segunda-feira, janeiro 30

A minha visão do 'derby'

Já foi há dois dias, mas gostaria de lançar algumas ideias sobre o 'derby' de domingo passado, em que a minha equipa acabou derrotada.
1. O Sporting teve sorte e não justificou a vitória. Só ganhou porque o ábitro não marcou um 'penalty' evidente do Tonel sobre o Nuno Gomes.
2. Antes que os sportinguistas comecem a insultar-me, o ponto 1. seria a visão parcial, desonesta e imbecil de ver a partida. A minha foi outra. Falemos, então, a sério. Acompanho 'derbies' há mais de 30 anos (o primeiro foi em Dezembro de 1973) e nunca tinha visto o Sporting ser tão superior ao Benfica na Luz. Ganhou por dois de diferença, mas poderia ter conseguido uma diferença superior. Fez a melhor exibição da época, enquanto o Benfica assinou a pior.
3. O resultado ao intervalo era enganador e todos percebíamos que, a manter-se a tendência do jogo, dificilmente o Benfica sairia vencedor. Só Koeman não o deve ter entendido, pois nada alterou. Eu teria feito logo duas substituições: saíam o Alcides e o Manduca, entravam o Léo (passava o Nélson para a direita) e o Karagounis. O 'onze' que entrou em campo não era, na minha opinião, o melhor, mas ninguém adivinharia que o Alcides iria jogar tão mal. Mas logo na primeira parte foram visíveis as suas dificuldades. O que fez o Koeman? Manteve-o em campo 90 minutos. Quanto ao Manduca, ou muito me engano, ou será mais um daqueles jogadores que passarão pelo Benfica sem deixar marca.
4. Apesar dos erros que cometeu (o maior dos quais o 'penalty' que ficou por marcar sobre o Nuno Gomes), Pedro Henriques continua a ser o meu árbitro preferido. É muito melhor do que os outros que por aí andam: António Costa, Paulo Costa, Pedro Proença, Olegário Benquerença, Lucílio Baptista, Duarte Gomes, e todos os demais. Deve também ser realçada a acção do árbitro auxiliar: não fora ele e, provavelmente, teriam ficado por assinalar dois 'penalties'.
5. Não esperava o triunfo do Sporting, tal como nem o mais ferrenho adepto deste clube esperaria tão claro domínio, mas também não alinhava pela onda de euforia entre os benfiquistas. Afinal, os jogos com a Académica e o Gil Vicente tinham sido fraquinhos. Aliás, no fim de semana anterior, o Sporting jogou melhor do que o Benfica. Só que empatou e nós ganhámos e as pessoas deixam-se levar muito pelos resultados.
6. Para este jogo, temia em especial Liedson. Infelizmente, os meus temores tinham razão de ser. É um jogador fenomenal. Mas não ganhou o jogo sozinho. João Moutinho terá tido a melhor exibição da época e Sá Pinto também foi um dos melhores (denecessárias as provocações!). Carlos Martins confirmou ser jogador.
7. Espero que Koeman analise bem o que falhou e ponha os jogadores nos seus lugares: a melhor dupla de laterais é, sem dúvida, Nélson e Léo; o Ricardo Rocha parece-me estar em melhor forma do que o Andersson; o Manduca, quando muito, terá lugar no banco; o Karagounis deveria ser titular; o Manuel Fernandes parece-me começar a justificar a troca com o Beto. O Nuno Assis tem de constar do lote de convocados.
8. Aproveito, por último, para desfazer um pouco a ideia de que os reforços do Benfica são a oitava maravilha do mundo. Escrevi há umas semanas que a minha grande esperança da segunda parte da época era a recuperação de Simão, Manuel Fernandes, Miccoli e Karagounis, mais do que as aquisições. Mantenho esta opinião. Moretto é bom guarda-redes, mas depois de dois jogos (mais fáceis) em que esteve impecável, já vacilou um pouco nos dois últimos; Manduca não me parece ser jogador para o Benfica; Robert ainda nada mostrou; Marco Ferreira bem pode vir a ser o "Carlitos da segunda volta"; Marcel justificará avaliação mais adiante.
PS - Não tem que ver com o 'derby', mas não posso deixar de fazer uma referência à imagem que me ficou do Rio Ave-FC Porto: terminado o jogo, Adriaanse abandonava as bancadas, quando foi abordado por um adepto que lhe disse algo do género: "És uma merda! Volta para casa!". Saiu logo em defesa do treinador, o presidente, pessoa do mais fino trato, com um duplo "Vai para a puta que te pariu!".

Sem comentários: