os 90 minutos, limitando a sua acção atacante a alguns remates inofensivos de meia distância. Ao contrário, o Sporting foi sempre perigoso quando atacava e criou boas ocasiões, principalmente na primeira parte (lembro-me de quatro oportunidades neste período e de duas na segunda metade).
Paulo Bento optou por recuar Sá Pinto para o meio-campo, entregando o ataque a Liedson e Deivid. Foi uma excelente aposta. Não tanto pela exibição do brasileiro (desinspirado), mas essencialmente pela força e garra que Sá Pinto transmitiu ao sector intermédio, ajudando a ganhar a luta de meio campo. Sá Pinto fez um grande jogo e mostrou que ainda está vivo, terminando com aquela arrepiante e memorável demonstração de amor à camisola na altura da substituição!
Aliás, todo o meio campo leonino esteve em excelente plano. Custódio esteve melhor que o habitual mas Moutinho e Carlos Martins destacaram-se. Moutinho fez um jogo brilhante, voltando a revelar aquela maturidade e classe que fazem dele, com apenas 19 anos, uma certeza do futebol português. Martins fez uma primeira parte de sonho. Fintou, assistiu, rematou...Fez tudo bem. Reentrou mais apagado para a segunda parte mas ainda assim a sua substituição estava longe de se justificar. Paulo Bento apostou então em Nani e deu-se bem. Nani entrou bem na partida e ajudou a acentuar o domínio leonino.
A vitória na batalha de meio campo foi essencial para o pouco trabalho a que o quarteto defensivo e Ricardo foram sujeitos. Abel foi o mais “apertado” mas saiu-se relativamente bem perante Simão. Polga e Tonel estiveram irrepreensíveis no centro da defesa enquanto Caneira fez o seu melhor jogo desde que regressou ao clube.
Para o fim, o maior destaque de todos. Liedson, claro! Falar apenas nos dois golos e no penalty seria redutor. Na verdade, Liedson fez muito mais do que isso. Colocou a defesa benfiquista em constante sobressalto, ganhando todos os lances nas imediações da área encarnada. O pânico criado pelo 31 foi mesmo evidente em alguns lances, com destaque para aquele protagonizado por Moretto na primeira parte. Liedson provou, mais uma vez, que é o melhor jogador da Liga Portuguesa!

A vitória de sábado foi importante por vários motivos. Evitou um adeus prematuro ao título e provou que há qualidade no plantel leonino. No entanto, é imperativo que o Sporting não “escorregue” já no próximo jogo. A equipa sabe que não pode falhar mais até ao final da época...

Sem comentários: